5 doramas que retratam a ocupação japonesa na Coreia do Sul

Protagonizados por Lee Dong Wook, Han So Hee, Lee Byung Hun; conheça cinco produções sul-coreanas que exploraram em suas tramas a ocupação japonesa no país

Imagem promocional do k-drama 'A Criatura de Gyeongseong' - Divulgação/Netflix

Quando se fala em k-dramas históricos, muitos títulos apostam em tramas ambientadas em dinastias antigas ocorridas na Coreia do Sul. Contudo, o período da ocupação japonesa, entre os anos 1910 à 1945, uma parte significativa e delicada da história moderna do país, também tem ganhado espaço nas telinhas. Neste cenário, marcado por tensões políticas, perda da identidade nacional e luta por liberdade, as tramas abordam histórias de resistência, sacrifício e esperança, mesclando ficção com eventos reais.

Portanto, reunimos cinco produções que retratam os anos que o império japonês governou as terras coreanas.

1. Louvor à morte 

Imagem promocional de ‘Louvor à Morte’ (2018) – Divulgação/SBS/Netflix

Contando com apenas três episódios, ‘Louvor à Morte’ é baseada na história da vida real de Kim Woo Jin, um dramaturgo casado, e Yun Sim Deok, a primeira cantora soprano profissional da Coreia, que se conhecem e logo se apaixonam. Assim, a trama do k-drama estrelado por Lee Jong Suk (Pinóquio) e Shin Hye Sun (De Volta às Raízes) segue o romance do casal durante o domínio japonês da década de 1920, até seu fim digno de um ‘Romeu e Julieta’ sul-coreano.

Sinopse: “No período colonial japonês, o escritor Kim U-jin se apaixona pela soprano feminista coreana Yun Sim-deok. Detalhe: ele é casado.”

Onde assistir: Netflix.


2. Conto de Nove Caudas

Imagem promocional do k-drama ‘Tale of Nine-Tailed’ – Divulgação/tvN/Prime Video

Protagonizada por Lee Dong Wook e Jo Bo Ah, ‘Conto de Nove Caudas’ se passa durante o ano de 1938, enquanto a Coreia do Sul era governada pelo império japonês, exibindo Lee Yeon, uma raposa de nove caudas (gumiho) que vive há séculos, é forçada a viver entre os humanos, cumprindo sua penitência ao erradicar seres sobrenaturais que ameaçam o mundo mortal. Seu objetivo maior, porém, é encontrar a reencarnação de seu primeiro amor perdido, uma missão que o leva a cruzar o caminho de Nam Ji-A, uma produtora de televisão que investiga mitos urbanos e começa a suspeitar que Yeon tenha algo a ver com o desaparecimento de seus pais após um acidente de carro.

Sinopse: “E se sua linda noiva não for outra senão a irmã raposa sobre a qual você leu nos contos de fadas? E se o culpado que trouxe as três calamidades for o seu vizinho? Imagine que personagens de contos folclóricos estejam morando na Coreia em 2020. Em um mundo de ciência de ponta e tecnologia digital, continuamos encantados com os mistérios não resolvidos que perseguimos.”

Onde assistir: Prime Video


3. Mr. Sunshine

Imagem promocional de ‘Mr. Sunshine’ – Divulgação/Netflix/tvN

Abordando os conflitos entre o governo do Imperador Gojong, o Tratado de Eulsa e as tensões que precederam a ocupação japonesa na Coreia em 1910, ‘Mr. Sunshine’ é ambientada durante a Batalha de Ganghwa, ocorrida em junho de 1871, conflito entre a dinastia Joseon e os Estados Unidos, na qual Eugene Choi (Lee Byung Hun), um jovem que foge para o EUA após ser escravizado, retorna para sua terra natal e conhece Go Ae Shin (Kim Tae Ri), filha de um aristocrata que luta pela independência de seu país.

Sinopse: “Em 1871, um jovem coreano é levado para os EUA a bordo de um navio de guerra. Anos depois, ele retorna à Coreia como soldado americano e se apaixona por uma nobre.”

Onde assistir: Netflix.


4. Máquina de Escrever Chicago

Imagem promocional de ‘Máquina de Escrever Chicago’ (2017) – Divulgação/tvN

Dirigida por Kim Cheol Kyu, ‘Máquina de escrever Chicago’ foi lançada em 2017, e retrata a história de três jovens pertencentes a um grupo de resistência política, que viveram durante a ocupação japonesa na Coreia na década de 1930. Assim, eles reencarnaram no presente como o escritor de best-sellers em crise Han Se Joo (Yoo Ah In), sua fã número 1 e veterinária Jeon Seol (Im Soo Jung), e o escritor fantasma Yoo Jin Oh (Go Kyung Pyo). Juntos correm contra o tempo para encontrar a verdade sobre o passado que os assombra.

Sinopse: “Uma veterinária e dois escritores têm uma ligação misteriosa com os combatentes pela independência da Coreia do período colonial japonês.”

Onde assistir: Rakuten Viki.


5. A Criatura de Gyeongseong

Imagem promocional do k-drama ‘A Criatura de Gyeongseong’ – Divulgação/Netflix

A trama ambientada na cidade de Gyeongseong, na Coreia do Sul, na primavera de 1945 durante a ocupação japonesa no país, acompanha Jang Tae Sang (Park Seo Joon), um proprietário de uma casa de penhores, e Yoon Chae Ok (Han So Hee), uma detetive especializada em encontrar pessoas desaparecidas. Os dois se juntam para enfrentar uma criatura que se alimenta da ganância humana, enquanto tentam sobreviver.

Sinopse: “Gyeongseong, 1945. Seul, 2024. Um homem e uma mulher lutam pela sobrevivência enquanto enfrentam um monstro nascido da ganância.”

Onde assistir: Netflix.