G-Dragon é inocentado em recente acusação de plágio
KOMCA nega invasão em escritório e comenta processo de direitos autorais envolvendo G-Dragon, integrante do BIGBANG

A Korea Music Copyright Association (KOMCA) negou nesta quinta-feira, 14 de agosto, os relatos de que seu escritório teria sido alvo de busca e apreensão por conta de um processo de direitos autorais envolvendo G-Dragon, membro do BIGBANG.
O que aconteceu?
O caso teve início após o representante identificado como ‘A’, do veículo de comunicação Dispatch, processar o rapper e Yang Hyun Suk, fundador da YG Entertainment, alegando que uma de suas músicas teria sido utilizada sem autorização. Segundo essa pessoa, a faixa intitulada ‘G-Dragon’ foi lançada originalmente em 2001, como parte de uma coletânea de hip-hop, com créditos para ele como letrista e compositor.
Em 2010, a canção foi relançada em uma nova versão sob o título ‘My Age is 13’ por G-Dragon, mantendo os mesmos créditos originais, porém, segundo a acusação de ‘A’, seu nome não estava incluso na lista. A KOMCA afirmou que, em ambos os lançamentos, ‘A’ foi devidamente registrado como autor, e que o integrante do BIGBANG não recebeu royalties da obra. Entretanto, com base nessas informações, a associação declarou que não há fundamento para o processo movido contra o líder do boygroup.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Yang Hyun Suk se envolve em uma investigação criminal, ao que o empresário foi condenado em julho a uma pena de seis meses de prisão com suspensão condicional pelo crime de coação contra Han Seo Hee, uma ex-trainee acusada de envolvimento com drogas, para encobrir investigações relacionadas ao ex-membro do iKON, B.I.
Apesar disso, a Polícia de Seul Mapo segue investigando o caso.
Mais sobre G-Dragon
G-Dragon, nome artístico de Kwon Ji Yong, nasceu em 18 de agosto de 1988, em Seul, e construiu uma das carreiras mais influentes do K-pop. Iniciou no entretenimento ainda criança e, após um período como trainee na SM Entertainment, ingressou na YG, onde se consolidou como líder, compositor e produtor do BIGBANG.
A estreia solo veio em 2009, com o álbum ‘Heartbreaker’, que quebrou recordes de vendas na Coreia do Sul. Assim, atualmente ele segue em turnê posterior ao lançamento do ‘Übermensch’, o terceiro álbum completo do artista após assinar com a Galaxy Corporation, em 2023.