Veja os principais momentos da coletiva de imprensa de emergência realizada pelo NewJeans nesta quinta-feira, 28, anunciando sua saída da ADOR
Publicado em 28/11/2024, às 17h03
Os Bunnies, fãs do NewJeans, começaram esta quinta-feira, 28, com a notícia surpresa da convocação de uma coletiva de imprensa de emergência, realizada pelo girlgroup, para anunciar a rescisão dos contratos do quinteto com a ADOR, subsidiária da HYBE, responsável por formar e gerenciar a carreira do conjunto.
A decisão se deu, pois, segundo Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein, a HYBE e a ADOR não responderam à certificação de conteúdo enviada às empresas em 13 de novembro, onde as artistas deram o prazo de 14 dias para que as agências retificassem todas as violações significativas dos contratos exclusivos do grupo. Com isso, as idols anunciaram que, a partir da meia-noite do dia 29 de novembro de 2024, as cinco não seriam mais artistas sob o selo das duas empresas.
“Primeiro de tudo, a razão pela qual estamos realizando esta conferência de imprensa de emergência é porque o período de tempo para retificação da certificação de conteúdos que enviamos termina à meia-noite de hoje. No entanto, embora o horário de trabalho de hoje tenha acabado, a HYBE e a atual ADOR não estão demonstrando nenhuma vontade de fazer reformas ou de ouvir nossos pedidos. [...] Como resultado, os contratos exclusivos entre a NewJeans e a ADOR serão encerrados em 29 de novembro às 12h KST”, disseram as integrantes.
Durante seu pronunciamento, o NewJeans também destacou que decidiram realizar uma coletiva de imprensa de emergência, pois tinham receio de “que tipo de jogo de mídia ou manipulação de mídia a HYBE e a atual ADOR” poderiam fazer, levando em consideração que as cinco embarcarão para o Japão amanhã para cumprir atividades já programadas.
Além disso, as estrelas também destacaram que, para elas, a ADOR não tem demonstrado “vontade ou capacidade” de proteger o grupo quando necessário.
“Na verdade, amanhã de manhã partiremos para o Japão e retornaremos na semana que vem porque temos atividades programadas no exterior. Estávamos preocupados porque não temos certeza de que tipo de jogo de mídia ou manipulação de mídia a HYBE e a atual ADOR farão durante esse tempo, e queríamos expressar nossos pensamentos com precisão, então discutimos muito entre nós, e não tivemos escolha a não ser realizar uma coletiva de imprensa de emergência hoje.
A razão pela qual estamos deixando a ADOR é muito simples, e acho que os repórteres aqui que conhecem nossa situação também estão todos muito cientes. O NewJeans é uma artista da ADOR, e a ADOR é obrigada a proteger o NewJeans. É a obrigação mais básica que uma agência tem. A ADOR não tem a vontade ou a capacidade de proteger o NewJeans. Se permanecermos aqui, será uma perda de tempo, e nossa angústia mental continuará. Mais do que tudo, não há nada que possamos ganhar em termos de nosso trabalho, então nós cinco achamos que não há razão alguma para permanecermos na ADOR”, comentaram.
Hanni ainda revelou que, nesse período, as integrantes e sua equipe foram alvo de “maus-tratos” e “inúmeras prevenções e contradições, má comunicação deliberada e manipulação em relação a várias áreas”. A artista também comentou que o novo tipo de ética adotado pela instituição não é algo que elas respeitam e querem fazer parte.
“Nós enfrentamos maus-tratos não apenas contra nós, mas também contra nossa equipe, inúmeras prevenções e contradições, má comunicação deliberada e manipulação em relação a várias áreas. [É] uma empresa que não tem mais nenhuma sinceridade na arte da música que é criada, está fixada em parecer uma empresa que trabalha bem, apesar de pensar apenas em ganhar dinheiro, e não tem nenhuma consciência sobre o efeito negativo que cria por meio de seus meios não autênticos. Este não é o tipo de ética de trabalho que respeitamos ou queremos fazer parte, e continuar trabalhando em uma empresa sem intenção de proteger o NewJeans só nos faria mal. É por isso que nós, nós cinco juntas, concordamos em deixar a ADOR. E para nos expressarmos claramente antes que informações enganosas sejam divulgadas sobre isso, escolhemos realizar uma entrevista coletiva de emergência hoje”.
Com a rescisão do contrato antes do período de duração estipulado quando foi assinado, muitos esperavam que o NewJeans precisasse pagar um valor alto de multa pela quebra do acordo. No entanto, as artistas destacaram que não deverão pagar nada, pois consideram que não existiu qualquer violação.
“Também vimos vários artigos sobre penalidades por quebra de contrato. Não violaremos nossos contratos exclusivos e nunca os violamos. Até agora, temos nos esforçado ao máximo para realizar nossas atividades, então achamos que não há razão para pagarmos penalidades. Na verdade, a atual ADOR e HYBE violaram os contratos, levando a essa situação atual, então acreditamos que a atual ADOR e HYBE são as responsáveis”, disseram.
Outro ponto destacado pelas integrantes é a luta pelo nome NewJeans. Com o fim do contrato com a ADOR, que possui os direitos pela marca, é esperado que Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein não possam utilizar mais o nome “NewJeans”. Contudo, as membros afirmam que lutarão para adquirir os direitos pelo nome, já que o mesmo possui um enorme significado para elas.
“Por fim, quando a meia-noite passar hoje à noite, há uma possibilidade de que nós cinco não consigamos usar o nome NewJeans por enquanto, apesar da nossa vontade. No entanto, a essência de que nós cinco somos NewJeans não mudará em nada, e não temos nenhuma intenção em abrir mão do nome NewJeans. Para algumas pessoas, NewJeans pode parecer apenas um nome ou uma questão de marca registrada, mas não é tão simples para nós. É um nome que contém o significado de tudo o que conquistamos desde o primeiro dia em que nós cinco nos conhecemos até agora, então continuaremos a trabalhar para garantir os direitos do nome NewJeans”.
Além de se direcionar aos fãs, o NewJeans também garantiu a todas as marcas no qual possuem contratos que, apesar de estarem saindo da ADOR, as cinco ainda realizarão todas as suas atividades prometidas e contratadas que já estão agendadas.
“Quando nossos contratos exclusivos forem encerrados, nós cinco não seremos mais artistas da ADOR. Rompendo com a ADOR, planejamos realizar livremente as atividades que sinceramente queremos. No entanto, realizaremos as atividades prometidas e contratadas que já agendamos. Também realizaremos os acordos de publicidade contratados conforme planejado. Queríamos transmitir que somos realmente gratos aos anunciantes que sempre nos apoiam e que eles não precisam se preocupar. Não queremos causar nenhum dano a outros devido ao término do nosso contrato. Não queremos isso.”
Segundo Danielle, ao saírem da ADOR e da HYBE, o quinteto poderá, finalmente, realizar livremente as atividades que desejam. A idol ainda revelou que o girlgroup planeja lançar novas músicas aos Bunnies em 2025, além de sugerir uma possível turnê mundial.
“Então, basicamente, quando deixarmos o ADOR, tentaremos seguir livremente as atividades que realmente desejamos. Especialmente com as agendas que já foram organizadas, faremos o nosso melhor para continuá-las sem complicações. Realmente desejamos poder lançar novas músicas para os Bunnies no ano que vem, o mais rápido possível, quando for. E realmente esperamos ter a oportunidade de conhecer vocês de todo o mundo. Por fim, estamos bem cientes de que a partir de hoje podemos não ser capazes de usar nosso nome atual NewJeans, no entanto, isso não significa que estamos desistindo do nome, e continuaremos a lutar pelo NewJeans. Independentemente do nosso nome, lembre-se de que o NewJeans nunca morre”.
Antes de finalizar a entrevista, Minji revelou que, uma hora antes do início da coletiva de imprensa, o grupo recebeu um e-mail de resposta da ADOR, “cheia de mentiras e desculpas”.
"Sim, eles enviaram a resposta há 1 hora antes dessa conferência, então foi um pouco tarde, mas todas nós lemos. Ao ler o e-mail, era bem sério. Eles declararam que os 14 dias dados não foram suficientes, eles estão tristes por não poderem resolver isso com as membros, havia coisas que estavam fora do controle da ADOR. No entanto, nenhuma ação foi tomada e também fizemos essas exigências durante nossa transmissão ao vivo em setembro. Eles nunca se interessaram pelo aviso legal e a resposta foi cheia de mentiras e desculpas", disse a idol.
Segundo as artistas, o conteúdo presente no e-mail será divulgado ao público amanhã, 29.
Durante a coletiva, as integrantes do NewJeans declararam seu desejo em voltar a trabalhar com Min Hee Jin, ex-CEO da ADOR e produtora responsável por criar o grupo, além de revelar que, graças a empresária e aos fãs, foram capazes de ganhar forças para seguir lutando por seus direitos.
“Acredito que a atitude mental de uma pessoa é muito importante. Uma pessoa corajosa pode mudar o mundo e viver sua vida de forma mais independente. Não acho que todos tenham coragem de agir por qualquer coisa que decidam, em vez de medir o quanto são capazes de alcançar. Para mim, foi possível porque também tive Bunnies, nossos fãs, que estão ao meu lado, e minhas membros, e ganhei muita coragem ao ver Min Hee Jin. O que vi enquanto trabalhava com ela é que ela sempre trabalhava mais ocupada, e sempre havia boas pessoas ao seu lado. Ela também disse uma vez que queria abrir um precedente, e essas palavras realmente me atingiram e se tornaram uma grande fonte de coragem. As pessoas fazem muitas resoluções ao longo de suas vidas, mas acho que todos sabem que não é fácil proteger essas resoluções enquanto apostam em suas próprias vidas. Acredito que nada pode ser resolvido sem agir por si mesmo, e ninguém pode resolver isso por você. É por isso que nós cinco preparamos esta ocasião hoje, e a preparamos porque queríamos compartilhar nossa posição com dignidade. Claro, muita coisa vai acontecer de agora em diante, e não sabemos que tipo de perturbações haverá, mas nós cinco decidimos trabalhar juntos para aproveitar a aventura, o desafio que temos pela frente. Esperamos que vocês possam apoiar e cuidar do nosso caminho pela frente. Por fim, seja na escola ou no trabalho, espero que todos possam ter um ambiente onde possam trabalhar com respeito uns pelos outros e sem assédio. Obrigado”, disse Minji.