Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 dubladores que deram voz a mais de um personagem na Disney

Conheça a carreira de cinco dubladores e atores norte-americanos que emprestaram suas vozes para mais de um personagem da Disney

Giovanna Csiszar Publicado em 16/10/2024, às 18h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de 'Aconteceu no Natal do Mickey', filme lançado pela Disney em 1999 - Reprodução/ Disney
Imagem de 'Aconteceu no Natal do Mickey', filme lançado pela Disney em 1999 - Reprodução/ Disney

A dublagem em filmes de animação desempenha um papel fundamental na construção da essência da história para o público. Seja em produções mais antigas ou mais recentes, sempre há um personagem cuja voz ou uma frase icônica deixada pelo dublador fica na memória. Além disso, muitos atores e dubladores são reconhecidos por dar vida a mais de um personagem querido.

Pensando nisso, a RECREIO separou cinco dubladores norte-americanos que emprestaram suas vozes para mais de um personagem da Disney. Confira!

1. Jim Cummings

Antes de iniciar sua carreira na dublagem, Jim Cummings trabalhou em diversas outras áreas, desde a construção de carros alegóricos até a gerência de uma locadora de filmes. Foi só em 1980, aos quase 30 anos, que ele começou a se dedicar à dublagem, ganhando maior reconhecimento uma década depois. Entre seus papéis mais memoráveis estão o Ursinho Pooh e Tigrão, dos filmes que marcaram a virada para o século 21, e Ray, o vaga-lume de "A Princesa e o Sapo".

Jim Cummings
Jim Cummings na premiere de "Christopher Robin - Um Encontro Inesquecível" / Crédito: David M. Benett/Dave Benett/WireImage


2. Sterling Holloway

No início do século 20, Starling Holloway era um dos principais nomes na indústria cinematográfica, isso porque Hollywood ainda estava pavimentando seu longo caminho. Com sua voz suave e amigável, ele deu vida a personagens como a Cegonha, de "Dumbo", o Gato de Cheshire, de "Alice no País das Maravilhas", e também ao Ursinho Pooh em "Puff, o Ursinho Guloso", de 1977.

starling holloway
 Sterling Holloway em uma cena de "Columbia Comedy" / Crédito: Getty Images


3. Russi Taylor

Com sua voz doce e inocente, Russi Taylor foi responsável pelas vozes de muitas personagens femininas conhecidas, como a primeira versão da Moranguinho, entre 1980 e 1985, e outras que apareceram em desenhos transmitidos durante as manhãs de sábado, como "My Little Pony" e "Muppet Babies". Já para a Disney, Russi é responsável pela voz de ninguém mais, ninguém menos do que Minnie Mouse, dublando-a de 1986 até seu falecimento em 2019. Além dela, Russi também herdou a voz da Fada Madrinha de "Cinderela", continuando o legado de Verna Felton.

russi taylor
Russi Taylor no aniversário de 90 anos de Minnie Mouse / Crédito: Albert L. Ortega/Getty Images


4. Corey Burton

Corey Burton iniciou sua carreira na dublagem com apenas 17 anos, imitando a voz do Capitão Gancho em "Peter Pan", que na época era dublado por Hans Conried. Desde então, ele participou de várias franquias populares, como DC Comics e Star Wars, onde se destacou como Cad Bane, o caçador de recompensas na animação "Star Wars: The Bad Batch" e "O livro de Boba Fett". Além disso, Burton substitui a voz de Deems Taylor nos relançamentos de "Fantasia", devido à perda da maior parte do áudio original.

corey burton
Corey Burton na D23 em 2017 / Crédito: Reprodução/YouTube/mouseinfo


5. John Ratzenberger

Ativo na indústria desde 1973, John Ratzenberger se apaixonou pela dublagem depois estudar atuação e escrita em Londres, após se mudar com sua família para a Inglaterra. Alguns anos depois, ele levou seu conhecimento na área artística para a América, onde de 1995 até 2020, conseguiu o feito de usar sua voz em todos os filmes lançados pela Pixar.

Seus papéis mais notáveis são o do Porquinho, na franquia "Toy Story", Mack, de "Carros" e P.T Pulga, de "Vida de Inseto". Embora ele não apareça mais em todos os filmes do estúdio, John dublou o personagem Bernard na série do Disney + "Monstros no Trabalho", derivada de "Monstros S.A".

John Ratzenberger
 John Ratzenberger na Premiere de "Toy Story 4" / Crédito: Michael Tran/FilmMagic/Getty Images