Walt Disney e os projetos da Disneyland - Screen Archives/Getty Images
Walt Disney

Em 1960, Walt Disney planejou a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno

Descubra como foi a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960 em Squaw Valley, planejada inteiramente por Walt Disney

Daniela Bazi Publicado em 26/07/2024, às 09h41

Nesta sexta-feira, 26, a partir das 14h (horário de Brasília), será transmitida a cerimônia de abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos, sediada em Paris, capital da França. O evento, que marcará o início da esperada competição, promete ser histórica, por ser a primeira vez em que a abertura acontecerá fora de um estádio.

De acordo com os organizadores, todos os 10.500 atletas irão desfilar ao lado de suas delegações através de barcos no rio Sena, realizando um percurso de seis quilômetros, passando por alguns dos principais pontos turísticos da Cidade Luz, antes de desembarcarem no Trocadéro, onde serão realizados os elementos protocolares.

Geralmente, além dos momentos de protocolo, as cerimônias de abertura também são marcadas por apresentar um enorme espetáculo, repleto de música, arte e dança, que representam não apenas o espírito olímpico, mas também que apresentam ao mundo um pouco mais das belezas do país sede.

Todas as apresentações, normalmente, são coreografadas e organizadas por grandes nomes, que buscam criar o melhor show possível para o público mundial. Em 1960, por exemplo, os Jogos Olímpicos de Inverno, sediados em Squaw Valley, na Califórnia, Estados Unidos, as cerimônias de abertura, encerramento e o revezamento da tocha olímpica, foram planejados por um nome muito conhecido nos cinemas: Walt Disney.

Walt Disney em 1955 - Earl Theisen/Getty Images

 

Walt Disney e os Jogos Olímpicos de Inverno de 1960

Walt foi convidado para ser presidente do Comitê de Cerimônias dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960 apenas dois anos antes do evento, em 1958, pelo presidente do Comitê Organizador, Prentis Hale, durante um almoço nos estúdios Disney em Burbank.

Segundo o blog da The Walt Disney Family Museum, Disney acabou aceitando a proposta, porém, acabou dizendo mais tarde: "Eu não sabia no que estava me metendo!". Para ajudá-lo nessa empreitada, convocou grandes nomes da própria The Walt Disney Company, incluindo seu genro e diretor assistente do estúdio, Ron Miller, e o vice-presidente da Walt Disney Productions, Card Walker.

Como diretor de espetáculo, estava Tommy Walker, ex-líder de banda na University of Southern California e então Diretor de Relações com o Cliente na Disneylândia, que decidiu recrutar jovens músicos para participar da festividade. Com a supervisão de Dr. Charles Hirt, Diretor de Coral da University of Southern California, e o Diretor de Banda, Clarence Sawhill, foram selecionadas 18 bandas e 37 corais da Califórnia e Nevada, totalizando 3.680 alunos.

Visão geral da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960 / Crédito: Robert Riger/Getty Images

 

Para a decoração, Walt pediu para que seu amigo, artista, designer e Imagineer da Disney, John Hench, se inspirasse no costume grego de homenagear campeões olímpicos através de esculturas de mármore. Com isso, Hench projetou 30 estátuas de gelo com quase cinco metros, que seriam dispostas na Avenida dos Atletas e outros locais importantes.

Além disso, outras duas gigantes estátuas, com pouco mais de sete metros de altura, foram criadas para Torre das Nações, outro projeto de John, que seria o responsável por exibir os anéis olímpicos, e marcaria o local de preparação para as cerimônias de abertura e encerramento, além de também realizar as cerimônias de medalhas das competições.

Após muito trabalho e uma série de imprevistos, chegou o tão esperado dia da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1960: 18 de fevereiro. A equipe, no entanto, acabou sendo surpreendida com uma enorme nevasca, que quase resultou em uma enorme mudança.

Porém, Walt Disney se manteve firme, e pediu a todos para que continuassem, pois a situação climática iria melhorar — dito e feito. Com tudo pronto para começar, o céu clareou, a neve parou e o Sol apareceu, com os atletas entrando com uma salva de fogos de artifício, uma tradição utilizada até os dias atuais nos parques Disney.

Após a finalização, as “Olimpíadas da Disney” receberam ótimas críticas mundo afora, sendo chamadas como os "maiores jogos já realizados" pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional; "o maior show da Terra" pela Variety; e um evento que “você nunca verá algo desse tipo tão bem feito em sua vida" pelo Los Angeles Times.

 

História Disney Walt Disney Olimpíadas Jogos Olímpicos Jogos Olímpicos de Inverno

Leia também

5 músicas da Turma da Mônica


Ashton Irwin, do 5 Seconds of Summer, abre o coração sobre morte de Liam Payne


SM Entertainment anuncia filme em celebração aos 30 anos da empresa


5 cachorros favoritos das animações


Tom Hardy pede por combate entre Venom, Homem-Aranha e Hulk


Manu Colombo, a nova Magali, revela expectativas para 'Turma da Mônica — Origens’