Conheça a carreira de cinco dubladores e atores norte-americanos que emprestaram suas vozes para mais de um personagem da Disney
A dublagem em filmes de animação desempenha um papel fundamental na construção da essência da história para o público. Seja em produções mais antigas ou mais recentes, sempre há um personagem cuja voz ou uma frase icônica deixada pelo dublador fica na memória. Além disso, muitos atores e dubladores são reconhecidos por dar vida a mais de um personagem querido.
Pensando nisso, a RECREIO separou cinco dubladores norte-americanos que emprestaram suas vozes para mais de um personagem da Disney. Confira!
Antes de iniciar sua carreira na dublagem, Jim Cummings trabalhou em diversas outras áreas, desde a construção de carros alegóricos até a gerência de uma locadora de filmes. Foi só em 1980, aos quase 30 anos, que ele começou a se dedicar à dublagem, ganhando maior reconhecimento uma década depois. Entre seus papéis mais memoráveis estão o Ursinho Pooh e Tigrão, dos filmes que marcaram a virada para o século 21, e Ray, o vaga-lume de "A Princesa e o Sapo".
No início do século 20, Starling Holloway era um dos principais nomes na indústria cinematográfica, isso porque Hollywood ainda estava pavimentando seu longo caminho. Com sua voz suave e amigável, ele deu vida a personagens como a Cegonha, de "Dumbo", o Gato de Cheshire, de "Alice no País das Maravilhas", e também ao Ursinho Pooh em "Puff, o Ursinho Guloso", de 1977.
Com sua voz doce e inocente, Russi Taylor foi responsável pelas vozes de muitas personagens femininas conhecidas, como a primeira versão da Moranguinho, entre 1980 e 1985, e outras que apareceram em desenhos transmitidos durante as manhãs de sábado, como "My Little Pony" e "Muppet Babies". Já para a Disney, Russi é responsável pela voz de ninguém mais, ninguém menos do que Minnie Mouse, dublando-a de 1986 até seu falecimento em 2019. Além dela, Russi também herdou a voz da Fada Madrinha de "Cinderela", continuando o legado de Verna Felton.
Corey Burton iniciou sua carreira na dublagem com apenas 17 anos, imitando a voz do Capitão Gancho em "Peter Pan", que na época era dublado por Hans Conried. Desde então, ele participou de várias franquias populares, como DC Comics e Star Wars, onde se destacou como Cad Bane, o caçador de recompensas na animação "Star Wars: The Bad Batch" e "O livro de Boba Fett". Além disso, Burton substitui a voz de Deems Taylor nos relançamentos de "Fantasia", devido à perda da maior parte do áudio original.
Ativo na indústria desde 1973, John Ratzenberger se apaixonou pela dublagem depois estudar atuação e escrita em Londres, após se mudar com sua família para a Inglaterra. Alguns anos depois, ele levou seu conhecimento na área artística para a América, onde de 1995 até 2020, conseguiu o feito de usar sua voz em todos os filmes lançados pela Pixar.
Seus papéis mais notáveis são o do Porquinho, na franquia "Toy Story", Mack, de "Carros" e P.T Pulga, de "Vida de Inseto". Embora ele não apareça mais em todos os filmes do estúdio, John dublou o personagem Bernard na série do Disney + "Monstros no Trabalho", derivada de "Monstros S.A".