Descubra como as produções do Studio Ghibli serviram de inspiração para um dos filmes de animação que recebem o selo Pixar
Publicado em 09/10/2024, às 14h46 - Atualizado em 24/10/2024, às 10h49
Fundado por Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma no Japão em 1985, o Studio Ghibli já lançou mais de duas dezenas de tramas animadas ao longo dos quase quarenta anos de existência, tornando-se referência cinematográfica internacional devido ao estilo de técnica de desenho a mão em 2D e histórias repletas de simbolismos, como, por exemplo, "A Viagem de Chihiro", que além dos feitos mencionados, também se tornou a primeira animação em língua não-inglesa a vencer a cerimônia do Oscar na categoria de Melhor Animação.
Como resultado, é comum que outros estúdios de animação considerem os títulos do Studio Gibli como referências, como aconteceu com a Pixar Animation Studio, que levou em consideração um aspecto que se repete nas histórias da empresa japonesa para a criação de personagens femininas para uma de suas animações e um título em específico para o desenvolvimento do nome de uma cidade da trama.
Isso aconteceu com "Luca", filme de 2021 de Enrico Casarosaque acompanha o personagem título e seu melhor amigo, Alberto, em diversas aventuras em terra firme, principalmente quando conhecem Giulia, já que o trio aproveita os dias na Itália com passeios divertidos e muita comida. O único problema, é que a dupla guarda um segredo que pode colocá-los sob ameaça: abaixo da superfície, eles são verdadeiros monstros marinhos!
O longa-metragem é situado, boa parte, na cidade fictícia de Portorosso, inspirada na região de Cinque Terre, que fica em Ligúria, no Norte da Itália, e reúne as vilas Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare.
Portorosso é um mistura de todas as cinco, é como se tivéssemos criado nossa sexta vila. Com certeza, o mais marcante e famoso da região é o molho pesto. A gente tenta mostrar isso no filme, da relação da família com esse prato, além da vida portuária, dos pescadores e de toda a cultura que gira em torno dessa relação com o mar", contou Enrico Casarosa ao oGlobo.
Mais que isso, o lugar também ganha como força inspiradora a animação "Porco Rosso: O Último Herói Romântico", lançado em 1992. Nesse caso, a alusão a produção do Studio Ghibli surge por meio do nome da cidade onde Luca e Alberto vivem aventuras como humanos. Além disso, o protagonista é, assim como a dupla de "Luca", apenas meio humano.
"Piratas dos céus decidem aterrorizar o Mar Adriático e apenas um bravo piloto, metade homem e metade porco, tem a coragem necessária para enfrentá-los", diz a sinopse da animação, disponível no catálogo da Netflix.
Outro ponto que une as produções do Studio Ghibli a "Luca" é a forma que as personagens femininas são retratadas, visto que elas não são moças indefesas, na verdade, elas surgem por meio de personalidades fortes e muito bem resolvidas com quem são, como Giulia, que é uma menina curiosa e enérgica, assim como muitas protagonistas do estúdio japonês, como Chihiro de "A Viagem de Chihiro", Sophie de "Castelo Animado", e San de "Princesa Mononoke".
"Luca" está disponível no catálogo do Disney+ para assinantes.