Cena de 'Peter Pan' (1953) - Reprodução/ Disney
Peter Pan

Diferenças entre a animação da Disney e a peça original de 'Peter Pan'

Descubra como a história de 'Peter Pan' pode ser diferente nas telonas e nos palcos

Redação Publicado em 24/04/2023, às 14h15

Dos palcos foi às páginas e às telonas — estamos falando de ‘Peter Pan’, narrativa que surgiu como peça de teatro criada por J.M Barrie no ano de 1904, e que foi transformada em uma história para ser lida nos livros em 1911, contando ainda com sua primeira versão cinematográfica produzida em 1953 pela Disney com o lançamento de uma animação com o mesmo título.

No entanto, o que alguns podem não saber, é que por se tratar de uma adaptação, a trama protagonizada pelo menino que nunca cresce conta com algumas diferenças entre a versão original e a que chegou aos cinemas sob o selo Disney, conforme aponta o site Screenrant.

Pensando nisso, apresentamos abaixo 5 entre as principais mudanças vistas nas duas obras. Confira!

1. Mocinho ou vilão?

Crédito: Reprodução/Disney

 

No filme da Casa do Mickey, Peter Pan é um garoto rebelde e aventureiro que mora na Terra do Nunca e é visto como uma espécie de herói pelos Meninos Perdidos. No entanto, na peça, ele é o grande vilão da história, já que sequestrava as crianças enquanto elas dormiam em suas camas.

Agora, você deve estar se perguntando: “Mas e o Capitão Gancho? Existiam dois vilões no enredo?”. Bom, a verdade é que o antagonista que usa um gancho no lugar de sua mão foi adicionado a peça algum tempo depois por uma necessidade, isso porque, enquanto o cenário era mudado no palco, era preciso ter um personagem teatral para distrair o público.

2. Princesa Tigrinha é realmente salva?

Crédito: Reprodução/Disney

 

Na peça, a batalha em que Princesa Tigrinha é usada como isca por Capitão Gancho para atrair Peter Pan, termina de forma trágica. Diferente da animação, ela não é salva por Peter, já que ele está gravemente ferido e não consegue voar.

3. O presente de Capitão Gancho

Crédito: Reprodução/Disney

 

Na animação, Capitão Gancho envia uma bomba disfarçada de presente para Peter Pan, o que faz com que Sininho se machuque ao tentar salvar o menino da explosão, ainda que todos saiam vivos da empreitada do vilão.

Na peça, as coisas acontecem de outra forma. Isso porque, não há explosões e presentes, aqui o vilão tenta envenenar Peter. Novamente, o menino tem sua vida salva por Sininho, que bebe o líquido em seu lugar mas que quase é levada à morte, sendo salva apenas por que Peter pediu às crianças que sonham com Neverland que batessem palmas para mostrar que acreditam em fadas.

4. O final do Capitão Gancho

Crédito: Reprodução/Disney

 

A clássica perseguição de Tic Tac ao Capitão Gancho tem um triste desfecho na versão original, terminando com o vilão sendo devorado pelo incansável crocodilo.

5. O destino dos Meninos Perdidos

Crédito: Reprodução/Disney

 

Após Wendy e seus irmãos voltarem para a casa e contarem aos seus pais sobre as aventuras que viveram na Terra do Nunca, o senhor e a senhora Darling resolvem fornecer um novo lar aos Meninos Perdidos, já que adotam todos eles de uma única vez.

Entretenimento animação Disney Filme Peter Pan peça

Leia também

Novas fases? Juliano Enrico promete versão idosa de Irmão do Jorel


Conheça ou relembre 5 crossovers de Turma da Mônica


SEVENTEEN conquista novo recorde com álbum 'SPILL THE FEELS'


Além de Ursinho Pooh: 5 ursos favoritos das animações


Jungkook, do BTS, é visto em jantar com dois integrantes do SEVENTEEN


TWICE e mais: 5 atos de k-pop que devem realizar comeback até o fim do ano