Com a presença de grandes nomes da literatura, a cidade de Maricá, no Rio de Janeiro, recebe a 9ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) até o próximo domingo (10)
Redação Publicado em 06/11/2024, às 20h00
Até o próximo domingo, 10, acontece na Orla do Parque Nanci em Maricá, Rio de Janeiro, a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), evento que, neste ano, conta com uma homenagem especial ao cartunista Ziraldo, o pai do Menino Maluquinho, que faleceu aos 91 anos no mês de abril.
Contando com diversas atrações gratuitas das 9h às 20h, disponíveis para toda a família, o evento conta com uma área dedicada inteiramente às crianças, chamada de “Flimzinha”, e a grandiosa “Tenda Literária Flim”, espaço onde podem ser encontrados estandes de mais de 100 editoras, contando com 180 selos e 12 mil obras literárias.
Mas não para por aí! A FLIM também dispõe dos espaços Imersão e Tecnologia e Robótica, voltados para os fãs de tecnologia, longes de descanso, dois palcos para shows, estúdio de videocast e uma área de gastronomia.
Em declaração à Revista Caras, Márcio Jardim, Secretário de Educação de Maricá, destacou a importância da leitura e o estímulo ao livro, afirmando que a “leitura liberta as pessoas”.
“A leitura é conhecimento, e o conhecimento fornece mecanismos de emancipação, de liberdade. Então, hoje é uma celebração destes valores democráticos, humanos, que estão dentro de um livro, e que o Ziraldo tanto prezou com seu Menino Maluquinho, com seus personagens que fizeram sonhar com um Brasil com toda brasilidade que está expressa aqui com essa festa e com essa alegria que a gente faz aqui hoje”, disse o Secretário.
Já o Prefeito de Maricá, Fabiano Horta, menciona a importância da cidade celebrar o universo da leitura, além de homenagear o legado de Ziraldo:
"Maricá celebra aqui o mundo da leitura, do saber, do conhecimento, como um valor acumulado afirmando tudo aquilo que a história humana produziu nos livros. Homenagear Ziraldo pra nós tem um valor importante. Ziraldo é alguém na nossa história brasileira, alguém que tem a ver com os valores da Democracia; Alguém que, através da arte, da subjetividade, construiu todo o imaginário de resistência brasileira a um tempo muito duro que o Brasil viveu. Então, esse grande encontro que tem arte, cultura e em todas as suas manifestações musicais culturais, um encontro humano sendo celebrado na FLIM com muita intensidade, para que Maricá possa irradiar ao Brasil e ao mundo sempre a esperança de um mundo mais justo e fraterno"
Por fim, em pronunciamento ao público durante o evento, o vice-prefeito eleito, João Maurício de Souza, além de saudar grandes nomes da literatura brasileira, também destacou que todos que decidirem visitar Maricá para prestigiar o evento, sairão apaixonados pela cidade.
“Tenho certeza que toda a população do estado do Rio de Janeiro que vier para cá para conhecer, vai sair encantado com nossa cidade. Viva Ziraldo, viva o Menino Maluquinho, viva Darcy Ribeiro, viva Paulo Freire, viva Conceição Evaristo, viva o Brasil, viva Maricá, viva o estado do Rio de Janeiro!”
Confira a cobertura completa que a Recreio fez do evento!
Afinal, por que costumamos usar fantasias no Halloween?
Como surgiu o Halloween?
Professor: Saiba mais sobre essa profissão
Como surgiu o Dia dos Professores?
Dia das Crianças: 10 livros para ler antes de crescer
Como surgiu o Dia dos Pais?