Descubra como uma cena da primeira parte de 'Wicked' pode ter explicado um dos maiores mistérios vistos em 'O Mágico de Oz'
Redação Publicado em 11/12/2024, às 11h41
Aqueles que já assistiram a "O Mágico de Oz", puderam notar que, na cena em que a Bruxa Má do Oeste lança um feitiço sobre o campo de papoulas por onde Dorothy e seus amigos passam, apenas dois personagens não são afetados: o Homem de Lata e o Espantalho, visto que os demais acabam caindo em um sono profundo.
Ainda que no longa-metragem de 1939 a explicação do porquê a magia não os afetou possa ser devido à natureza dos dois, já que são os únicos que não são humanos ou animais, visto que o feitiço poderia afetar apenas aqueles cujas formas são vistas como seres vivos, com a chegada de "Wicked" uma nova interpretação surgiu para explicar esse enorme mistério.
Prequela de "O Mágico de Oz", "Wicked" surgiu por meio de um livro escrito por Gregory Maguire publicado em 1995 — o qual foi adaptado para um musical da Brodway lançado em 2003, e agora surge como um longa-metragem, cuja primeira parte foi lançada nos cinemas em 21 de novembro de 2024.
Na trama, é revelado o passado de Glinda (Ariana Grande) e Elphaba (Cynthia Erivo), personagens que mais tarde se tornariam lembradas, respectivamente, como a Bruxa Boa do Norte e a Bruxa Má do Oeste, apresentadas no clássico “O Mágico de Oz”, além de revelar as verdadeiras identidades do Espantalho, que precisa de um cérebro, do Homem de Lata sem um coração e do Leão Covarde que quer coragem que acabam acompanhando Dorothy no futuro em uma visita ao Mágico de Oz.
Dessa forma, uma das cenas de "Wicked" pode sugerir o porquê um dos personagens desse trio não sofreu com o feitiço da bruxa durante a viagem.
Acontece que o Espantalho é, na verdade, Fiyero Tigelaar (Jonathan Bailey), o principal interesse amoroso de Elphaba.
Na adaptação, Elphaba estuda na universidade Shiz, onde os professores antropomorfos estão sendo substituídos, em uma tentativa de calá-los e fazê-los retornar a natureza selvagem. Vendo a situação, a bruxa decide fazer algo a respeito, e o estopim ocorre quando um novo professor leva um filhote de leão em uma gaiola para a sala a fim de explicar o plano sombrio.
Como resultado, Elphaba esbraveja e bate com força na mesa lançando um feitiço acidental em que várias papoulas flutuam pelo ar liberando o pólen que coloca todos na sala para dormir — com exceção de Fiyero, que além de permanecer acordado, ajuda a bruxa a libertar na floresta o leão que futuramente ficaria conhecido como o Leão Covarde.
Com isso, surge a teoria de que o feitiço não funcionou em Fiyero tanto em "Wicked" quanto em “O Mágico de Oz” devido aos sentimentos que Elphaba tem em relação a ele. Isso porque, Fiyero respeita e admira Elphaba como quase ninguém mais faz em Shiz — sentimentos recíprocos por parte da bruxa —, assim como ele também demonstra que poderia ajudá-la na missão que embarca para cessar com a nova política contra os seres antropomorfos de Oz.
Apesar de ter sentido, a teoria ainda não explica como o Homem de Lata também pôde permanecer imune ao feitiço em "O Mágico de Oz", afinal, ele e Elphaba nunca tiveram uma relação similar.
Em 'Wicked', a explicação dada é que o Espantalho, na verdade, é Fiyero Tigelaar, o interesse amoroso da Bruxa Má do Oeste, Elphaba. Devido aos sentimentos que Elphaba tem por Fiyero, o feitiço não o afeta.
Glinda é interpretada por Ariana Grande e Elphaba é interpretada por Cynthia Erivo em 'Wicked'.
Fiyero é o interesse amoroso de Elphaba em 'Wicked', e os sentimentos mútuos entre eles podem explicar por que ele não foi afetado pelo feitiço da Bruxa Má do Oeste, já que Elphaba respeita e admira Fiyero, e ele demonstra disposição em ajudá-la.
Sabrina Carpenter negocia shows no Brasil para 2025, diz site
Nova versão de 'As Crônicas de Nárnia' deve iniciar gravações em julho
5 debuts que marcaram o ano de 2024
Afinal, por que adultos nunca foram para Nárnia?
BBGIRLS assinam contrato exclusivo com nova agência
Ausência de T.O.P, ex-BIGBANG, em pré-estreia de 'Round 6' gera controvérsias