Descubra alguns fatos curiosos sobre 'Caverna do Dragão', a animação que adapta o universo do jogo de RPG, "Dungeons & Dragons"
Izabela Queiroz Publicado em 17/12/2024, às 17h26
História situada em um mundo diferente chamado Reino, "Caverna do Dragão" foi lançada em 1985 para apresentar Eric, Bobby, Presto, Hank, Diana e Sheila, quinteto que acaba chegando ao local após, acidentalmente, atravessarem um portal mágico dentro de um brinquedo de um parque de diversões.
Na animação, os cinco amigos acabam guiados pelo Mestre dos Magos, que promete ajudar as crianças a voltar para casa. Lá, eles ganham habilidades, roupas e armas diferentes e, nos 27 episódios lançados, enfrentam diversas batalhas contra criaturas magicas e poderosas, assim como precisam se manter atentos aos planos do grande vilão, o Vingador, que deseja dominar o Reino.
Ainda amado pelos fãs, o título, que é uma adaptação do universo do jogo de RPG da década de 1970, "Dungeons & Dragons", guarda diversas curiosidades que podem ter caído no esquecimento, afinal, a trama foi lançada há 40 anos; relembre:
Sabia que grandes nomes das HQs podem ser encontrados nos créditos da animação? Isso porque, o roteiro de "Caverna do Dragão" tem Mark Evanier, criador da animação "Garfield e seus Amigos" e co-autor das aventuras de "Groo, o Errante", além de Paul Dini (o criador da Arlequina) e Steve Gerber (responsável por Howard, o Pato) como escritores da série.
O episódio piloto é responsável por contextualizar a audiência sobre a premissa da série/filme, apresentando o universo e os personagens — mas ele nunca existiu na trama que adapta D&D.
Nesse caso, a apresentação é feita pela abertura do desenho, a qual é exibida sempre antes de um novo episódio. Relembre:
Ao longo da série, é revelado que, quando chegam no Reino, as crianças ganham classes que representam os papéis que desempenham naquele universo, afinal, Hank se torna um patrulheiro, Eric vira um cavaleiro, Diana uma acrobata, Presto age como um mago e Bob é um bárbaro.
Mas, já reparou que Sheila nunca tem a classe revelada? Bom, não explicitamente pelo menos. Isso porque, ela é uma ladina, traduzida na época como ladra, e para que não houvesse críticas dos pais sobre a influência que a personagem poderia causar nas crianças com tal categoria, essa informação foi velada o máximo possível.
Sim! Em um dos planos para roubar as armas das crianças e assim ter a chance de derrotar Tiamat, o temido dragão de cinco cabeças, e dominar o Reino, o Vingador acaba usando uma tática diferente no episódio "Apagando-se o Tempo" ao ajudar a salvar um piloto nazista para que a Alemanha a vencesse a Segunda Guerra e o mundo do quinteto fosse alterado, não permitindo que eles retornassem.
No entanto, os amigos acabam encontrando o piloto e, ao se tornarem amigos dele, acabam mudando o final esperado por Vingador, já que o piloto desiste da guerra.
A série nunca teve um final! O episódio que deveria encerrar a trama, intitulado "Réquiem", foi escrito e futuramente teve o roteiro divulgado por Michael Reaves, mas nunca saiu do papel.
Ainda assim, quatro décadas depois, isso está prestes a mudar! Isso porque a trama que colocará um ponto final na história nascerá da parceria com a Ogilvy Brasil e a Hasbro, conforme revelado pelo Jovem Nerd na CCXP24, onde ganhará forma por meio de uma animação em stop motion.
Sem data de estreia definida, o capítulo revelado como "O Episódio Perdido" já tem trailer; assista!
Caverna do Dragão: Relembre quem são os personagens
Produção de Sonhos: Quem são os personagens da série de Divertida Mente?
Clipe de 'APT.', de Rosé com Bruno Mars, conquista recorde de views no YouTube
The White Lotus: Tudo o que você precisa saber sobre a participação de Lisa, do BLACKPINK
YG Entertainment nega acusações contra Mino, do WINNER, sobre alistamento
Wicked: Tudo o que você precisa saber sobre a segunda parte do filme