Concept photo de Moonbin para o terceiro full-album do ASTRO, o "Drive to the Starry Road" - Divulgação/ Fantagio
K-POP

5 idols de k-pop que nos deixaram cedo demais

Em decorrência a problemas de saúde mental ou acidentes, os fãs de k-pop já tiveram que se despedir muito cedo de grandes idols; relembre 5 deles!

Izabela Queiroz Publicado em 29/10/2024, às 15h44

A vida dos idols de k-pop nem sempre é cercada apenas de glamour e sucesso, há muitas dificuldades que os artistas do gênero enfrentam que são ofuscadas pelo brilho dos holofotes e que podem afetar as vidas dos grupos e solistas, algumas das vezes, causando ou aumentando situações que acabam os tirando do caminho que tanto sonharam em trilhar.

Em outras situações, o desejo de estar nos palcos e conquistar fãs dos mais variados lugares do mundo é interrompido por algum acontecimento súbito que, por algum motivo, não poderia ser evitado. Foi pensando em ocorrências como essa que a RECREIO reuniu uma lista com 5 idols de k-pop que nos deixaram cedo demais; confira:

1. EunB e Rise, do Ladies' Code

EunB e RiSe em concept photos para 'Set Me Free' / Crédito: Divulgação/Polaris Entertainment

 

Em 3 de setembro de 2014, o grupo Ladies' Code sofreu um grave acidente. O conjunto voltava para Seul após um show em Daegu, cidade da Coreia do Sul, quando a roda traseira do carro em que estavam se desprendeu do veículo. Em seguida, o automóvel colidiu com uma barra de proteção na estrada.

A primeira perda confirmada foi de EunB, que assim como o motorista do veículo, faleceu na hora. Ela tinha apenas 21 anos. RiSe e Sojung, ficaram gravemente feridas e, dentre elas, RiSe foi a única que não conseguiu sobreviver, tendo o óbito confirmado 4 dias após o acidente, aos 23 anos.

2. Jonghyun

Kim Jonghyun / Crédito: Divulgação/SM Entertainment

 

Membro do SHINee, Jonghyun tinha apenas 27 anos quando foi encontrado inconsciente em sua casa em 18 de dezembro de 2017. O idol morreu após sofrer uma parada cardíaca no hospital, chocando toda a indústria musical que, em peso, lamentaram a perda do vocalista que permaneceu no grupo por nove anos.

Após a morte, uma carta de despedida escrita pelo idol foi revelada pela amiga de Jonghyun e cantora Jang Hee-yeon, do grupo Dear Cloud, onde, no conteúdo escrito, é possível notar que o eterno membro do SHINee vivia em depressão.

Um trecho diz:

Estou quebrado por dentro. A depressão que lentamente foi me destruindo, já me devorou, e não consegui superá-la. É incrível o quanto dói. Ninguém está mais atormentado, nem debilitado do que eu.

Na época, o SHINee, que já lidava com um processo criminal contra Onew, quase disbandou. Ainda assim, eles persistiram e, em 2018, lançaram uma canção em homenagem a Jonghyun: “Our Page” (em coreano a música é traduzida como “As palavras que você deixou pra trás”). No MV, Onew, Key, Minho e Taemin surgem ao lado de um espaço vago ocupado apenas por um quinto microfone.

3. Sulli

Sulli /Crédito: Keipher McKennie/WireImage/Getty Images

 

Amiga de Jonghyun, Choi Jin-ri, mais conhecida como Sulli, se tornou conhecida após debutar no grupo f(x). Ela, que havia deixado a formação em 2015 para se dedicar a carreira de atriz, foi encontrada já sem vida em sua casa, localizada próxima a Seul, na Coreia do Sul, em 2019.

Com a morte confirmada, a delegacia de Seongnam, que apurou as circunstâncias da morte da idol, revelou que havia evidências que ela sofria de depressão. Além disso, a notícia da morte de Sulli veio à tona após a cantora e atriz denunciar agressões verbais e ameaças que sofria em ambientes virtuais devido ao seu apoio as causas feminista, algo que no país sul-coreano não é bem-visto devido ao conservadorismo que se mantém forte no âmbito social do local.

4. Goo Hara

Concept teaser image de Goo Hara para 'Alohara' - Divulgação/DSP Media

 

Apenas seis semanas após o falecimento de Sulli, o mundo do k-pop foi abalado por mais uma perda: Goo Hara, membro do KARA, cuja morte é datada em 24 de novembro de 2019. Assim como a colega de profissão e amiga pessoal, Sulli, a artista já havia comentado com os fãs, através das redes sociais, que estaria enfrentando cyberbulling, além de ter reclamado de assédio.

Um dia após a morte, Lee Yong-pyo, comissário da Agência de Polícia Metropolitana de Seul, disse a mídia loca (via G1), que "um bilhete manuscrito pessimista a respeito de sua vida foi encontrado em uma mesa da sala de estar", o que trouxe novamente a tona discussões sobre a pressão que os artistas enfrentam tanto na indústria do k-pop quanto na sociedade sul-coreana, cujos efeitos são observados na saúde mental dos artistas.

Assim como no SHINee, o KARA também seguiu com as atividades após a perda da artista. Inclusive, o lançamento mais recente do grupo, "Hello", single divulgado em 16 de julho deste ano, conta com a voz de Goo Hara.

5. Moonbin 

Moobin /Crédito; Divulgação/ Fantagio

 

Modelo, ator e idol, a indústria do K-pop recebeu Moonbin oficialmente em 2016, quando ele debutou no grupo ASTRO. Moonbin marca uma das perdas mais recentes da indústria fonográfica, afinal, o idol teve seu falecimento confirmado em 19 de abril de 2023, pela Fantagio, empresa responsável por sua carreira. O artista foi encontrado sem vida por seu manager em sua casa no distrito de Gangnam, localizado na Coreia do Sul.

A morte mobilizou fãs e artistas, que prestaram homenagens públicas a Moonbin por meio de cartas, presenças em memoriais e até mesmo em menções em programas e agradecimentos em premiações, deixando claro que o idol ainda vive nos corações e pensamentos daqueles que, pessoalmente ou através de seu trabalho, o puderam conhecer.

Leia também: Relembre a carreira de Moonbin, do ASTRO

 

astro k-pop SHINee Moonbin idols KARA Goo Hara Sulli Jonghyun

Leia também

Rosé, do BLACKPINK, quebra recorde feminino na Billboard com "APT."


5 músicas do BIGBANG que você precisa conhecer


O sonho que Lisa, do BLACKPINK, precisou desistir para se tornar idol


Fãs pedem que Bang Si Hyuk deixe o cargo de presidente da HYBE


Afinal, o Burro de 'Shrek' aparece em 'Pinóquio'?


Min Hee Jin alega que recebeu mensagem de apoio de V, do BTS: 'Me emocionou'