Acredita-se que essa raça seja descendente do techichi, que viveu durante a Antiguidade, entre o povo asteca
O cão de menor raça do mundo é o chihuahua, originário da região de mesmo nome, no México. Acredita-se que essa raça seja descendente do techichi, que viveu durante a Antiguidade, entre o povo asteca. No século 19, o chihuahua começou a ser utilizado como cão de companhia.
Ele tem entre 15 e 23 centímetros de comprimento e pesa entre 2 e 3 quilos. O chihuahua pode ter pelos longos ou curtos, lisos ou crespos, de diversas cores, como preto, branco, marrom e dourado.
Os cães dessa raça costumam ser muito leais, afetuosos e ótimos companheiros. Brincalhão, o chihuahua tem muita energia para gastar e se dá bem com outros animais. Por ter um comportamento agitado, o adestramento pode ser necessário, principalmente enquanto o cão ainda é filhote.
Apesar do tamanho, o chihuahua é corajoso e protetor com o dono - pode até ser um cão de guarda! Atrevido, ele sabe se feroz, e muitas vezes é valente mesmo diante de pets bem maiores do que ele. Ao contrário de outras raças de pequeno porte, o chihuahua não costuma latir com frequência, apenas em situações de alerta. Ele também costuma ser resistente e ter boa saúde.
Também há outras raças de cães bem pequenos, como o maltês, o yorkshire terrier e o boston terrier.