Vilão da franquia que satiriza contos de fadas, Lord Farquaad surgiu no primeiro filme da franquia Shrek, lançado em 2001
Izabela Queiroz Publicado em 12/11/2024, às 15h29
Desde que "Shrek 5" foi anunciado pela DreamWorks, diversas dúvidas sobre a produção começaram a surgir, e dentre elas, está a pergunta: Lorde Farquaad, o principal antagonista do longa-metragem que abriu a franquia em 2001, retornará para o quinto filme?
A questão chegou até o dublador oficial do personagem, John Lithgow (The Old Man), que, em entrevista com a People (via ScreenRant), afirmou que voltaria a dar voz a Farquaad, revelando que caso o convite surgisse ele "diria sim em um minuto". No entanto, o contato pela equipe de produção nunca surgiu, já que a possibilidade do vilão retornar de alguma maneira é considerada nula por ele.
"Acontece que é impossível se recuperar de ser comido por um dragão... Eles não se aproximaram de mim. Eu não sei nada sobre isso e não, eu não sou parte disso", contou.
Isso porque, como mencionado por Lighgow, o autoritário governante da região de Duloc já não está mais vivo! Acontece que, em "Shrek" (2001), Farquaad organizou um torneio para encontrar um cavaleiro que resgatasse a princesa da torre onde estava presa, a fim de que ele, que sonhava transformar Duloc em um reino, pudesse se casar com a princesa e tornar seu desejo uma realidade.
Shrek, um ogro, cumpriu o desafio em troca de ter seu pântano livre de criaturas mágicas que saíram dos clássicos contos de fada. Ainda assim, durante a cerimônia de casamento, Shrek se opôs a união, revelando a Fiona que Farquaad só queria o matrimônio para se tornar rei.
Enquanto isso, o sol se põe e a princesa se transforma em ogro na frente de todo mundo, fazendo com que Farquaad, agora decepcionado e repleto de raiva, ordenasse que ela voltasse a ficar presa e Shrek fosse morto.
Com a ordem, Shrek iniciou uma batalha chamando o Dragão fêmea, que antes guardava a torre, para dentro do palácio. Ela, que entra com o Burro, acaba devorando Farquaad, dando fim a vida do Lorde, cuja morte foi confirmada no mesmo instante já que o Dragão arrota a coroa que ele usava.
Relembre a cena na íntegra:
Dessa forma, para que Lorde Farquaad fosse visto novamente em carne e osso, seria necessário que o roteiro encontrasse alguma forma de fazê-lo voltar a vida — algo trabalhoso e improvável de acontecer, tornando provável que o quinto filme estrelado por Shrek aborde novos antagonistas e problemas, ou que o personagem seja visto apenas por meio de flashbacks, menções ou aparições sobrenaturais, como já aconteceu em "Shrek 4-D", onde ele apareceu como uma figura fantasma que sequestra Fiona.
Vale lembrar que "Shrek 5" contará com os retornos de Eddie Murphy, Mike Myers, e Cameron Diaz, ao elenco de dublagem, dando voz a Burro, Shrek e a Princesa Fiona, respectivamente. O filme estreará diretamente nos cinemas dos Estados Unidos em 1º de julho de 2026. No Brasil, a data de lançamento oficial ainda não foi confirmada.
Leia também: Shrek: Teoria diz que o temido Lorde Farquaad seria filho de princesa famosa
Jin, do BTS, confirma primeira apresentação solo no 'The Tonight Show'
CCXP24 realizará primeira exibição de 'Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa'
Em todo o mundo, quais são os locais mais importantes para o BTS?
Quem são os vilões mais inteligentes da Dreamworks?
Afinal, o que é a famosa 'maldição dos 7 anos' do k-pop?
Rei Arthur: O mito que inspirou a animação 'A Espada Era a Lei'