Cena de 'As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa' (2005) - Reprodução/Disney
As Crônicas de Nárnia

Qual é o verdadeiro final de 'As Crônicas de Nárnia' que não aparece nos filmes?

Descubra o que acontece no último livro de 'As Crônicas de Nárnia' e qual é o encerramento que nunca foi apresentado na franquia cinematográfica

Izabela Queiroz Publicado em 11/12/2024, às 14h33

Estreando em 2005 nos cinemas, "As Crônicas de Nárnia" surgiu como uma adaptação das obras homônimas do autor irlandês C.S. Lewis, quem lançou o primeiro de sete livros em 1950.

No primeiro filme, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", são apresentados Lúcia (Georgie Henley), Edmundo (Skandar Keynes), Susana (Anna Popplewell) e Pedro (William Moseley), que, após entrarem em um guarda-roupa mágico, são levados para Nárnia e embarcam em uma jornada guiados pelo leão Aslan (voz de Liam Neeson), para ajudar o local a se livrar do comando da Feiticeira Branca (Tilda Swinton), quem colocou Nárnia em um inverno eterno.

A trama ganhou duas sequências também produzidas pela Disney, "Príncipe Caspian" (2008) e "A Viagem do Peregrino da Alvorada" (2010), e poderia ter recebido mais, já que os quatro últimos livros da saga não foram adaptados devido à baixa performance em bilheteria do segundo e terceiro filme.

Dessa forma, os fãs dos títulos cinematográficos nunca puderam acompanhar o final verdadeiro da trama, o qual é revelado na sétima obra.

O verdadeiro final de 'As Crônicas de Nárnia'

No entanto, aqueles que leram o último título, "A Última Batalha" puderam descobrir que a narrativa é encerrada com Aslan chegando a conclusão de que não há como salvar Nárnia, e que o melhor a se fazer é começar de novo.

 

Para isso, ele realiza uma reunião com os moradores locais para que possa ser definido quem serão os escolhidos para seguir com ele para o lugar melhor, apelidado de País de Aslam. Isso porque, todos os que se opuseram a ele ou aqueles que desistiram no meio do caminho, perderam a magia que os dominava e se tornaram animais comuns. Já Nárnia, acabou sendo destruída pela água.

No fim, o portal para Nárnia é fechado por Pedro e Aslan, e os que o seguiram chegam no local que não poderá ser corrompido nunca mais. Acontece que o lugar funciona como um pós-vida, já que é revelado que Pedro, Edmundo e Lúcia, ao lado de seus pais e outros amigos de Nárnia, estão mortos, e perderam a vida após um acidente de trem.

Vale lembrar que Lewis era cristão, e muitos dos detalhes finais servem como alegorias a eventos encontrados na bíblia, como o que aconteceu em Sodoma e Gomorra, a Arca de Noé e o Apocalipse, em que o mundo acaba sendo reiniciado após grandes problemas com a humanidade.

Série de "As Crônicas de Nárnia"?

Ainda que o fim não tenha sido apresentado nas telonas, há a chance de ser retratado nas telinhas. Isso porque, a Netflix será responsável por distribuir uma série de "As Crônicas de Nárnia" que contará com a direção de Greta Gerwig (Barbie). As gravações devem ser iniciadas em junho de 2025.

filmes Série Disney Livros Netflix As Crônicas de Nárnia

Leia também

Sabrina Carpenter negocia shows no Brasil para 2025, diz site


Nova versão de 'As Crônicas de Nárnia' deve iniciar gravações em julho


5 debuts que marcaram o ano de 2024


Afinal, por que adultos nunca foram para Nárnia?


BBGIRLS assinam contrato exclusivo com nova agência


Ausência de T.O.P, ex-BIGBANG, em pré-estreia de 'Round 6' gera controvérsias