Para que o Dia dos Professores se tornasse um feriado, foram necessários mais de cem anos de história; descubra como aconteceu!
Responsáveis por levar conhecimento às escolas e universidades, auxiliando na formação de diversas pessoas ao redor de todo o globo, os professores exercem extrema importância na sociedade, pois através deles é possível conhecer a história, a ciência, as artes e tudo que cerca o universo, além de permitir a existência dos mais distintos profissionais.
Em homenagem a estas indispensáveis figuras, foi criado o Dia dos Professores, comemorado em 15 de outubro, com o intuito de celebrar e conscientizar a população da importância dos docentes no mundo. Mas, como a data surgiu?
O primeiro marco relacionado à data tem registros ainda no Primeiro Reinado, mais precisamente em 1827, quando o imperador d. Pedro I baixou um novo decreto imperial conhecido como a Lei Geral relativa ao Ensino Elementar.
A lei, que ficou responsável por ser a primeira regulamentação do sistema educacional brasileiro, apresentava novas determinações às Escolas de Primeiras Letras (referente hoje ao Ensino Fundamental), que deveriam ser levadas a todas as cidades, vilas e ao demais conjuntos habitacionais mais populosos do império.
Além disso, outro grande feito do decreto foi proporcionar a leitura, a escrita e o ensino das quatro operações de cálculo para meninos e meninas, assim como também trazer as primeiras regras para contratações de professores e regimentar as questões relacionadas aos salários.
Ainda assim, para que a data se tornasse o Dia do Professor, foi necessário mais 120 anos, visto que foi apenas em 1947 que Salomão Becker, um professor paulista, sugeriu que o dia 15 de outubro fosse concedido aos professores como uma folga.
O pedido surgiu, pois, Becker destacou a grande extensão do segundo semestre escolar, já que entre 1º de junho e 15 de dezembro, os profissionais contavam com apenas 10 dias de descanso em seu calendário. Assim não demorou para que o dia fosse aderido pelos docentes.
De início, a data não foi instituída como um feriado, mas com a sua popularização logo o cenário mudou, visto que em 14 de outubro de 1963,João Goulart, ex-presidente da república, assinou o decreto nº 52.682 ao lado do então ministro da Educação Paulo de Tarso, ratificando a criação do Dia do Professor e determinando-o como feriado escolar. Desde então, o dia é celebrado em todo o território nacional.