Você sabia que 'A Pequena Sereia' foi crucial para o lançamento de 'A Bela e a Fera'? Conheça a história!
Redação Publicado em 28/02/2023, às 19h01 - Atualizado em 02/03/2023, às 18h42
Não é segredo para ninguém que, desde o seu lançamento em 1991, “A Bela e a Fera” se tornou um dos maiores sucessos da Disney. O longa, no entanto, estava engavetado nos arquivos da empresa desde a década de 1950 e quase chegou a ser descartado — mas foi salvo graças a um outro filme de princesa: “A Pequena Sereia”.
Durante uma entrevista para o portal The Hollywood Reporter, os diretores Trousdale e Wise, ao lado dos ex-presidentes da Disney Animation, Peter Schneider e Bill Lauch, os profissionais revelaram como o estrondoso sucesso do filme sobre a sereia Ariel impactou diretamente na produção da história de Bela.
Eles revelaram que, nos anos 50, o próprio Walt Disney tentou realizar a produção de “A Bela e a Fera”, mas acabou não dando muito certo e a trama foi arquivada.
“A história é que Walt Disney tentou fazer A Bela e a Fera nos anos 50, e eles chutaram a história, mas não conseguiram fazê-la funcionar, então a arquivaram. Estava em algum lugar no sótão do estúdio por muito tempo”, disse Trousdale.
Anos depois, o estúdio resolveu dar uma nova chance para a trama, contratando o animador Richard Purdum para desenvolver a história. Segundo Schneider, “mandamos Don Hahn com ele para Londres. Quando eles voltaram alguns meses depois e nos mostraram os primeiros 20 minutos, percebemos que tínhamos um problema”.
O problema se deu, pois, após conferirem o trecho apresentado, os profissionais não ficaram impressionados com o trabalho apresentado. Para o diretor Wise, “Acho que eles acharam que era muito lento, chato e nada divertido. Não era nem um musical naquele momento”.
Conforme dito por Bill Lauch durante a entrevista, enquanto os produtores discutiam o que deveria ser feito para que a animação não fosse um fiasco, eles simplesmente se perguntaram “Por que não estamos fazendo mais disso?”, em relação ao sucesso de “A Pequena Sereia”.
A frase teria sido o suficiente para que todos concordassem em mudar a trama, tentando utilizar um pouco da fórmula de sucesso apresentada no filme sobre Ariel na nova animação.
Vale lembrar que “A Pequena Sereia” não foi importante apenas para a criação de “A Bela e a Fera”, mas também para salvar a Disney de uma fase extremamente complicada, estabelecida logo após o falecimento de Walt Disney em 1966, conhecida popularmente pelos fãs como Era de Bronze, ou Era Sombria.
Nessa época, o estúdio passava por grandes problemas de estrutura narrativa em seus filmes, além de ter apresentado uma nova forma de animação que não foi muito recebida pelo público. O resultado foi que filmes como “Aristogatas”, “O Cão e a Raposa”, “O Caldeirão Mágico” e “As Aventuras do Ursinho Pooh” se tornaram grandes fracassos de bilheteria, sendo esquecidos por boa parte das pessoas.
No entanto, tudo mudou com a chegada de “A Pequena Sereia”, em 1989, que marcou o fim de uma época turbulenta e tumultuada, e o início da grandiosa Era da Renascença, uma das mais populares e adoradas pelos fãs. Além da trama de Ariel e Bela, esse período também é marcado por lançamento de obras como “Aladdin”, “O Rei Leão” e “Mulan”.
Antes de retornar à Londres, corpo de Liam Payne fez escala no Brasil
ITZY se iguala ao TWICE em recorde na Billboard
Quais são as músicas de 'Happy', primeiro álbum de Jin, do BTS?
Novo álbum de Jin, do BTS, desperta críticas a 'tendência' negativa no k-pop
Liam Payne terá cerimônia grandiosa para o funeral, afirma amigo do cantor
Não é mais em 2025? Retorno do BTS pode ter sido adiado por mais um ano