5 doramas com famílias inusitadas para você conhecer
Conheça cinco produções sul-coreanas que apresentam que família nem sempre é formada apenas por pessoas de mesmo sangue!

Em meio a histórias de amor, intrigas e superação, um gênero de produções sul-coreanas tem se destacado por sua abordagem sensível sobre as relações humanas, os doramas que redefinem o significado de família. Diferente das representações tradicionais, essas tramas exploram a ideia de que os laços familiares não se limitam à biologia ou ao parentesco, mostrando que um lar pode ser criado por pessoas que se escolhem para compartilhar a vida, seja em uma comunidade unida, um grupo de amigos ou um time de colaboradores.
Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista de k-dramas nos quais os protagonistas possuem “uma família inusitada”!
1. Uma Família Inusitada

‘Family by Choice’ acompanha três jovens, Kim San Ha, Yoon Ju Won e Kang Hae Jun, que cresceram juntos e se consideram irmãos, apesar da ausência de laços biológicos. Apresentando a complexidade da vida adulta e mostrando que a amigos também são família, o drama sustenta a narrativa de que família é uma construção baseada em solidariedade, apoio incondicional e afeto genuíno.
Sinopse: “Apesar de não serem parentes, Kim Sanha (Hwang In Youp), Yoon Juwon (Jung Chaeyeon) e Kang Haejun (Bae Hyeonseong) foram criados juntos por Jeongjae (Choi Won Young), pai de Juwon, e Daeuk (Choi Moo Sung), pai de Sanha, que fizeram o possível para proporcionar ao trio uma infância feliz apesar dos traumas passados. Quando adultos, Sanha e Haejun saem atrás de suas famílias biológicas, fazendo Juwon sentir-se abandonada. Dez anos depois, os três se reencontram, mas as coisas não são mais as mesmas. Agora, eles terão de aprender a esquecer as mágoas do passado, e os meninos terão que lidar com os sentimentos que nutrem por Juwon.”
Onde assistir: Viki.
2. A Caminho do Céu

Em dez episódios estrelados por Lee Je Hoon, Tang Jun Sang e Hong Seung Hee, ‘A Caminho do Céu’ gira de Geu Ru, um jovem portador da síndrome de Asperger que, após a morte de seu pai, conhece seu tio Sang Gu, um ex-criminoso que ele nunca tinha visto antes, que detém sua guarda. Juntos eles assumem a empresa que auxilia na superação de trauma, ajudando a limpar os pertences de entes falecidos e entregá-los para os parentes, enquanto tentam superar a perda que passaram.
Sinopse: “Existe vida nos pertences de quem já faleceu. Um jovem detalhista e seu tio descobrem e relatam essas histórias para aqueles que ficaram.”
Onde assistir: Netflix.
3. Navillera

Lançada em 2021, ‘Navillera’ ressignifica o sentindo em torno de família ao apresentar a relação de Shim Deok Chul (Park In Hwan), um carteiro aposentado de 70 anos que decide correr atrás do sonho de se tornar um bailarino, mesmo não recebendo o apoio de sua família. Na academia de dança, ele conhece Lee Chae Rok (Song Kang), um dançarino que perdeu a mãe bailarina na infância. Quase desistindo de sua carreira, o protagonista muda os pensamentos do jovem.
Sinopse: “O balé une dois homens de idades e realidades diferentes, mas igualmente difíceis. Por esse sonho, vale tudo.”
Onde assistir: Netflix.
4. Hometown Cha Cha Cha

‘Hometown Cha Cha Cha’ redefiniu a noção de família ao apresentar uma comunidade inteira na vila de Gongjin como uma rede de apoio. A trama, que se desenrola com a chegada da dentista Yoon Hye Jin (Shin Mina) e sua relação com o faz-tudo Hong Du Sik (Kim Seon Ho), demonstra que os laços familiares não se limitam ao sangue, mas se baseiam em cuidado e apoio mútuo.
Sinopse: “Uma dentista da cidade grande abre um consultório em um vilarejo litorâneo e conhece um faz-tudo que é o extremo oposto dela. Agora tudo pode acontecer.”
Onde assistir: Netflix.
5. Itaewon Class

‘Itaewon Class’ segue a jornada de Park Saero Yi (Park Seo Joon) e seu grupo de amigos na luta contra o Jangga Group, mostrando que família é formada por laços de lealdade e apoio mútuo, não apenas por sangue. No bar-restaurante DanBam, o protagonista e seus aliados, que incluem personagens marginalizados pela sociedade, encontram um refúgio e o alívio do pertencimento.
Sinopse: “Em um animado bairro de Seul, um ex-presidiário e seus amigos precisam encarar uma concorrência poderosa para concretizar o sonho de ter um bar de rua.”
Onde assistir: Netflix.