Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Viva a História / Jogos Olímpicos

Qual foi a primeira medalha do Brasil nos Jogos Olímpicos?

Com a edição de Paris 2024 prestes a começar, descubra qual foi a primeira medalha que o Brasil conquistou nos Jogos Olímpicos

por Daniela Bazi

Publicado em 22/07/2024, às 12h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rebeca Andrade e suas medalhas em Tóquio 2020 - Laurence Griffiths/Getty Images
Rebeca Andrade e suas medalhas em Tóquio 2020 - Laurence Griffiths/Getty Images

Na próxima sexta-feira, 26, irá acontecer a cerimônia de abertura da 33ª edição dos Jogos Olímpicos, sediada em Paris, capital da França, nação que recebe a disputa pela terceira vez na história. Apesar disso, as competições já começam na quarta-feira, 24, e se estendem até o dia 11 de agosto, com transmissão feita pela TV Globo, SporTV, Globoplay e CazéTV.

Neste ano, a delegação brasileira conta com 277 atletas, sendo a terceira maior de nossa história, ficando atrás apenas de Tóquio 2020, que contou com 302 atletas, e da Rio 2016, quando fomos o país sede e tivemos 462 representantes.

Além disso, em 2024, o Time Brasil tem, pela primeira vez, um número maior de atletas femininas do que masculinos, com as mulheres representando 55% da nossa delegação.

Com uma equipe de peso, muitos especialistas esperam que as Olimpíadas de Paris também apresentem um novo número importante para o nosso país: superar nosso recorde de maior conquista de medalhas. Até o momento, o melhor resultado brasileiro aconteceu na última edição, em Tóquio, quando saímos com 21 medalhas ao total, sendo 8 de bronze, 6 de prata e 7 de ouro.

Enquanto os jogos de 2024 ainda não começam, por enquanto, o Brasil já conquistou 150 medalhas ao longo da história, segundo dados do Olympics.com. Mas, você sabe qual foi a primeira medalha olímpica brasileira?

Jogos da Antuérpia

A primeira vez em que o Brasil subiu ao pódio dos Jogos Olímpicos aconteceu exatamente na estreia do nosso país na competição, em 1920, na edição da Antuérpia, na Bélgica, que teve duração de quase cinco meses, acontecendo de 20 de abril a 12 de setembro.

Na ocasião, a equipe brasileira foi convidada a participar do evento pelo rei belga Alberto I, e contou com uma delegação de apenas 21 atletas, divididos entre as modalidades de natação, polo aquático, remo, tiro esportivo e saltos ornamentais.

Porém, a chegada aos Jogos não foi fácil. Saindo do Brasil de navio no início mês de julho, nossa equipe chegou na Bélgica após uma série de escalas e diversos imprevistos, incluindo o furto de parte da bagagem, que contava com o material necessário para o esporte que nos renderia nossa primeira medalha: o tiro esportivo.

Em 2 de agosto, com revólveres e cartuchos emprestados pela equipe dos Estados Unidos, o carioca Afrânio da Costa, natural de Macaé, entrou para a história ao conquistar a medalha de prata na pistola livre (50m), a primeira medalha olímpica brasileira.

Ainda no mesmo dia, o Time Brasil também subiria ao pódio mais uma vez, conquistando o bronze na pistola militar (50m) por equipes, composta por Sebastião Wolf, Dario Barbosa, Afrânio da Costa, Guilherme Paraense e Fernando Soledade.

Já nosso primeiro ouro também veio no dia seguinte, em 3 de agosto de 1920, quando Guilherme Paraense, Tenente do Exército Brasileiro, venceu a prova de tiro rápido (25m).