Descubra por que, além de Michael Gambon, Albus Dumbledore ganhou vida através de um outro ator na franquia 'Harry Potter'
Izabela Queiroz Publicado em 28/09/2023, às 13h00 - Atualizado em 29/09/2023, às 11h09
Na última quinta-feira, 28, os fãs da saga “Harry Potter” se despediram de Michael Gambon, o intérprete do personagem Albus Dumbledore nos cinemas. O ator faleceu após um “ataque de pneumonia”, como explicado pela família do astro à imprensa internacional por meio de um comunicado, que também afirmava que a morte ocorreu de foma pacifica no hospital.
Ainda que tenha atuado na maioria dos filmes da franquia, Gambon não foi o único a dar vida ao Diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Isso porque, antes dele, outro ator interpretou o feiticeiro nos dois primeiros filmes, ou seja, em "A Pedra Filosofal" e "A Câmara Secreta", lançados em 2001 e 2002, respectivamente.
O responsável pelo feito foi o ator, diretor teatral, cantor, compositor e escritor irlandês, Richard Harris. Além dos primeiros filmes protagonizados pelo bruxinho mais querido de todos os tempos, Harris esteve no elenco de filmes como “Camelot”, lançado em 1967, e “Gladiador”, trama que entrou em cartaz nos anos 2000 sob a direção de Ridley Scott.
Os seis filmes subsequentes da saga foram interpretados por Gambon, pois, antes do lançamento do segundo longa, Harris teve câncer linfático e acabou falecendo. Dessa forma, novos atores foram cotados para usar os trajes do personagem, terminando com Gambon vestindo o manto pela primeira vez em “O Prisioneiro de Azkaban", de 2004.
Ainda assim, é válido mencionar que antes de Gambon, outro ator poderia ter conquistado o papel. Isso porque, como explica o portal Gshow, a produtora dos filmes que adaptam os livros da autora J. K. Rowling, Warner Bros., tinha como objetivo escalar Ian McKellen, o eterno Magneto, da franquia de filmes do "X-Men", para viver Dumbledore.
No entanto, o ator, que também é amplamente conhecido por viver Gandalf na trilogia dirigida por Peter Jackson, lançada entre 2001 e 2003: "O Senhor dos Anéis", recusou o papel, afirmando que Harris não ficaria feliz tendo ele como o feiticeiro na saga.
Quando ele morreu, ele interpretou Dumbledore, o mago. Eu interpretei o verdadeiro bruxo... Quando eles me ligaram e disseram se eu estaria interessado em fazer parte dos filmes de 'Harry Potter', eles não disseram que papel, mas descobri o que eles estavam pensando. E não consegui. Não poderia assumir o papel de um ator quem eu sabia que não me aprovava", explicou em entrevista para a BBC (via Gshow).
Rosé, do BLACKPINK, quebra recorde feminino na Billboard com "APT."
5 músicas do BIGBANG que você precisa conhecer
O sonho que Lisa, do BLACKPINK, precisou desistir para se tornar idol
Fãs pedem que Bang Si Hyuk deixe o cargo de presidente da HYBE
Afinal, o Burro de 'Shrek' aparece em 'Pinóquio'?
Min Hee Jin alega que recebeu mensagem de apoio de V, do BTS: 'Me emocionou'