Vingadores: Afinal, por que o Doutor Destino usa máscara?
Descubra o motivo pelo qual Victor Von Doom, mais conhecido como Doutor Destino, protege o rosto usando uma máscara

Personagem que irá antagonizar a fase 6 do Universo Cinematográfico Marvel, Victor Von Doom, mais conhecido como Doutor Destino, pode ser facilmente identificado entre o panteão de vilões do estúdio por usar um acessório que torna a sua imagem inesquecível, afinal, ele esconde o rosto com uma imponente máscara de ferro.
Apesar de não deixar que as expressões do vilão sejam vistas, o objeto revela muito da personalidade de Doutor Destino, já que foi a partir do uso da máscara que ele assumiu de vez o antagonismo das histórias da Marvel Comics, principalmente entre os títulos estrelados pela primeira família de heróis da empresa, o Quarteto Fantástico.
Mas, por que o Doutor Destino usa máscara?
Para entender o significado da máscara, é necessário revisitar a história de origem do personagem criado por Stan Lee e Jack Kirby na quinta edição da revista do Quarteto Fantástico, lançada em 1962.
Isso porque a dupla apresentou o vilão como um jovem brilhante que perdeu os pais de maneira inesperada. O grande problema é que, sozinho, Victor acabou encontrando artefatos místicos da mãe, Cynthia von Doom, que o levaram a descobrir que aquela que lhe deu à luz tinha vendido a alma a Mefisto em troca de poderes.
Disposto a encontrar a mãe novamente, ele, que tinha conquistado uma bolsa na America’s State University em Nova York — onde conheceu Reed Richards, o Sr. Fantástico —, decidiu construir uma máquina para ir até o “reino inferior” e, ao testá-la, acabou descobrindo da pior maneira que Richards estava certo, sendo esse o estopim para a rivalidade da dupla.
Acontece que o herói havia alertado sobre os cálculos incorretos para o uso do dispositivo, mas o ego de Victor não permitiu que ele revisse o plano, resultando em uma explosão durante o teste cujos destroços acabaram lhe causando uma cicatriz no rosto, a qual o fez adotar ao uso da máscara para que ninguém visse a sua falha.
Ainda assim, diferente do que muitos podem imaginar, a marca na face de Destino não desfigurou o seu rosto. Na verdade, originalmente, a cicatriz é exibida como uma pequena marca no queixo do vilão, a qual Kirby justificou em uma convenção de quadrinhos em 1985, conforme repercutido pelo portal O Vício.
“Por trás daquela máscara de aço, há um cara muito bonito, mas há uma coisa errada com Destino. Ele tem um arranhão no queixo e está frustrado com isso. Aquele arranhãozinho, que meio que arruína toda a sua personalidade e alimenta aquela frustração que dura a vida toda, é o que o torna o vilão que ele é.”
Outras versões
Vale mencionar que, ao longo dos anos, essa história acabou ganhando novas versões, como em “The Mighty Thor #182”, de 1970, em que Lee, John Buscema e John Romita retratam Destino desfigurado pelo acidente ao revelarem que o cirurgião Donald Blake (Thor em forma humana), horrorizado ao ver o real estado da pele do vilão, não pode salvar o rosto do personagem com plásticas.

Outro exemplo é a HQ “Guerras Secretas #3”, de Jonathan Hickman e Esad Ribić, em que o vilão foi tão ferido durante a explosão que perdeu a maior parte do nariz, tendo uma aparência realmente amedrontadora e cadavérica.
Ideia canonizada?
Ainda assim, a pequena cicatriz de Destino que evidencia sua preocupação em não deixar suas imperfeições serem vistas a fim de manter seu ego e vaidade, foi canonizada por John Byrne em “Fantastic Four #278”, de 1985, já que, na trama, o mesmo enredo da década de 1960 é repetido — a diferença é que a cicatriz é ligeiramente maior e localizada na bochecha do vilão.
A história ainda adiciona um novo detalhe que conecta a versão de Kirby com idealizada por Lee, Buscema e Romita, já que, ao forjar a armadura, Destino coloca a máscara no rosto ainda quente, ficando assim com a face completamente desfigurada.

Como será o Doutor Destino no MCU?
Vale lembrar que, no MCU, o antigo intérprete do Homem de Ferro, Robert Downey Jr., é quem dá vida ao personagem, o qual fará sua estreia em ‘Avengers: Doomsday’ (ainda sem título em português), que chega aos cinemas em dezembro de 2026.
[Cuidado! Spoilers de ‘Quarteto Fantástico: Primeiro Passos’ abaixo]
Ainda assim, em ‘Quarteto Fantástico: Primeiro Passos’ há o primeiro vislumbre de Destino na cena pós-créditos, em que o personagem surge usando a icônica máscara de ferro enquanto interage com Franklin Richards. No entanto, o rosto do personagem não é revelado, sendo necessário que os fãs esperem o novo filme dos Vingadores para saber quais das diferentes versões do estragado causado pela explosão será vista na face de Destino nas telonas.
‘Quarteto Fantástico: Primeiro Passos’ está em cartaz nos cinemas.