Após a HYBE e a ADOR não responderem às solicitações enviadas pelo NewJeans, o quinteto anunciou sua saída da agência nesta quinta-feira, 28
Daniela Bazi Publicado em 28/11/2024, às 12h32
Na manhã desta quinta-feira, 28, o NewJeans convocou uma coletiva de imprensa de emergência na Coreia do Sul, onde anunciaram que, após o fim do prazo estipulado de 14 dias pelas artistas para que a ADOR e HYBE respondessem suas exigências, período que se encerra nesta sexta-feira, 29, o quinteto estaria deixando a agência e o conglomerado.
Em seu pronunciamento, Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein explicaram que, neste período, mesmo com elas trabalhando normalmente, “a HYBE e a atual ADOR não estão demonstrando nenhuma vontade de fazer reformas ou de ouvir nossos pedidos”, situação que resultou na decisão anunciada hoje.
As integrantes ainda destacaram que “O NewJeans é uma artista da ADOR, e a ADOR é obrigada a proteger o NewJeans. É a obrigação mais básica que uma agência tem. A ADOR não tem a vontade ou a capacidade de proteger o NewJeans. Se permanecermos aqui, será uma perda de tempo, e nossa angústia mental continuará. Mais do que tudo, não há nada que possamos ganhar em termos de nosso trabalho, então nós cinco achamos que não há razão alguma para permanecermos na ADOR”.
Confira a tradução de parte da declaração do NewJeans durante a coletiva de imprensa:
“Como resultado, os contratos exclusivos entre o NewJeans e a ADOR serão encerrados em 29 de novembro às 12h KST. No entanto, a HYBE e a ADOR estão atualmente diferenciando as duas empresas como um jogo de palavras, insistindo que não pode ser uma violação de contrato porque a HYBE é a culpada e não a ADOR. No entanto, como todos sabem, a HYBE e a ADOR são praticamente uma única entidade agora. A ADOR com a qual trabalhamos já mudou muito, e os diretores que estavam na empresa antes foram todos demitidos abruptamente. Agora eles estão diferenciando a HYBE e a ADOR, e realmente não podemos aceitar o argumento de que devemos manter nossos contratos exclusivos com a ADOR que foi alterada de acordo com o que a HYBE quer, que cortou laços com o diretor [de videoclipe] que trabalhou duro conosco, que quebrou toda essa confiança. Como resultado, exigimos retificação em relação às violações do nosso contrato e, como mencionado anteriormente, o período para essa retificação termina à meia-noite de hoje. Não tenho certeza se vocês viram ontem, mas [eles divulgaram] uma declaração relutante que começa com ‘Esta declaração é em resposta às ações exigidas pela certificação de conteúdo dos artistas’, sem vontade de reforma e apenas para exibição, como eles têm demonstrado continuamente, e nenhuma retificação ocorreu para nenhuma das solicitações que fizemos. Expressamos nossas opiniões em várias ocasiões, como por meio da transmissão ao vivo e por meio desta certificação de conteúdo, mas estamos tão cansadas de sua atitude insincera, e sentimos mais uma vez que eles não têm sinceridade para conosco e que não têm nenhum desejo de ouvir nossas solicitações. O horário de trabalho passou, e faltam menos de quatro horas para a meia-noite [no horário da Coreia do Sul], mas nenhuma retificação foi feita, então nós cinco rescindiremos nossos contratos imediatamente à meia-noite de 29 de novembro.
Quando nossos contratos exclusivos forem encerrados, nós cinco não seremos mais artistas da ADOR. Rompendo com a ADOR, planejamos realizar livremente as atividades que sinceramente queremos. No entanto, realizaremos as atividades prometidas e contratadas que já agendamos. Também realizaremos os acordos de publicidade contratados conforme planejado. Queríamos transmitir que somos realmente gratas aos anunciantes que sempre nos apoiam, e que eles não precisam se preocupar. Não queremos causar nenhum dano a outros devido ao término do nosso contrato. Não queremos isso.
Também vimos vários artigos sobre penalidades por quebra de contrato. Não violaremos nossos contratos exclusivos e nunca os violamos. Até agora, temos nos esforçado ao máximo para realizar nossas atividades, então achamos que não há razão para pagarmos penalidades. Na verdade, a atual ADOR e a HYBE que violaram os contratos, levando a essa situação atual, então acreditamos que a atual ADOR e HYBE são as responsáveis.
Por fim, quando a meia-noite passar hoje à noite, há uma possibilidade de que nós cinco não consigamos usar o nome NewJeans por enquanto, apesar da nossa vontade. No entanto, a essência de que nós cinco somos NewJeans não mudará em nada, e não temos nenhuma ideia de abrir mão do nome NewJeans. Para algumas pessoas, NewJeans pode parecer apenas um nome ou uma questão de marca registrada, mas não é tão simples para nós. É um nome que contém o significado de tudo o que conquistamos desde o primeiro dia em que nós cinco nos conhecemos até agora, então continuaremos a trabalhar para garantir os direitos do nome NewJeans”.
Rosé, do BLACKPINK, revela como lida com sua ansiedade
Confira as principais declarações do NewJeans durante a recente coletiva de imprensa
Moana 2: Veja os personagens do novo filme
Shrek: Qual o significado do nome do ogro?
Moana 2: Quem são os novos personagens?
Minji, do New Jeans, expõe e-mail de resposta da ADOR: 'Cheia de mentiras'