James Gunn explica novo DCU e revela diferenças em relação à Marvel
James Gunn, diretor de 'Superman' e da DC Studios, compara novo DCU a Game of Thrones e Star Wars, e explica diferença em relação à Marvel

Em entrevista à Interview Magazine, James Gunn, diretor de ‘Superman’ e atual chefe do DCU, explicou como pretende conduzir o novo universo da DC nos cinemas e na TV. O cineasta destacou que o foco principal serão as histórias individuais, sem a obrigatoriedade de que tudo esteja interligado, em contraste com o modelo da Marvel Studios.
“Para mim, é muito mais como o mundo de Game of Thrones ou Star Wars, porque estamos construindo um universo e então escolhendo pequenos pedaços dele e contando histórias individuais desse universo”, afirmou Gunn. Segundo ele, o objetivo não é fazer todas as produções se cruzarem o tempo todo, mas permitir que cada narrativa tenha força própria.
Essa não é a primeira vez que o diretor cita ‘Game of Thrones’ como referência. Em 2024, ele já havia mencionado a série da HBO como inspiração, reforçando também a influência de ‘Star Wars’. “Eu me inspiro muito em Star Wars, Game of Thrones e outras coisas que contam diferentes histórias dentro da mesma continuidade. Não é sobre contar apenas uma história”, declarou na ocasião.
Mais sobre ‘Superman’
O primeiro grande projeto dessa nova fase é o filme ‘Superman’, que marca a estreia de David Corenswet no papel do herói. O elenco traz ainda Rachel Brosnahan como Lois Lane, Nicholas Hoult como Lex Luthor, Skyler Gisondo como Jimmy Olsen e Wendell Pierce como Perry White.
A produção ainda conta com Nathan Fillion como Lanterna Verde Guy Gardner, Isabela Merced interpreta a Mulher-Gavião, Edi Gathegi vive o Sr. Incrível e Anthony Carrigan assume o papel de Metamorfo, enquanto María Gabriela De Faría dá vida à Engenheira, que estará presente futuramente em ‘The Authority’.
Gunn escreveu e dirigiu ‘Superman’, que tem foco em um Clark Kent mais jovem, logo após deixar Smallville e iniciar sua carreira como repórter no Planeta Diário. O longa mostra também seus primeiros passos como herói em Metrópolis, mas não é uma história de origem clássica.
Vale lembrar que o filme chega as plataformas de streaming para compra e aluguel no dia 24 de agosto.