"Barbie" tem estreia marcada nos cinemas para 20 de julho
Os fãs de Barbie não poderão assistir o live-action nos cinemas do Vietnã. Isso porque, a trama dirigida por Greta Gerwig, foi proibida de ser exibida no circuito comercial do país do sudeste asiático devido uma cena em que um mapa da Ásia contendo a "linha das nove raias" é exibido, conforme divulgado pelo Deadline.
Vale lembrar que a "linha das nove raias" é a demarcação territorial estabelecida pelo governo chinês para determinar que a maior parte do mar da China Meridional pertence à China, incluindo regiões próximas ao litoral do Vietnã, e várias ilhas.
A demarcação foi contestada pelo Vietnã, Filipinas, Taiwan, Malásia e Brunei, resultando na decisão do Tribunal de Haia, em 2016, de que a China não tem base legal para reivindicar todo o território demarcado por ela, mas a decisão não foi reconhecida pelo governo chinês.
Com isso, Vi Kien Thanh, diretor-geral do Departamento de Cinema do Vietnã, do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, revelou ao jornal estatal Tuoi Tre que a proibição foi decidida pelo Conselho Nacional de Avaliação de Filmes do Vietnã.
Não concedemos uma licença para o filme americano Barbie lançar no Vietnã porque contém a imagem ofensiva da linha de nove traços”, explicou.
“Barbie” chegará nos cinemas em 20 de julho trazendo os atores Margot Robbie e Ryan Gosling na pele das versões mais tradicionais da Barbie e do Ken. Além deles, o elenco também conta com nomes como Emma Mackey, Dua Lipa, Simiu Liu, Scott Evans, Emerald Fennell, America Ferrera e Helen Mirren.