Turma da Mônica homenageia ativista ambiental Aretha Duarte - Divulgação
Social

Turma da Mônica homenageia ativista ambiental Aretha Duarte

A montanhista, ativista ambiental e empreendedora social é a primeira negra latino-americana a chegar ao topo do mundo

Redação Publicado em 24/09/2021, às 12h37 - Atualizado às 13h21

Você sabia que somente 25 brasileiros chegaram ao cume do Monte Everest? Entre eles, Aretha Duarte foi a primeira mulher negra latino-americana da história a chegar ao lugar mais alto do mundo, com 8.848 metros de altitude. No dia 23 de maio de 2021, mais precisamente às 10h24 (horário nepalês) e 1h39 (horário de Brasília), a montanhista atingiu essa conquista. E hoje, com traços de Milena, entra para o hall das Donas da Rua da História.

Aretha nasceu e cresceu no Jardim Capivari, na periferia da cidade de Campinas, no interior de São Paulo. Aos 20 anos, foi a primeira da família a ingressar no ensino superior. Durante a faculdade de Educação Física foi apresentada ao montanhismo e se apaixonou pela modalidade. Desde 2011, Aretha trabalha como guia de escalada e já havia levado clientes a algumas das maiores montanhas do mundo e isso só aumentou a vontade de chegar na mais alta delas. 

Por um ano e meio, a montanhista, ativista ambiental e empreendedora social, captou recursos para custear sua expedição por meio de reciclagem. Ela, que foi catadora de resíduos como metal, plástico, papel, papelão, aço, ferro, cobre e vidro, ao longo da campanha, iniciada em março de 2020, juntou mais de 130 toneladas de resíduos recicláveis. Além disso, reuniu mais de 600 brinquedos usados e higienizados que foram distribuídos no Natal para crianças da periferia de Campinas e mais 1.200 livros, que foram destinados a uma biblioteca comunitária.

Hoje, o maior sonho da homenageada é ter uma escola de escalada para jovens da periferia de sua cidade natal para que esse público passe a entender o esporte, as vertentes e as possibilidades de realização. Dessa forma, pretende transformar a vida de cada um deles para, quem sabe, se tornarem talentos que representem o Brasil nas Olimpíadas. A escalada estreou nas Olimpíadas em Tóquio e já está confirmada para a edição de 2024 dos Jogos, em Paris.

Segundo Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, o foco e a perseverança de Aretha é uma lição deixada, não apenas para todas as meninas e mulheres, mas para todos nós. “Assim como muitos outros nomes femininos que nos inspiram, Aretha Duarte é mais um exemplo de que lugar de mulher é onde ela quiser. Até mesmo no topo do mundo!”, destaca a executiva.

Com o visual das personagens icônicas do Bairro do Limoeiro, a Mauricio de Sousa Produções, por meio do Donas da Rua, retrata e destaca nomes que fizeram a diferença nas áreas em que atuam, sejam nas artes, ciências, esportes ou literatura. Criado em 2016, o projeto tem como um de seus objetivos trazer visibilidade às mulheres notáveis para que se tornem exemplo, incentivem e conscientizem outras meninas e mulheres de que todas são capazes de marcar a história da humanidade. Essa proposta da MSP demonstra seu compromisso como signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global.

Entretenimento Turma da Mônica

Leia também

A Boo, de Monstros S.A., já apareceu em Toy Story?


A teoria triste sobre Toy Story já abordada pelos diretores da animação


Procurando Nemo: O fato inusitado sobre o peixe-palhaço que o filme ignorou


'Vão se surpreender', diz chefe criativo da Disney sobre 'Frozen 3'


Em live, Rosé, do BLACKPINK, divulga spoilers do novo álbum 'rosie'


Lady Gaga irá participar da segunda temporada de Wandinha