Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Min Hee Jin

ADOR X HYBE: Tudo o que Min Hee Jin disse em sua coletiva de imprensa

Nesta quinta-feira, 25, Min Hee Jin convocou uma coletiva de imprensa de urgência para esclarecer os últimos acontecimentos. Saiba de tudo!

Redação Publicado em 25/04/2024, às 11h00 - Atualizado às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Min Hee Jin em coletiva de imprensa - Chung Sung-Jun/Getty Images
Min Hee Jin em coletiva de imprensa - Chung Sung-Jun/Getty Images

Na madrugada desta quinta-feira, 25, após a HYBE anunciar através de um relatório provisório sobre a auditoria do caso contra a ADOR que irá abrir uma acusação formal contra Min Hee Jin, CEO da subsidiária, a empresária convocou uma coletiva de imprensa de emergência para esclarecer os acontecimentos, e expor novos fatos.

Hee Jin iniciou a coletiva afirmando que tudo aconteceu de forma repentina, e que ela não esperava uma auditoria. Além disso, a produtora também diz que seu plano era fazer uma declaração oficial sobre o assunto após o novo álbum do NewJeans estar resolvido.

“Fui envolvido em vários problemas, e isso coincidiu com o próximo lançamento do novo álbum do NewJeans. Inicialmente, eu queria fazer uma declaração depois que o álbum do NewJeans fosse resolvido até certo ponto. E para mim, tudo isso foi tão repentino. E eu não esperava coisas como uma auditoria. Tudo isso começou de repente na segunda-feira e chegou até aqui”, iniciou Min Hee Jin na coletiva (via Koreaboo).

A empresária continuou declarando que “A perspectiva que vejo e a perspectiva que HYBE vê parecem ser muito diferentes”. Segundo ela, as acusações do conglomerado sobre sua suposta tentativa de roubo dos direitos de gestão por motivos financeiros não faz sentido, já que a mesma possui suas próprias ações e outros negócios pessoais.

“Não faz sentido dizer que roubei os direitos de gestão por dinheiro. Já tenho ações contratadas e tenho muita coisa que recebi, que não posso divulgar”, explicou Hee Jin (via Soompi). “Mas os vários pontos divulgados pela HYBE agora são todos vantajosos para eles. Os pontos listados em detalhes são todos falsos do meu ponto de vista.”.

Min Hee Jin completa sua fala afirmando que “Sou um 'CEO assalariado'. Não sei por que um CEO assalariado trabalha tanto e se torna um alvo. [...] Eu não traí HYBE, mas HYBE me traiu. Eu sinto que eles estão tentando me enquadrar para me reprimir.”.

Min Hee Jin em coletiva de imprensa
Min Hee Jin em coletiva de imprensa / Crédito: Chung Sung-Jun/Getty Images

Ainda sobre questões financeiras, a CEO da ADOR também se defendeu afirmando que, se estivesse em busca de dinheiro, não teria realizado uma acusação interna sobre o suposto plágio cometido pelo ILLIT, novo girlgroup da BeLift Lab (também subsidiária da HYBE) que, em suas palavras, teria copiado o conceito do NewJeans.

“Se eu quisesse dinheiro, não teria feito uma acusação interna. Posso ganhar pelo menos 100 bilhões de won (aproximadamente US$ 73 milhões) apenas ficando parado. Mas não suporto ver o que não gosto, então tenho que falar sobre isso. É por isso que estou sofrendo.”, declarou.

BTS, LE SSERAFIM, IVE, GFRIEND, ILLIT e aespa

Durante a coletiva, Hee Jin também citou outros grandes grupos de k-pop. Primeiro, a empresária se justificou sobre a acusação feita pela HYBE na última terça-feira, 23, de que ela teria dito em uma reunião que o BTS a teria copiado, afirmando que a declaração é falsa.

“Eu nunca disse: 'BTS roubou minhas coisas'. Mas a HYBE estava preocupada de que isso se tornasse difamação, então eles disseram: ‘Ela disse que algo como BTS roubou minhas coisas.’”, afirmou Hee Jin.

Já sobre o plágio do ILLIT, a CEO também fez questão de esclarecer que as integrantes do grupo não são o problema da situação, mas sim os adultos responsáveis por sua produção, que as fizeram realizar algo copiado.

“ILLIT não é o problema aqui. Foram os adultos que as fizeram copiar. Eles não falaram sobre isso direito e apenas me transformaram em alguém que disse algo estranho. É uma quebra de confiança simplesmente olhar e ignorar. Dizem que são um sistema multimarcas, mas não me deixam ter voz independente. Se alguém consegue imitar outra pessoa, aqueles que não têm a mesma coisa ficam decepcionados. Então todos se tornam NewJeans. É ruim para nós e para a indústria. Tem uma influência negativa na indústria. Causa danos aos acionistas, então como podemos ignorá-lo?”.

Em relação à acusação de que teria sido a causadora do disband do GFRIEND após levar as integrantes do NewJeans, que eram trainees da Source Music, para a ADOR, Min Hee Jin declarou que não tem qualquer envolvimento com a separação do girlgroup, e que não entende por que a estão culpando sobre o assunto.

“Para começar, houve um problema com o processo de seleção de trainees. Não sei por que todo mundo está me culpando pela separação delas. Não tenho nada a ver com isso. Sou alguém que só se preocupa com meu próprio trabalho. [...] Sinto muito pelo grupo, mas a marca da gravadora era tão ruim que as pessoas não se candidatavam para fazer um teste por causa do GFRIEND. E isso foi antes da HYBE ser criada como uma marca múltipla”.

Durante sua explicação sobre o GFRIEND, Hee Jin também disse que, inicialmente, o projeto do primeiro girlgroup da HYBE, que seria o NewJeans, começou a partir de Minji, e que o conjunto seria lançado pela Source Music. No entanto, a CEO afirma que se sentiu traída após a mudança de planos, para que o novo grupo fosse centrado em Sakura e Chaewon — o LE SSERAFIM.

Min Hee Jin em coletiva de imprensa
Min Hee Jin em coletiva de imprensa / Crédito: Chung Sung-Jun/Getty Images

Segundo a empresária, o fato fez com que o debut do NewJeans fosse adiado, além de ter recebido o pedido de Park Ji Won, CEO da HYBE, para que não realizasse qualquer promoção do NewJeans até que o LE SSERAFIM debutasse.

“Park Ji Won me pediu para não promover NewJeans até que o LE SSERAFIM fizesse sua estreia. Eu perguntei por que, e ele disse que precisávamos fazer o público pensar que LE SSERAFIM é o grupo feminino de Min Hee Jin. Que precisávamos que o público se confundisse entre os dois. Você acha que isso faz sentido? Por que eles são tão bandidos? Já acolhi as meninas. Não posso desistir da estreia delas. Então, o que eu deveria ter feito? Revidar? Eu apenas pensei comigo mesmo, ok, tudo bem, mesmo que vocês tentem criar distúrbios para mim, eu só tenho que fazer bem o que puder. Então recebi alguns boicotes. Para me impedir de promover o NewJeans”.

Por fim, Hee Jin ainda expôs uma conversa no aplicativo Kakaotalk que teve em 2021 com Bang Si Hyuk, principal produtor da HYBE e fundador da empresa, onde o mesmo a pede para “superar o aespa”. A conversa diz:

Bang Si Hyuk: Você pode superar o aespa, certo? Heh.

Min Hee Jin: Hahaha.

Bang Si Hyuk: Hahaha. Vou deixar isso para você então (emoji). Quando vamos tomar uma bebida?

Bang Si Hyuk: Esqueça o aespa e vamos construir o Min Hee Jin World.

Min Hee Jin: Eu só...

Bang Si Hyuk: Não se preocupe.

Min Hee Jin: LOL, não estou preocupada. Eu só me pergunto se [redigido] tem que dizer essas coisas [redigido].

Ainda enquanto revelava suas conversas no celular com Bang Si Hyuk, a CEO da ADOR também afirmou que, apesar de Sakura e Chaewon terem um fandom consolidado devido aos seus dias de IZ*ONE, o produtor estava receoso com a estreia do LE SSERAFIM graças ao sucesso do IVE, grupo que também é composto por duas ex-integrantes do IZ*ONE.

"Sakura e Chaewon já tinham um fandom, mas o IVE também já estava indo muito bem, então eles [os grupos] poderiam se sobrepor (ir um contra o outro). Então Bang PD não tinha confiança em seu novo girlgroup”, revelou Hee Jin.

Reação do NewJeans

Antes de finalizar a coletiva, Min Hee Jin ainda declarou que recebeu apoio das integrantes do NewJeans e seus pais sobre a disputa contra a HYBE, além de garantir novamente que o comeback do girlgroup continuará como planejado.

“Claro, continuaremos [o comeback] conforme planejado. Por que deveríamos sofrer por causa do HYBE?”, alfinetou a empresária.

Já sobre sua relação com as integrantes, Hee Jin diz que todas são próximas o suficiente para se apoiarem em momentos difíceis, e que foi contatada pelas idols nos últimos dias.

“As membros estão passando por momentos difíceis. Somos próximas o suficiente para confortar uma a outra, e elas sempre me mandam mensagens dizendo que me amam diariamente. Hanni ficava dizendo que queria vir para onde estou, e Haerin, que geralmente é quieta, até me ligou por vídeo. Ela ia mandar uma mensagem, mas me ligou para ouvir minha voz porque não conseguia pronunciar as palavras. Isso me fez pensar se é assim que é criar um filho. Hyein chorou por 20 minutos ao telefone. Ela chorou porque eu a ajudei quando ela passou por momentos difíceis, mas ela não pôde fazer nada para me ajudar. Ela ainda disse que ligaria o aplicativo Phoning [plataforma de conversas entre idols e fãs] e explicaria a situação”.

Finalizando, conforme repercutido pelo Soompi, a CEO da ADOR também declarou em lágrimas que recebeu palavras de conforto das mães do NewJeans. Segundo ela, “A mãe das membros também disse que ‘a opinião pública virou de cabeça para baixo e está logo antes da execução do presidente’, então ela me disse para contar tudo. Não preciso mais cuidar do NewJeans. Eu não tenho esse desejo. O que eu faço com NewJeans? Não é desse jeito. Mas o NewJeans é realmente como meu filho, então me sinto assim. É tão triste deixar meus filhos na HYBE e ir embora”.