A mágica produção foi eleita a "Melhor Animação em Longa-Metragem" da 94ª cerimônia anual do Oscar
Redação Publicado em 26/10/2021, às 17h52 - Atualizado em 28/03/2022, às 17h30
Reconhecido como a Melhor Animação em Longa-Metragem, 'Encanto', filme da Walt Disney Animation Studios, levou a estatueta de ouro no Oscar 2022 e marcou a primeira vitória do diretor Jared Bush e o segundo prêmio para o diretor Byron Howard.
O filme que transporta o público ao coração da Colômbia aborda a história dos Madrigals, uma extraordinária família que vive em uma casa mágica escondida nas montanhas, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto.
A magia deste Encanto tem abençoado todas as crianças da família com um dom único, desde a super força até o poder de curar. Todos, exceto Mirabel. Mas quando ela descobre que a magia que envolve o Encanto está em perigo, Mirabel decide que ela, a única Madrigal sem poderes mágicos, pode ser a última esperança para sua excepcional família.
Em comemoração a mais recente conquista do longa, separamos dez curiosidades sobre Encanto para saber mais sobre a magia por trás deste filme tão especial.
A estreia do novo filme registra um aniversário de destaque para a Walt Disney Animation Studios: é o 60º longa-metragem do lendário estúdio de animação, que fez sua estreia nas telonas com 'Branca De Neve e os Sete Anões, lançado em 1937'. Desta forma, 'Encanto' se une ao rol de filmes clássicos e icônicos da Disney como 'A Bela e a Fera', 'O Rei Leão' e títulos mais recentes como 'Frozen: Uma Aventura Congelante' e 'Moana: Um Mar De Aventuras'.
Recentemente, foram anunciados os talentos da região que fazem parte do elenco de voz do filme para a versão em espanhol. As vozes confirmadas, que também participam da versão em inglês, são a atriz e apresentadora María Cecilia Botero (Abuela Alma), Mauro Castillo (Félix), e as atrizes Angie Cepeda (Julieta) e Carolina Gaitán (Pepa). A cantora Olga Lucía Vives, por sua vez, dá a voz a Mirabel.
O compositor, cantor, ator e produtor Lin-Manuel Miranda, criador e protagonista do aclamado musical da Broadway Hamilton e criador das canções do filme da Disney Moana: Um Mar De Aventuras, está por trás da música de Encanto. O artista compôs oito canções originais para o filme, enquanto participava da viagem de pesquisa que os cineastas fizeram à Colômbia.
Por trás de Encanto está a equipe de cineastas que trouxe às telonas Zootopia: Essa Cidade É O Bicho, o filme de animação vencedor do Oscar® de 2016. Eles são Byron Howard, Jared Bush e Clark Spencer, diretor, codiretor e produtor de Zootopia: Essa Cidade é o Bicho, respectivamente. Desta vez, os diretores Howard e Bush se juntaram à codiretora Charise Castro Smith, enquanto Yvett Merino uniu forças com Spencer como produtora.
Encanto é inspirado na cultura, nas tradições, no povo, na geografia, na flora e fauna da Colômbia. Como parte do processo de desenvolvimento do filme, os cineastas viajaram para a Colômbia e visitaram Bogotá, Cartagena, Barichara, Salento, Palenque e o Valle de Cocora.
Lá descobriram a beleza diversa, vibrante e exuberante do país, que foi o ponto de partida para a criação do universo de Encanto. Além disso, a equipe reuniu um grupo de consultores que recebeu o nome de Fundo Cultural Colombiano, que incluía especialistas em antropologia, vestimenta, botânica, música, idioma, arquitetura e outros aspectos do país.
O coração de Encanto é, sem dúvida, a extraordinária família Madrigal, que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica, em um vilarejo vibrante, em um lugar maravilhoso conhecido como um Encanto. O carisma e — vale a redundância — o encanto deste divertido clã conquistará o público no mundo inteiro. Eles são: Abuela Alma, a matriarca da família e avó de Mirabel; Julieta e Agustín, os pais de Mirabel; Isabela e Luisa, as irmãs de Mirabel; Félix e Pepa, os engraçados e excêntricos tios de Mirabel; Dolores, Camilo e Antonio, os primos de Mirabel; e Bruno, o tio desaparecido de Mirabel, de quem ninguém tem autorização para falar.
Encanto é, antes de tudo, uma história sobre as famílias, que explora as relações inspiradoras e às vezes complicadas dentro delas, especialmente aquelas em que várias gerações vivem juntas na mesma casa. “Você pode viver com seus pais, irmãos e irmãs, e ainda assim não saber pelo que eles passam. Você não conhece todos os seus fracassos. Você não sabe sobre as coisas das quais eles não falam. Quais são os segredos de família que ninguém conta? Isso foi fascinante para nós”, comenta o diretor Byron Howard.
Neste sentido, enquanto os Madrigals são uma família como nenhuma outra por causa dos dons que possuem e ao ambiente mágico onde vivem, todos nós podemos nos identificar com suas dinâmicas, seus conflitos, seus desafios e seus triunfos. E, através deles, podemos compreender melhor nossas próprias famílias e a nós mesmos.
O legado cultural da Colômbia que serviu de inspiração para o filme também inclui o realismo mágico, um tipo de narrativa em que o mítico ou peculiar é apresentado como cotidiano. Em Encanto, sem dúvida, há magia, muita magia, e ela é expressa de várias maneiras.
Por um lado, é evidente através de elementos como os dons que os membros da família possuem, como o dom da força de Luisa, a irmã de Mirabel, ou o dom de controlar o clima com as emoções, como faz Pepa, a tia de Mirabel. A magia também se revela nas qualidades fantásticas da “Casita”, a cada onde vivem os Madrigals, e está, naturalmente, fortemente associada aos próprios lugares naturalmente maravilhosos da Colômbia, onde a paisagem está repleta de possibilidades extraordinárias.
Maluma é a voz em inglês e em espanhol de Mariano, o galã da cidade e o futuro noivo de Isabel, a filha prodígio da família e irmã perfeita de Mirabel. “Encanto é um filme tão mágico”, disse Maluma. “Sou da Colômbia e a história é sobre uma família colombiana. Estou muito orgulhoso de fazer parte desta linda história. Isso significa muito para mim porque sou apaixonado por compartilhar valores culturais e histórias sobre meu país em nível global”.
A porta de entrada para o maravilhoso universo musical do filme é “Colombia, mi encanto”, a canção original tocada no trailer, interpretada pelo cantor, compositor e ator colombiano Calor Vives. “Esta canção é uma celebração da diversidade mágica da Colômbia”, diz Vives. “Mal posso esperar para ver como a música se fundirá com as imagens e os personagens inspirados no ‘encanto’ dos colombianos”.
Rosé, do BLACKPINK, quebra recorde feminino na Billboard com "APT."
5 músicas do BIGBANG que você precisa conhecer
O sonho que Lisa, do BLACKPINK, precisou desistir para se tornar idol
Fãs pedem que Bang Si Hyuk deixe o cargo de presidente da HYBE
Afinal, o Burro de 'Shrek' aparece em 'Pinóquio'?
Min Hee Jin alega que recebeu mensagem de apoio de V, do BTS: 'Me emocionou'