Acha que não sabe o que é o R&B? Então, prepare-se para uma surpresa: você já escutou músicas desse tipo sem saber do que se tratava!
Letícia Yazbek Publicado em 09/12/2021, às 15h36 - Atualizado às 15h38
Primo do jazz
O R&B (Rhythm and Blues) surgiu nos Estados Unidos, no fim da década de 1940, e é considerado um ritmo derivado do blues – estilo que surgiu no fim do século 19 a partir das canções populares dos negros.
Troca de ideias
Uma das principais influências recebidas pelo R&B veio do jump blues, um estilo mais acelerado, tocado por pequenos grupos, usando instrumentos como bateria, saxofone, trompete, guitarra e contrabaixo. Mas o R&B também foi influenciado (e influenciou) o jazz, ajudando a formar o hard bop (tipo de jazz acelerado e agressivo).
O blues também pode ser considerado o ritmo que deu origem ao jazz. Apesar das semelhanças, os dois têm diferenças: o blues costuma ser mais lento e seguir o mesmo padrão, enquanto o jazz é mais alegre e cheio de improvisos.
Mesmos artistas
Nas décadas de 1950 e 1960, vários músicos de jazz gravavam R&B. As bandas que acompanhavam Jay McShann, Tiny Bradshaw e Johnny Otis, por exemplo, tocavam os dois estilos. Muddy Waters, um dos melhores guitarristas de todos os tempos, foi destaque do R&B naquela época.
Reviravolta
O termo R&B parou de ser usado no fim dos anos 1960, mas ressurgiu por volta de 1980, quando passou a ser visto como a música negra norte-americana, com batidas do pop, hip hop, funk e rock. Marvin Gaye, Prince, Stevie Wonder, Michael Jackson, Whitney Houston, entre outros, transformaram o R&B em música pop, fazendo muito sucesso.
O álbum Thriller (1982), de Michael Jackson, é voltado para o R&B – e o disco mais vendido de todos os tempos (cerca de 60 milhões de cópias). Outro álbum importante para o estilo foi Control, de Janet Jackson (irmã de Michael), em 1986.
R&B ou rock?
Durante os anos 1960, o R&B ficou muito popular nos Estados Unidos e no Reino Unido. Vários grupos de rock adotaram o estilo, como Rolling Stones. Naquele período, os dois estilos se misturaram tanto que chegaram a ser tratados como um ritmo só!
Batida eletrônica
Nos anos 1990 e 2000 surgiram diversos artistas de R&B com diferentes estilos – mais voltados para o rock, pop ou hip hop. O eletrônico também faz parte do R&B, que ganhou sintetizadores e até softwares de composição. Rihanna, Beyoncé, Bruno Mars, Alicia Keys e Mariah Carey são artistas do R&B contemporâneo.
Procurando Nemo: O fato inusitado sobre o peixe-palhaço que o filme ignorou
'Vão se surpreender', diz chefe criativo da Disney sobre 'Frozen 3'
Em live, Rosé, do BLACKPINK, divulga spoilers do novo álbum 'rosie'
Lady Gaga irá participar da segunda temporada de Wandinha
ADOR confirma recebimento de aviso legal do NewJeans: 'Estamos analisando'
Jin, do BTS, confirma primeira apresentação solo no 'The Tonight Show'