Descubra quais foram os artistas de k-pop que entraram para a lista de 100 melhores músicas lançadas no ano de 2024, segundo a revista Rolling Stones
Nesta terça-feira, 03, a revista Rolling Stones dos Estados Unidos divulgou sua tão esperada lista com as 100 melhores músicas lançadas em 2024, escolhidas pela equipe do veículo. Contando nomes grandes do cenário da música mundial, o k-pop também marcou presença com quatro artistas: Rosé, NewJeans, Lisa e ENHYPEN.
O ENHYPEN é o único boygroup que apareceu na lista, ocupando o 97º lugar com seu single "XO (Only If You Say Yes)", lançado em julho. Na publicação, a jornalista Kristine Kwak afirmou que a música "tem uma sensação mais alegre, abrindo com uma introdução sonhadora e impulsionada por manchas de verão de guitarra funk", além de elogiar os vocais dos membros do grupo: "Jungwon, Heeseung, Jake, Jay, Sunghoon, Sunoo e Ni-ki têm vocais distintos, levando a um refrão que você não conseguirá esquecer até a próxima primavera."
Na posição 70 está o Lisa, com "New Woman", sua colaboração com cantora Rosalía. O jornalista Rob Sheffield afirma que o feat das "rainhas globais" que tiveram a ajuda de grandes artistas, como Max Martin, Tove Lo e Ilya, "bate em um modo pop adolescente do final dos anos noventa, com batidas não mais suecas que poderiam ter vindo direto dos estúdios da MTV Total Request Live."
"How Sweet", do NewJeans, aparece na 35ª colocação. A canção de k-pop alcançou pela segunda vez um lugar nas críticas relevantes do ano, após aparecer no 38º lugar no ranking da Billboard do ano passado. Para Kristine Kwak, o grupo trouxe novos sons e gêneros para o k-pop desde que debutaram, além de também elogiar os vocais das integrantes "As vozes de Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein brilham (..), transformando letras sobre sair de uma situação ruim em algo que parece liberado e divertido."
Por fim, a canção de k-pop mais bem colocada pela revista foi "APT.", de Rosé em colaboração com Bruno Mars, sendo rankeada na 21ª posição. Christian Hoard elogia a criatividade da cantora após ela relatar que o single surgiu após uma brincadeira dela com sua equipe, e ainda diz "este hino cativante, no qual o companheiro de gravadora do ROSÉ, Bruno Mars, lança um anseio comovente, enquanto uma batida punk-pop revestida de doces mantém as coisas em um ritmo vertiginoso."