Conheça Luiz Fillipe, que ficou conhecido na internet por restaurar suas Barbies e outras bonecas
Sofia Luppi Publicado em 20/07/2023, às 16h59
Aos 22 anos, Luiz Filipe, mais conhecido na internet como Filipedmb conta com uma coleção de mais de 300 bonecas. Ele viralizou nas redes sociais por conta de seu acervo, mas também por mostrar os passos das restaurações que faz nas bonecas, transformando muitas delas em novas, como se tivessem acabado de sair da caixa.
Em uma conversa com a RECREIO, Filipe contou alguns detalhes sobre sua coleção, as restaurações e as barreiras que já enfrentou para chegar onde está – lugar em que as bonecas ocupam praticamente todo o espaço do quarto.
Ele contou que começou a coleção em 2012, aos 10 anos e que o grande incentivo para querer uma boneca foi a série animada Monster High. Filipe contou que pediu a mãe a boneca da série, mas que havia certa relutância por ele ser menino.
A gente sabe que bonecas são negadas para os meninos e eu tive que enfrentar essa barreira logo na primeira boneca que ia começar, encabeçar minha coleção”, ele comentou
Mesmo assim, sua mãe lhe deu um boneco, um dos personagens de Monster High e a partir de então, mais bonecas vieram para somar a coleção. Hoje em dia, ele estima que tenha por volta de 345 a 350 bonecas.
O colecionador também comentou sobre as famosas restaurações. Quando questionado se ele teria medo de estragar alguma boneca ao restaurá-la, respondeu que a restauração e a coleção andam juntas.
Enquanto colecionador que não tinha tanto dinheiro para investir na coleção, eu estava sempre buscando bonecas já usadas, de outros colecionadores. [...]. Eu sempre estava comprando bonecas foras da caixa, porque usada ela vale menos. Aí, por ela estar fora da caixa, sempre tinha uma manchinha, sempre tinha que limpar uma poeira, sempre tinha que refazer o cabelo”, revelou Fillipe.
Ele também admitiu que as técnicas que conhece e usa para realizar uma restauração, foram aprendidas através da internet e aproveita seu engajamento para repassar essas dicas para futuros colecionadores. Além disso, ele revelou que a restauração de uma boneca só, pode durar um dia e meio, porém, ele aproveita o embalo e sempre faz mais algumas bonecas.
Ao ser questionado se as pessoas já descredibilizaram sua coleção ou ele mesmo, por ser um garoto que coleciona bonecas, Fillipe disse:
Desde que eu entendi que eu queria uma coleção, eu tive que enfrentar o preconceito de ser um menino e querer bonecas. Desde familiares, até amigos e até pessoas que eu não conhecia”
Apesar de ter alguns comentários negativos, até mesmo preconceituosos em seus vídeos, o dono das bonecas disse não ligar para isso, e que tem um tipo de comentário que o deixa bem feliz:
E tem um tipo de comentário especificio, que assim, sempre falo que é de mães de meninos, que a partir dos meus vídeos, se sentiram confortáveis para dar algumas bonecas para eles brincarem também. Elas viram que não tem nada demais, é realmente só um brinquedo”, ele disse.
Durante a conversa, ele ainda mostrou sua boneca mais rara e revelou um erro na restauração que ele se arrepende até hoje. Confira a entrevista completa!
Rosé, do BLACKPINK, quebra recorde feminino na Billboard com "APT."
5 músicas do BIGBANG que você precisa conhecer
O sonho que Lisa, do BLACKPINK, precisou desistir para se tornar idol
Fãs pedem que Bang Si Hyuk deixe o cargo de presidente da HYBE
Afinal, o Burro de 'Shrek' aparece em 'Pinóquio'?
Min Hee Jin alega que recebeu mensagem de apoio de V, do BTS: 'Me emocionou'