Descubra qual é a história de uma das peças fundamentais para a existência do universo Barbie
Izabela Queiroz Publicado em 20/07/2023, às 15h56
Nesta quinta-feira, 20, estreia nos cinemas “Barbie”, o aguardado live-action da boneca da Mattel que tem Margot Robbie no papel principal. A trama comandada por Greta Gerwing ainda traz em seu elenco grandes nomes de Hollywood como Ryan Gosling, Emma Mackey, Simu Liu, Will Ferrell, Helen Mirren e outros. Relembre o trailer.
Além deles, outra atriz chama atenção por seu papel na trama. Estamos falando de Rhea Perlman, que interpreta a empresária Ruth Handler, personagem responsável por ajudar a boneca principal da trama em dois grandes momentos decisivos para a sua história na Barbielândia e no mundo real.
Ruth Marianna Handler nasceu em Denver, Colorado (EUA) em 1916, onde não brincava de bonecas, mas sim, ajudava sua irmã em uma loja, dando as primeiras pistas de que já havia encontrado aquilo que transformaria a sua vida, como explica uma reportagem da CBS News.
Quando tinha 16 anos, conheceu Elliot Handler, com quem se casou em 1937. Os dois se mudaram para Los Angeles e foi na cidade da Califórnia que o rumo profissional de Ruth começou a ganhar forma após se tornar sócia de seu marido.
Isso porque, a dupla começou a empreender mediante uma companhia com foco em mobília corporativa e familiar, visto que Elliot fabricava móveis. Essa experiência que os preparou para entender como funciona o mercado de vendas e para a próxima grande aposta dos dois: a abertura da Mattel, como explica o portal CNN.
Mas, antes de se tornar a grande e variada fábrica de brinquedos, a Mattel sugiu como uma empresa que produzia apenas porta-retratos e móveis para casas de bonecas, criada em 1945 por Elliot e seu sócio e amigo Harold Matson.
No entanto, as coisas começaram a mudar através do olhar inovador de Ruth. Isso porque, enquanto sua filha brincava com bonecas de papel, ela observou que a menina gostava de trocar as roupas de seus brinquedos e colocá-los em histórias comuns em que eles tinham diferentes profissões.
Com isso, Ruth decidiu criar uma boneca que tivesse a aparência de uma pessoa adulta. A ideia era bastante inovadora para a época, visto que até então, esse tipo de brinquedo não contava com variações, tendo sempre a aparência de pequenos bebês, o que consequentemente levava as crianças a sempre repetir a brincadeira de que eram pais cuidando de seus filhos.
Assim, em 9 de março 1959, na American International Toy Fair, em Nova York, a Mattel lançou a Barbie, boneca adulta que surgiu com seu clássico maiô preto e branco e que recebeu esse nome em homenagem a sua musa inspiradora, a filha dos Hendler, Barbara (que tinha como apelido Barbie).
Foi também Ruth que criou o eterno namorado da Barbie: Ken. Assim como sua amada, o boneco fashionista recebeu este nome devido ao segundo herdeiro dos fundadores da Mattel, que se chamava Kenneth Handler. Dessa forma, o Ken e Barbie da vida real são irmãos.
Vale lembrar que quando Barbie foi criada, não era comum que as mulheres exercem cargos elevados em empresas, sendo assim, através de sua história e dos ideais postos em Barbie, Ruth, então, foi uma das mensageiras de uma grande e valiosa lição: as meninas podem ser e vestir aquilo que quiserem.
A empresária faleceu em 2002, em Los Angeles, após ter complicações pós-operatórias para a retirada de um câncer de cólon do útero.
5 curiosidades sobre as músicas dos filmes de princesa da Disney
Relembre a relação entre Liam Payne e o Brasil
Qual era a idade dos membros do BTS quando debutaram?
HYBE atualiza fãs sobre futuras atividades do BTS
O personagem da Pixar que foi inspirado em um grande artista de Hollywood
Além de Venom: 5 vilões das histórias de Homem-Aranha