A cerimônia de coroação do rei Charles III acontece amanhã, 6, em Londres, na Inglaterra
Daniela Bazi Publicado em 05/05/2023, às 14h04
No próximo sábado, 6, ocorrerá em Londres, na Inglaterra, a coroação do rei Charles III e de sua esposa Camilla, a rainha consorte. O evento histórico contará com tradições britânicas milenares, que irão se unir com alguns toques modernos para se adaptar aos tempos de hoje.
Sendo a primeira em 70 anos, a última vez em que os britânicos viram um monarca ser coroado foi em 1953, com a ascensão da mãe de Charles, a rainha Elizabeth II. Para antecipar o esperado evento, a Recreio separou 5 curiosidades sobre a coroação que você precisa conhecer. Confira!
A coroação de Charles III e Camilla acontecerá na Abadia de Westminster, local onde ocorreram todas as coroações de monarcas do Reino Unido desde 1066, conforme informou o site oficial da Família Real. O primeiro rei a ser coroado da Abadia foi William, o Conquistador. Agora, Charles se tornará o 40º monarca a receber a coroa no local.
Camilla será a primeira rainha consorte a ser coroada em 86 anos. Antes dela, a última foi a rainha Elizabeth, esposa do rei George VI, avó do rei Charles III, que teve sua coroação no ano de 1937, após a abdicação de Edward VIII.
Charles III e Camilla receberão diferentes coroas na cerimônia. O rei irá utilizar a tradicional Coroa de São Eduardo, a mais antiga das britânicas, sendo confeccionada em 1661, e utilizada pela primeira vez pelo rei Charles II, conforme informou o G1. O item, conforme informa o site oficial da realeza britânica, possui cerca de 2,2 kg, e é confeccionada de ouro maciço.
Enquanto isso, a rainha consorte irá utilizar a mesma coroa usada em 1911 pela esposa do rei George V, a rainha Mary. No entanto, segundo um comunicado oficial emitido pelo Palácio de Buckingham, o ornamento será adaptado e, ao invés de conter o diamante Koh-i-Noor, alvo de recentes controvérsias, serão colocadas algumas das pedras favoritas da rainha Elizabeth II, mãe de Charles III, como uma homenagem à falecida monarca. Essa será a primeira vez desde o século 18 em que a coroa de um monarca é reutilizada.
Após serem oficialmente coroados, o rei Charles III e a rainha Camilla irão embarcar na Carruagem de Ouro do Estado para uma procissão da Abadia de Westminster para o Palácio de Buckingham. A carruagem foi construída em 1762, e é normalmente utilizada pela família real nos principais eventos de estado, como casamentos reais, jubileus de monarcas ou coroações.
Até a Segunda Guerra Mundial, ela também era utilizada como o meio de transporte habitual do soberano para a abertura do Parlamento. No entanto, desde a coroação de George IV, em 1821, ela tem sido usada em todas as cerimônias que coroaram os monarcas do Reino Unido desde então.
A primeira coroação a ser televisionada na história do Reino Unido foi a da rainha Elizabeth II, em 1953, sendo acompanhada por 27 milhões de britânicos pela televisão, e 11 milhões pelo rádio, segundo informações do site oficial da família real britânica.
Agora, Charles e Camilla serão os primeiros monarcas a serem coroados na era digital. Além de ser televisionada, a cerimônia também será transmitida através da internet. No canal oficial da família real no YouTube, o público do mundo inteiro poderá acompanhar a coroação ao vivo a partir das 6h20 (horário de Brasília).
Afinal, por que comemoramos o Ano Novo?
Qual é a origem da palavra 'Réveillon'?
Por que soltamos fogos de artifício no Ano Novo?
Afinal, por que temos que usar branco no Ano Novo?
Como o Papai Noel surgiu?
Por que as pessoas acreditam que sexta-feira 13 é um dia de azar?