BoA em imagem teaser de “Forgive Me” - Divulgação/SM Entertainment
K-POP

5 idols de k-pop que iniciaram importantes tendências

Descubra 5 tendências populares na indústria da música sul-coreana criadas por diferentes idols de k-pop ao longo das últimas décadas

Izabela Queiroz Publicado em 20/08/2024, às 17h40

O k-pop surgiu na década de 1990 e, desde então, passou por diversas mudanças, transformações e adições. Dentre essas, estão as tendências seguidas pelos grupos e solistas, que surgiram através do pioneirismo de outros artistas do gênero, como os vídeos de dance practice ou a inserção de membros de diferentes nacionalidades em uma mesma formação, por exemplo.

Pensando nesses casos, a RECREIO reuniu uma lista com 5 idols de k-pop que criaram tendências que são seguidas até hoje na indústria da música sul-coreana. Confira:

1. Onew, Jonghyun, Key, Minho e Taemin (SHINee)

Onew, Jonghyun, Key, Minho e Taemin, do SHINee, foram responsáveis por popularizar o dance practice, que nada mais são que vídeos onde os idols aparecem nas salas de práticas das agências que gerenciam suas carreiras, ensaiando a coreografia de algum novo lançamento.

No caso do grupo, eles lançaram o primeiro dance practice da história do k-pop com 'Lucifer', do álbum homônimo lançado em 2010. O vídeo foi publicado em 3 de agosto do mesmo ano de divulgação do disco, e hoje conta com quase 30 milhões de visualizações.

2. BoA

BoA em imagem teaser de “Forgive Me” /Crédito: Divulgação/SM Entertainment

 

Apelidada de "Rainha do K-pop", BoA debutou com o lançamento do álbum “ID; Peace B”, em 25 de agosto de 2000, pela SM Entertainment, meses antes de seu aniversário de 14 anos. Ela foi a primeira artista coreana a estourar no mercado japonês ao lançar o seu primeiro álbum japonês, “Listen To My Heart”, em 2002, visto que esse se tornou o primeiro disco de um artista coreano a vender mais de um milhão de cópias no Japão.

Com o sucesso na Terra do Sol Nascente, não demorou para ela expandir seu alcance para outros países, já que com o lançamento de “Every Heart”, canção que se tornou um dos temas mais conhecidos do anime “Inuyasha,” e outras faixas que fizeram parte das trilhas sonoras de animações japonesas, a artista ganhou fãs internacionais ao redor de todo mundo.

Ela, que é considerada uma das maiores artistas da Ásia, se tornou a primeira artista coreana a entrar na principal parada de álbuns da Billboard dos Estados Unidos, o Billboard 200, e devido aos seus diversos feitos repletos de pioneirismo, é considerada uma das líderes da Hallyu — a onda coreana responsável por levar a cultura da Coreia do Sul para o resto do mundo.

3. Hangeng (Super Junior)

Hangeng, membro do Super Junior /Crédito: Divulgação/SM Entertainment

 

Han Geng, do Super Junior, foi o primeiro estrangeiro a debutar na indústria de K-pop. Ele, que nasceu em Mudanjiang, na China, e permitiu que as formações seguintes incluíssem membros de outras nacionalidades, como o chinês Lay, que faz parte do EXO, o tailandês BamBam, no GOT7, a taiwanesa Tzuyu, do TWICE, a brasileira Leia, que já fez parte do BLACKSWAN, e tantos outros.

4. Chaeyeon (DIA/I.O.I)

Chaeyeon foi primeira idol a protagonizar o momento final de uma apresentação de k-pop chamado “ending fairy”, onde a câmera foca no rosto de um dos artistas do palco enquanto eles fazem diferentes poses. Isso aconteceu enquanto a idol fazia parte do I.O.I, durante uma apresentação em grupo de “Into The New World”, do Girls' Generation; relembre!

8 years ago today, Chaeyeon invented the ending fairy trend in kpop pic.twitter.com/71orVH1Ssd

— 📁 (@diafiles) February 11, 2024

5. Solar (MAMAMOO)

Criado pela Dingo, o Killing Verse é um segmento no canal onde rappers podem cantar ao vivo uma seleção de alguns de seus melhores sucessos. Devido à qualidade do quadro, Solar, do MAMAMOO, se convidou para participar de um especial com o grupo, mas o pedido foi negado, pois apenas cantores de rap eram escolhidos para demonstrar suas habilidades em tempo real.

Ainda assim, o pedido gerou a criação do Killing Voice, onde o MAMAMOO foi o primeiro grupo participante em 2020, abrindo portas para performances de grupos como EXO, TWICE, Red Velvet, ATEEZ, SEVENTEEN, e tantos outros ao longo dos últimos quatro anos.

just so funny to me how mamamoo, specifically solar, basically invited themselves lol HAHAHA solar wanted to be on killing verse but because it's for rappers, dingo made killing voice instead 😂pic.twitter.com/xVVwddKvDm https://t.co/R509VR1xyX

— via ❖ \\ᵛ ⑰ (@solar_blues) April 17, 2024

 

Coreia do Sul SUPER JUNIOR k-pop hallyu SHINee BoA Solar MAMAMOO

Leia também

Novas fases? Juliano Enrico promete versão idosa de Irmão do Jorel


Conheça ou relembre 5 crossovers de Turma da Mônica


SEVENTEEN conquista novo recorde com álbum 'SPILL THE FEELS'


Além de Ursinho Pooh: 5 ursos favoritos das animações


Jungkook, do BTS, é visto em jantar com dois integrantes do SEVENTEEN


TWICE e mais: 5 atos de k-pop que devem realizar comeback até o fim do ano