Elphaba em cena do espetáculo - João Caldas/ Divulgação
Wicked

Wicked, o Musical: por dentro dos efeitos especiais do espetáculo

‘Wicked’ volta ao Brasil após sete anos com estreia marcada para esta quinta-feira, 9

Victor Locateli Publicado em 09/03/2023, às 17h30

Após sete anos, ‘Wicked - A História Não Contada das Bruxas de Oz’ está de volta ao Brasil com elementos e efeitos especiais inovadores, e até mesmo, nunca vistos antes no país. O espetáculo, que é uma adaptação do musical da Broadway que já está em cartaz há mais de 20 anos em Nova Iorque, já esteve anteriormente no Brasil, em 2016. 

A produção, que tem o enredo ao redor de Elphaba e Glinda, a Bruxa Má do Oeste e a Bruxa Boa do Norte, respectivamente, tem referência ao filme clássico ‘O Mágico de Oz’, de 1939, e ainda contempla efeitos especiais que foram concebidos pelo Skylar Fox, que se trata do consultor de ilusionismo da peça ‘Harry Potter e a Criança Amaldiçoada’.

Por mais que o espetáculo conte com o Skylar Fox para fazer com que parte da magia aconteça, outros fatores, e até mesmo atores, estão envolvidos no funcionamento de toda a estrutura abrangente. Um dos muitos nomes por trás de toda esta mágica é o do ilusionista e ator de ‘WickedAlicio Zimmermann. Ele, além de atuar no espetáculo, é um dos responsáveis por trás da manutenção dos efeitos que dão todo um toque destacável na produção. 

Zimmermann, explicou um pouco sobre os efeitos especiais que o público irá presenciar durante o espetáculo, na entrevista coletiva do musical que ocorreu na última terça-feira, 7: “Tudo veio de fora, e a gente conseguiu adaptar algumas coisas aqui no Brasil para funcionar da melhor forma possível, então tem transformações, levitações, mudanças de cor, explosões, fogo.” 

Ainda, durante a entrevista, Alicio comentou sobre o que o público pode esperar desse toque mágico da versão de 2023 de ‘Wicked’: 

Vocês [o público] podem esperar algo muito interessante, efeitos visuais inéditos na história do Brasil, na história do teatro musical, coisas que foram criadas para Wicked, cenas que anteriormente nós tínhamos a imagética dela, mas agora nós vamos ver ela acontecendo [...] Muita coisa que vem que a gente conseguiu adaptar.” 

Além disso, durante a ocasião, Alicio comentou sobre seu efeito favorito: “Eu gosto muito da linguagem de poder da Elphaba. Toda vez que a Elphaba faz alguma coisa relacionada com mágica acontece uma mágica nas mãos dela”. O ator ainda falou, na concepção dele, qual é o efeito especial mais inédito aqui no Brasil: “A gente tem uma transformação que acontece ao vivo no palco que no Wicked original ela só era citada, e que aqui acontece na frente do público.”

Alicio, que além de cuidar desta parte técnica do espetáculo, ainda faz parte do “Ensemble” da peça, que se trata do coral, onde ele tem várias entradas durante a produção com vários personagens. Para ele, o público pode esperar “Um Wicked como nunca visto antes.”  

‘Wicked - A História Não Contada das Bruxas de Oz’ volta ao Brasil nesta quinta-feira, 9, no Teatro Santander, em São Paulo, e conta em seu elenco, além de Myra Ruiz e Fabi Bang, com Tiago Barbosa, Marcelo Médici, Diva Menner, Cleto Baccic, Dante Paccola, Nayara Venancio, e outros.

Elphaba Glinda ‘Wicked - A História Não Contada das Bruxas de Oz’ ‘O Mágico de Oz’

Leia também

Antes de retornar à Londres, corpo de Liam Payne fez escala no Brasil


ITZY se iguala ao TWICE em recorde na Billboard


Quais são as músicas de 'Happy', primeiro álbum de Jin, do BTS?


Novo álbum de Jin, do BTS, desperta críticas a 'tendência' negativa no k-pop


Liam Payne terá cerimônia grandiosa para o funeral, afirma amigo do cantor


Não é mais em 2025? Retorno do BTS pode ter sido adiado por mais um ano