Através de crossovers, Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali deixaram sua marca em uma geração inteira por meio de alguns encontros memoráveis
Sendo uma das franquias mais marcantes do nosso país, responsável por conquistar milhares de crianças brasileiras de diferentes gerações, a Turma da Mônica também teve a oportunidade de interagir com personagens icônicos da cultura pop mundial. Através dos chamados "crossovers", Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali deixaram sua marca em uma geração inteira por meio de alguns encontros memoráveis; relembre-os!
Nas publicações da década de 90, era comum que os diálogos entre os personagens envolvessem nomes como "Super-Homão" ou "Mulher-Maravilhosa". Mesmo que saibamos de quais personagens se tratavam, um crossover oficial entre a DC e a Turma da Mônica foi acontecer apenas em 2018, estando presente nas edições de dezembro daquele ano. A parceria entre os dois estúdios de quadrinhos foi tão memorável que até ganhou o prêmio de "Grande Contribuição" na 31ª edição do HQ Mix em 2019.
No especial de 10 anos de "Turma da Mônica Jovem", o icônico Astro Boy, personagem de Osamu Tezuka, apareceu junto de Mônica e seus amigos. Esse marcou o segundo encontro da Turma com alguma obra do mangaká, já que, anteriormente, a protagonista havia se encontrado com Safiri, personagem principal de "A Princesa e o Cavaleiro".
A famosa gatinha Hello Kitty também já se encontrou duas vezes com a Turma da Mônica. Em 2018, a icônica personagem japonesa da Sanrio participou como uma das protagonistas do musical "O Poder da Amizade", onde ela ajuda a Turma a enfrentar um vilão que tem aversão a sentimentos como proteção e sinceridade. Seguindo sua atuação, ela apareceu ao lado de Mônica em um episódio de "Mônica Toy", onde elas estabelecem uma fofa amizade; assista!
Seguindo com mais episódios de "Mônica Toy", Mônica também já apareceu ao lado de outros dois personagens latinos muito amados pelos brasileiros: Chaves e Chapolin! Criados e vividos pelo ator mexicano Roberto Gomez Bolaños, ambos ficaram marcados por seu comportamento cômico desde o início da década de 70.
Encerrando com mais um personagem icônico da cultura brasileira, "O Menino Maluquinho", criado por Ziraldo, se encontrou com a Turma através do livro “Mmmmm – Mônica e Menino Maluquinho na Montanha Mágica”, escrito por Manuel Filho e lançado na Bienal do Livro de São Paulo em 2018.
Na história, Menino Maluquinho e a Mônica encontram, dentro de barras de chocolate, bilhetes dourados para visitar a Montanha Mágica, fazendo uma breve referência ao filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Além disso, eles têm o direito de levar quatro amigos para acompanhá-los, permitindo que todos os personagens de ambos os universos se encontrem.