Cena da animação 'Shrek' (2001) - Reprodução/DreamWorks
Lord Farquaad

Shrek: Afinal, por que o Lorde Farquaad odeia contos de fada?

Descubra a origem por trás da enorme aversão de Lorde Farquaad, vilão do primeiro filme de 'Shrek', a tudo relacionado a contos de fadas

Daniela Bazi Publicado em 10/07/2024, às 17h00

Logo no primeiro filme da franquia “Shrek”, lançado em 2001, conhecemos Lorde Farquaad, o governante responsável pela região de Duloc, que sonha em aumentar seu domínio ao se casar com uma princesa, para que possa transformar sua terra em um reino e, consequentemente, tornar-se rei.

Para isso, ele realiza um torneio para encontrar um cavaleiro que fosse capaz de resgatar a princesa Fiona da torre em que estava presa, que era protegida por um temido dragão, com o ogro Shrek, ao lado de Burro, sendo os únicos a conseguirem completar a missão.

Além de seu grande sonho em se tornar rei, outra grande característica de Farquaad é a forma ditatorial em que governa Duloc, que ficou ainda pior após ele decidir exilar todas as criaturas mágicas que ali viviam, oferecendo recompensas a população para todos os que os entregassem aos cavaleiros de sua tropa.

Lorde Farquaad em "Shrek" (2001) / Crédito: Reprodução/DreamWorks

 

Conforme explicado pelo portal ScreenRant, Lorde Farquaad queria de Duloc se tornasse o “território perfeito”, e que as criaturas de contos de fada estariam estragando o seu mundo impecável.

Mas por que ele odeia tanto criaturas de contos de fada?

A resposta para essa enigmática pergunta pode ser encontrada no musical intitulado “Shrek The Musical”, de 2008, onde, durante o número "The Ballad of Farquaad", é explicado um pouco mais sobre a origem do personagem, que não é abordada no filme, e como surgiu seu ódio por contos de fada.

Na cena, descobrimos que Farquaad é filho de Zangado, de “Branca de Neve e os Sete Anões”, com a princesa do conto “A Princesa e a Ervilha”, do autor Hans Christian Andersen. A história explica que, para se casar com seu pai, sua mãe precisou abrir mão de sua coroa e, por ser tão sensível ao ponto de dormir em 25 colchões, certo dia ela acabou falecendo após rolar na cama e cair.

Com seu falecimento, Lorde Farquaad afirma que teria sido abandonado pelo pai na floresta, porém, Zangado nega e diz que, na verdade, o expulsou de casa anos depois por ter 28 anos e ainda morar em seu porão. Dessa forma, é possível entender que o grande ódio do personagem por seres de contos de fada tenha surgido pela complicada relação com seus pais, que são frutos de dois populares contos.

 

filmes animação Shrek DreamWorks Lorde Farquaad

Leia também

Novas fases? Juliano Enrico promete versão idosa de Irmão do Jorel


Conheça ou relembre 5 crossovers de Turma da Mônica


SEVENTEEN conquista novo recorde com álbum 'SPILL THE FEELS'


Além de Ursinho Pooh: 5 ursos favoritos das animações


Jungkook, do BTS, é visto em jantar com dois integrantes do SEVENTEEN


TWICE e mais: 5 atos de k-pop que devem realizar comeback até o fim do ano