Imagem promocional da personagem Ansiedade, de 'Divertida Mente 2' - Divulgação/Pixar
Divertida Mente 2

Divertida Mente 2: A Ansiedade também é a vilã da vida real?

Sendo um dos grandes destaques de 'Divertida Mente 2', novo filme da Pixar, descubra como a ansiedade atinge os adolescentes na vida real

Daniela Bazi Publicado em 19/06/2024, às 10h00

Amanhã, 20, chegará aos cinemas brasileiros o filme “Divertida Mente 2”, nova animação da Disney e Pixar que nos levará novamente à mente de Riley, que enfrentará grandes mudanças após a chegada de uma nova fase: a adolescência!

Agora, além de Alegria, Raiva, Nojinho, Tristeza e Medo, a sala de comando da garota que recém completou 13 anos também contará com a chegada das novas emoções Vergonha, Inveja, Tédio e Ansiedade. Relembre o trailer!

Com a divulgação das prévias que antecipam o esperado lançamento, muitos fãs passaram a se questionar sobre a possível nova vilã da trama: a Ansiedade. Isso porque, nos teasers revelados, podemos ver que, com a chegada da nova fase, a preocupação com o futuro passa a ser o grande problema de Riley.

Devido a essa enorme apreensão sobre o que ainda está por vir, em determinado momento, Ansiedade prende Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho, fazendo com que ela, ao lado de Inveja, Vergonha e Tédio, tomem conta da sala de controle, dando início a “Operação Nova Riley”.

Vergonha, Ansiedade, Inveja e Tédio, novas emoções de 'Divertida Mente 2' / Crédito: Divulgação/Pixar

 

Ansiedade na vida real

De acordo com a psicóloga Marjorie Rodrigues Wanderley (CRP-08/223050) do Serviço de Psicologia do Hospital Pequeno Príncipe, em entrevista à Revista Recreio, as mudanças emocionais são comuns com a chegada da adolescência, sendo muitas vezes reduzidas pelos adultos, que se referem a elas como “ficar emburrado, instável ou revoltado”. No entanto, a profissional destaca que a situação é muito mais complexa que isso.

“As diversas mudanças que ocorrem no cérebro, tanto no funcionamento quanto na estrutura, fazem com que possa acontecer uma montanha-russa emocional, sendo que novas emoções surgem, mais complexas, e também em maior intensidade. Essas mudanças não são um problema — muito pelo contrário, são necessárias para a formação de um cérebro adulto, preparado para os desafios dessa fase. Assim como o filme ilustra, novas emoções podem surgir, e outras já existentes podem ficar diferentes, mais intensas e complexas — culpa, ciúmes, inveja, vergonha, amor romântico e ansiedade, dentre muitas outras”, explica a psicóloga.
Cena da animação 'Divertida Mente 2' (2024) / Crédito: Divulgação/Pixar

 

Segundo Marjorie, “por mais que as mudanças no cérebro tenham uma boa parte da responsabilidade por essas novas emoções, também existe influência de vários outros fatores — sociais, econômicos, culturais, influência da mídia, relações familiares, rede de apoio, dentre outros. Tudo isso influencia não só no desenvolvimento de quadros de ansiedade, mas também em como cada adolescente vai lidar com esses sintomas”.

Vale destacar que a ansiedade é uma emoção natural do ser humano e extremamente saudável, sendo importante para “o autoconhecimento, motivação, criatividade, planejamento e para que possamos prever, adaptar ou evitar situações potencialmente perigosas”, conforme explica a psicóloga do Hospital Pequeno Príncipe. Além disso, ela também pode surgir como um sentimento positivo, como quando ficamos ansiosos por algo bom que está para acontecer.

Alegria e Ansiedade em 'Divertida Mente 2' (2024) / Crédito: Divulgação/Pixar

 

A ansiedade se torna uma preocupação quando a emoção passa a tomar uma proporção muito grande, atrapalhando nossa vida e virando uma patologia: o transtorno de ansiedade. Quando isso acontece, sintomas físicos podem ser desencadeados, como crises de ansiedade caracterizadas por falta de ar, batimento cardíaco acelerado, desorganização do pensamento ou, mudanças no padrão de sono e alimentação, conforme explica Marjorie.

Caso você esteja sentindo algo parecido, é de extrema importância realizar uma avaliação com um profissional da saúde capacitado, que irá analisar de forma ampla e individual a intensidade, duração, impacto, sintomas físicos e sofrimento relacionados a esses sintomas, para que seja dado o diagnóstico, e assim dar início ao melhor tratamento para seu caso, que pode incluir medicamentos, psicoterapia, atividades físicas ou diversas mudanças de estilo de vida.

É possível prevenir o transtorno de ansiedade?

Segundo Marjorie Rodrigues Wanderley, a criação dos filhos, desde os primeiros dias, pode ajudar na prevenção de um possível desenvolvimento dos sintomas de ansiedade no futuro. A profissional afirma que “aspectos da criação como calma, paciência, acolhimento e compreensão podem diminuir a probabilidade de que esses sintomas apareçam mais para frente”.

Novas emoções de 'Divertida Mente 2' / Crédito: Divulgação/Pixar

 

Além disso, a psicóloga destaca outro aspecto que também pode aumentam a probabilidade de desenvolvimento desses transtornos: a exposição ao excesso de estímulos.

“Tempo excessivo de tela, jogos hiper estimulantes, vídeos curtos passados rapidamente, e uma rotina cheia de tarefas a serem cumpridas, sem momentos de ócio e brincadeira livre, aumentam a probabilidade de desenvolvimento desses transtornos. Por fim, a própria saúde mental dos pais pode ter influência no desenvolvimento desses sintomas nos filhos — por vezes, a melhor forma de prevenir é os pais buscarem ajuda para lidar com seus sintomas de ansiedade, criando um ambiente propício para um desenvolvimento saudável”, finaliza.

“Divertida Mente 2” estará disponível nos cinemas brasileiros a partir do dia 20 de junho.

saúde filmes ansiedade Pixar animação Disney Divertida Mente Divertida Mente 2

Leia também

Novas fases? Juliano Enrico promete versão idosa de Irmão do Jorel


Conheça ou relembre 5 crossovers de Turma da Mônica


SEVENTEEN conquista novo recorde com álbum 'SPILL THE FEELS'


Além de Ursinho Pooh: 5 ursos favoritos das animações


Jungkook, do BTS, é visto em jantar com dois integrantes do SEVENTEEN


TWICE e mais: 5 atos de k-pop que devem realizar comeback até o fim do ano