Confira alguns grupos de k-pop que, assim como o TWICE, irão celebrar uma década juntos no ano de 2025
Publicado em 01/01/2025, às 14h00 - Atualizado em 03/01/2025, às 10h42
Por um bom tempo, a indústria do k-pop foi assombrada pela temida “maldição dos sete anos”, responsável por causar o disband de grupos, e sendo extremamente temida pelos fãs da música sul-coreana.
O termo, por mais que seja assustador, não é de fato uma ação sobrenatural ou infortúnio lançado sobre os artistas. Na verdade, ela faz referência ao tempo de contrato assinado pelos conjuntos após seu debut. Isso porque, desde a década de 2010, a Comissão de Comércio Justo da Coreia do Sul emitiu um novo regulamento, onde exige que os contratos de entretenimento tenham, no máximo, sete anos de duração.
Com o fim do período estipulado, empresas e artistas passam a discutir sobre uma possível renovação. Quando as conversas não resultavam em um novo contrato, por muitas vezes, o destino final das formações era o temido disband. Por este motivo, muitos fãs até os dias atuais ficam apreensivos com a chegada do sétimo ano.
No entanto, com o passar do tempo, a “maldição dos sete anos” tem se tornado cada vez menos comum. Isso porque, hoje em dia, mesmo que todos os integrantes saiam da empresa, ainda é possível que eles consigam permanecer juntos — como é o caso de formações como GOT7 e THE BOYZ.
Provando que a “maldição” está ficando cada vez mais fraca, em 2025, grandes nomes da terceira geração do k-pop irão celebrar seu aniversário de 10 anos de debut. Entre eles, está o TWICE, girlgroup formado pela JYP Entertainment através do programa de sobrevivência “SIXTEEN”, que debutou em 20 de outubro de 2015.
Confira outros grupos que irão comemorar uma década juntos em 2025!
Composto por Sowon, Yerin, Eunha, Yuju, SinB e Umji, o GFRIEND debutou pela Source Music em 16 de janeiro de 2015, deixando a empresa em 2021 após o fim de seus contratos. No entanto, no final de 2024, o grupo confirmou que iria realizar um novo comeback em 2025 para celebrar os 10 anos de debut.
Em 19 de março de 2015, a Cube Entertainment lançou o girlgroup CLC, composto por Seunghee, Yujin, Eunbin, Sorn, Elkie, Seungyeon e Yeeun. Em maio de 2022, a empresa anunciou que o conjunto havia “oficialmente encerrado suas atividades”, no entanto, em 2023, Sorn esclareceu que o grupo não deu disband, e que as integrantes estavam focadas em realizar suas atividades separadas no momento. Por enquanto, ainda não existe previsão de um possível retorno do CLC em sua formação completa.
O OH MY GIRL foi formado em 21 de abril de 2015 pela WM Entertainment, e hoje segue em atividade composto por seis integrantes: Hyojung, Mimi, YooA, Seunghee, Yubin e Arin. Sua formação original também contava com mais duas membros: JinE, que deixou o grupo e a empresa em 2017 por problemas de saúde; e Jiho, que confirmou sua saída do girlgroyp e da WM em maio de 2022 após o fim de seu contrato.
Boygroup da Starship Entertainment, o MONSTA X é composto atualmente por seis integrantes: Shownu, Minhyuk, Kihyun, Hyungwon, Joohoney e I.M. Formado por meio do programa de sobrevivência “NO.MERCY”, sua estreia aconteceu em 14 de maio, onde o grupo também contava com Wonho em sua formação. O idol anunciou sua saída do grupo em 2019, após controvérsias. Atualmente, Joohoney, Kihyun e Hyungwon estão realizando o serviço militar obrigatório, e devem ser dispensados ainda neste ano.
Com 13 integrantes (S.Coups, Jeonghan, Joshua, Jun, Hoshi, Wonwoo, Woozi, DK, Mingyu, The8, Seungkwan, Vernon e Dino), o SEVENTEEN estreou em 26 de maio de 2015 pela PLEDIS Entertainment, com o álbum “17 CARAT”. Atualmente, o grupo está promovendo apenas com 13 membros, pois Jeonghan está cumprindo o serviço militar obrigatório, e Jun está realizando trabalhos como ator na China.
Uma das principais bandas da JYP Entertainment, o DAY6 é composto atualmente por quatro integrantes: Sungjin (guitarra), Young K (baixo), Wonpil (teclado) e Dowoon (bateria). Seu debut aconteceu em 7 de setembro de 2015 e, inicialmente, também contava com o guitarrista Jae em sua formação. No entanto, em dezembro de 2021, o artista encerrou seu contrato com a empresa e deixou o grupo.
Debutando em 15 de setembro de 2015 pela YG Entertainment, após serem formados por meio do programa de sobrevivência “Mix & Match”, o iKON possui hoje seis integrantes em sua formação: Bobby, Jay, JUNE, Song, DK e Chan. Em 2019, o líder B.I decidiu deixar o grupo após a repercussão de uma controvérsia. No penúltimo dia de 2022, após o fim de seus contratos com a YG, o sexteto deixou a empresa e assinou com a 143 Entertainment em 1º de janeiro de 2023, onde permanecem até hoje.
Leia também: 5 grupos de K-pop que fazem aniversário em janeiro