Com 11 filmes já lançados, incluindo prequelas, sequelas e spin-offs, descubra quais são as ordens criadas para maratonar os títulos e qual delas é a melhor!
Publicado em 05/05/2024, às 11h00
Um clássico da cultura pop, a franquia de filmes de Star Wars, criada porGeorge Lucas, conta com 11 longas-metragens, para contar uma história situada há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, onde há uma guerra política que envolve todo o universo e é contada através das jornadas épicas de personagens como o vilão Darth Vader e os mocinhos Luke e Rey Skywalker.
As tramas são divididas em três trilogias e dois spin-offs. São eles:
Trilogia Original
Trilogia Prequela
Trilogia Sequela
Antologias
Spin-off
Ainda que exista há quase 50 anos, a saga cinematográfica carrega um mistério que assola até mesmo os fãs mais antigos: qual a melhor ordem para assistir todos os filmes? A dúvida ecoa, pois, os títulos não foram lançados seguindo uma linha cronológica, já que, de início, não havia a certeza de que novas produções seriam lançadas.
Com o sucesso do primeiro filme, as sequências e prequelas previstas por George Lucas ganharam forma e, com elas, o primeiro filme da trilogia clássica foi renomeado para “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, guiando a saga e a ordenando cronologicamente por números “episódicos”, como afirma o portal Olhar Digital.
Ainda assim, usar os títulos das obras como guia não é a única forma de acompanhar a narrativa, já que ao longo dos anos, diversas ordens foram estabelecidas levando em consideração critérios diversos, que vão desde a preservação de reviravoltas até a exclusão de tramas "Irrelevantes".
Conheça 5 delas abaixo:
Para os fãs que desejam ver os títulos na ordem que foram lançados, é necessário ter em mente que a trama contará com alguns flashbacks e saltos temporais, já que o primeiro a chegar aos cinemas foi o “Episódio IV” e o último o “Episódio IX”. Veja:
Esta é a ordem para aqueles que desejam acompanhar a franquia em sequência de ocorrência no tempo, ou seja, seguindo a ordem em que os eventos ocorreram.
O único problema dessa forma de assistir aos títulos de Star Wars, é que o plot twist que ocorre “Episódio V: O Império Contra-Ataca”, acaba sendo eliminado, já que, aqui, a trilogia prequela, que dá contexto a essa reviravolta, deve ser assistida antes.
Desenvolvida por um fã, a ordem Ernst Rister é considerada por muitos a melhor ordem assistir à franquia de ficção cientifica da LucasFilm, já que preserva os plot twists e dá contexto necessário para acompanhar a trama do início ao fim, mantendo o clímax para o final da terceira trilogia.
Também pensada por um fã, a ordem Machete foi desenvolvida por Rod Hilton, dono do blog Machete Juggling. Nessa sequência, é mantida a mesma ordem de Ernst Rister, com exceção do “Episódio I”, que aqui, foi descartado, pois, segundo dito por Hilton em seu site, o longa “é narrativamente irrelevante”.
Sem título definido, esta ordem surgiu após os lançamentos da terceira trilogia e a chegada do spin-off centrado em Han Solo e na trama antológica. Ela surge como uma mistura da “Ernst Rister” e cronológica, já que é necessário começar a maratonar os títulos com “Rogue One”, visto que o fim desse filme faz conexão direta com o início de “Episódio IV: Uma Nova Esperança”.
Além disso, “Episódio I” e “Han Solo”, não são paradas obrigatórias para os fãs, fica a cargo de cada um escolher se vai ou não os assistir.