5 doramas com famílias inusitadas para você conhecer

Conheça cinco produções sul-coreanas que apresentam que família nem sempre é formada apenas por pessoas de mesmo sangue!

Cena de 'Navillera' (2021) - Divulgação/tvN

Em meio a histórias de amor, intrigas e superação, um gênero de produções sul-coreanas tem se destacado por sua abordagem sensível sobre as relações humanas, os doramas que redefinem o significado de família. Diferente das representações tradicionais, essas tramas exploram a ideia de que os laços familiares não se limitam à biologia ou ao parentesco, mostrando que um lar pode ser criado por pessoas que se escolhem para compartilhar a vida, seja em uma comunidade unida, um grupo de amigos ou um time de colaboradores.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista de k-dramas nos quais os protagonistas possuem “uma família inusitada”!

1. Uma Família Inusitada

Cena de ‘Family by Choice’ (2021) – Divulgação/JBTC

‘Family by Choice’ acompanha três jovens, Kim San Ha, Yoon Ju Won e Kang Hae Jun, que cresceram juntos e se consideram irmãos, apesar da ausência de laços biológicos. Apresentando a complexidade da vida adulta e mostrando que a amigos também são família, o drama sustenta a narrativa de que família é uma construção baseada em solidariedade, apoio incondicional e afeto genuíno.

Sinopse: “Apesar de não serem parentes, Kim Sanha (Hwang In Youp), Yoon Juwon (Jung Chaeyeon) e Kang Haejun (Bae Hyeonseong) foram criados juntos por Jeongjae (Choi Won Young), pai de Juwon, e Daeuk (Choi Moo Sung), pai de Sanha, que fizeram o possível para proporcionar ao trio uma infância feliz apesar dos traumas passados. Quando adultos, Sanha e Haejun saem atrás de suas famílias biológicas, fazendo Juwon sentir-se abandonada. Dez anos depois, os três se reencontram, mas as coisas não são mais as mesmas. Agora, eles terão de aprender a esquecer as mágoas do passado, e os meninos terão que lidar com os sentimentos que nutrem por Juwon.”

Onde assistir: Viki.


2. A Caminho do Céu

Imagem promocional do k-drama ‘A Caminho do Céu’ – Divulgação/Netflix

Em dez episódios estrelados por Lee Je Hoon, Tang Jun Sang Hong Seung Hee, ‘A Caminho do Céu’ gira de Geu Ru, um jovem portador da síndrome de Asperger que, após a morte de seu pai, conhece seu tio Sang Gu, um ex-criminoso que ele nunca tinha visto antes, que detém sua guarda. Juntos eles assumem a empresa que auxilia na superação de trauma, ajudando a limpar os pertences de entes falecidos e entregá-los para os parentes, enquanto tentam superar a perda que passaram.

Sinopse: “Existe vida nos pertences de quem já faleceu. Um jovem detalhista e seu tio descobrem e relatam essas histórias para aqueles que ficaram.”

Onde assistir: Netflix.


3. Navillera

Cena de ‘Navillera’ (2021) – Reprodução/tvN

Lançada em 2021, ‘Navillera’ ressignifica o sentindo em torno de família ao apresentar a relação de Shim Deok Chul (Park In Hwan), um carteiro aposentado de 70 anos que decide correr atrás do sonho de se tornar um bailarino, mesmo não recebendo o apoio de sua família. Na academia de dança, ele conhece Lee Chae Rok (Song Kang), um dançarino que perdeu a mãe bailarina na infância. Quase desistindo de sua carreira, o protagonista muda os pensamentos do jovem.

Sinopse: “O balé une dois homens de idades e realidades diferentes, mas igualmente difíceis. Por esse sonho, vale tudo.”

Onde assistir: Netflix.


4. Hometown Cha Cha Cha

Cena de ‘Hometown Cha Cha Cha’ (2021) – Divulgação/tvN

‘Hometown Cha Cha Cha’ redefiniu a noção de família ao apresentar uma comunidade inteira na vila de Gongjin como uma rede de apoio. A trama, que se desenrola com a chegada da dentista Yoon Hye Jin (Shin Mina) e sua relação com o faz-tudo Hong Du Sik (Kim Seon Ho), demonstra que os laços familiares não se limitam ao sangue, mas se baseiam em cuidado e apoio mútuo.

Sinopse: “Uma dentista da cidade grande abre um consultório em um vilarejo litorâneo e conhece um faz-tudo que é o extremo oposto dela. Agora tudo pode acontecer.”

Onde assistir: Netflix.


5. Itaewon Class

Imagem promocional do k-drama ‘Itaewon Class’ – Divulgação/JTBC/Netflix

‘Itaewon Class’ segue a jornada de Park Saero Yi (Park Seo Joon) e seu grupo de amigos na luta contra o Jangga Group, mostrando que família é formada por laços de lealdade e apoio mútuo, não apenas por sangue. No bar-restaurante DanBam, o protagonista e seus aliados, que incluem personagens marginalizados pela sociedade, encontram um refúgio e o alívio do pertencimento.

Sinopse: “Em um animado bairro de Seul, um ex-presidiário e seus amigos precisam encarar uma concorrência poderosa para concretizar o sonho de ter um bar de rua.”

Onde assistir: Netflix.