Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Afinal, o Burro de 'Shrek' aparece em 'Pinóquio'?

Entenda a teoria que conecta a produção da Disney ao personagem da DreamWorks ao supor que Burro, de 'Shrek', aparece em 'Pinóquio'

por Izabela Queiroz

Publicado em 29/10/2024, às 17h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Burro, de "Shrek" e protagonista de 'Pinóquio" - Reprodução/Disney/DreamWorks
Burro, de "Shrek" e protagonista de 'Pinóquio" - Reprodução/Disney/DreamWorks

Apresentado como a dupla dinâmica de Shrek, Burro, foi apresentado no filme que recebe como título o nome do amigo, lançado em 2001, e logo se tornou um dos personagens mais queridos da franquia. Na trama, ele está sempre muito empolgado e é um grande tagarela, características que entram em conflito com a personalidade mais sombria de Shrek, que sempre se estressa com a animação do amigo.

Além disso, Pinóquio é um dos poucos personagens de "Shrek" que não é inspirado em figuras populares dos contos de fadas, já que os quatro longas-metragens já lançados, dois spin-offs, jogos temáticos, um musical e diversos produtos colecionáveis contam com dragões, fadas, bruxas, princesas e príncipes que fazem referências claras a títulos literários famosos.

Ainda assim, uma teoria afirma que é possível que não seja assim, já que Burro, personagem da DreamWorks, pode ter inspiração no título "As Aventuras de Pinóquio" (1883), de Carlo Collodi, mais precisamente no personagem que surge na adaptação mais popular da história: "Pinóquio", animação lançada pela Disney.

Afinal, o Burro de 'Shrek' aparece em 'Pinóquio'?

Conforme repercutido pelo portal ScreenRant, há uma teoria que afirma que Burro é, na verdade, um dos personagens que acaba parando na Ilha dos Prazeres, um parque de diversões amaldiçoado que é retratado na animação como o refúgio de garotos rebeldes, já que lá, eles podem fazer tudo o que quiserem sem que sejam supervisionados por um adulto.

O problema surge depois, quando é descoberto que as crianças que visitam o local acabam transformadas em burros e, eventualmente, são vendidas como escravas. O momento é assustador, principalmente por um detalhe: alguns garotos transformados ainda podem falar!

É a partir dessa informação que a teoria ganha forma, visto "Pinóquio" é, até onde se sabe, o único conto de fadas com burros falantes. A ideia se fortalece com cena do título lançado em 2001, já que, na cena em que Burro é apresentado, ele está com sua dona, uma senhora idosa que tenta vendê-lo, embora ninguém acredite que um burro possa falar.

Mais que isso, no filme de 1940, o boneco de madeira que ganha vida vai à ilha e consegue deixá-la antes que seja tarde. Mas o mesmo não acontece com o seu amigo, Pavio, que é completamente transformado, sendo ele quem os fãs acreditam que tenha dado origem a Burro, de "Shrek".

Pavio, personagem de "Pinóquio"
Pavio, personagem de "Pinóquio" /Crédito: Reprodução/Disney

A ideia que de Burro já foi humano também se fortifica por duas informações. A primeira, surge quando Burro e Gato de Botas trocam de corpo, já que o espadachim revela ter dificuldades em controlar o zurro do burro, o qual o melhor amigo de Shrek responde dando a entender que ele aprenderá com o tempo — o que pode significar que ele teve que lidar com o mesmo processo para que pudesse falar normalmente.

Por mais que a teoria possa fazer sentido, há uma informação não canônica, mas que foi afirmada por nomes envolvidos na produção, que podem acabar com a ideia. Isso porque, os cineastas por trás de "Shrek" revelaram no comentário do DVD que Burro era um animal comum, mas foi amaldiçoado.

Leia também: Afinal, como o Burro e o Dragão de 'Shrek' conseguiram ter filhotes?