Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Procurando Nemo

Procurando Nemo: O fato inusitado sobre o peixe-palhaço que o filme ignorou

Uma das mais famosas animações da história da Pixar, Procurando Nemo tem o curioso peixe-palhaço como inspiração; entenda

Redação Publicado em 14/11/2024, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Procurando Nemo' (2003) - Reprodução/Pixar
Cena da animação 'Procurando Nemo' (2003) - Reprodução/Pixar

O renomado filme "Procurando Nemo", lançado em 2003, consegue encantar famílias inteiras com sua narrativa envolvente e personagens cativantes. Contudo, não é recomendado utilizar a obra de animação da Pixar como referência em aulas de ciências devido a diversas imprecisões científicas. 

Peixe-palhaço na vida real

Na vida real, se uma família de peixes-palhaço fosse atacada por um predador que devorasse a matriarca, a situação tomaria um rumo bem diferente daquele que vimos na animação. Isso porque os peixes-palhaço são hermafroditas sequenciais, ou seja, eles têm a capacidade de mudar de sexo ao longo da vida. Neste caso, com o falecimento da mãe, o pai de Nemo provavelmente se transformaria em fêmea, e possivelmente se acasalaria com outro macho, ou até mesmo com seus próprios filhotes.

Esse fato curioso se deve ao fato de os peixes-palhaço nascerem com tecido tanto testicular quanto ovariano, onde fatores sociais e demográficos influenciam qual sexo prevalecerá. Conforme explica o portal de notícias UOL, este fenômeno é conhecido como hermafroditismo sequencial protândrico, onde os indivíduos começam suas vidas como machos e podem se tornar fêmeas na idade adulta.

Peixe-palhaço em seu habitat natural
Peixe-palhaço em seu habitat natural / Crédito: Pixabay

A palavra "hermafroditismo" remonta à mitologia grega, referindo-se ao deus Hermafrodito, filho de Hermes e Afrodite, que representava uma fusão dos aspectos masculinos e femininos. Este conceito mitológico se reflete nas adaptações biológicas observadas em várias espécies marinhas.

Renata Guimarães Whitton, professora do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), explicou ao UOL que o hermafroditismo pode ser simultâneo ou sequencial. Sendo o primeiro restrito aos animais que estão nos recifes de coral.

"O hermafroditismo simultâneo apresenta indivíduos com ambos os sexos funcionais ao mesmo tempo, caracterizado pela presença de tecido feminino e masculino desde os estágios iniciais de desenvolvimento gonadal", disse a professora, que também explicou que esse é um tipo pouco comum em peixes vertebrados e está restrito a espécies marinhas que habitam recifes de coral.

A educadora continua afirmando que "Na protandria [sequencial], os indivíduos inicialmente são machos e, mais tarde, na vida adulta, transformam-se em fêmeas, sendo os testículos substituídos por ovários funcionais. Na protoginia, os indivíduos são fêmeas e, posteriormente, os ovários são substituídos por testículos".

Embora a Pixar tenha acertado ao retratar os peixes-palhaço habitando anêmonas marinhas — uma relação simbiótica onde ambos os organismos se beneficiam —, o filme não aborda as complexidades reprodutivas desses peixes. 

Leia também: Ele tinha um irmão? Conheça a história da sequência descartada de Procurando Nemo