Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

RIIZE: Entenda a controvérsia envolvendo a saída de Seunghan

Entenda a controvérsia e a revolta por trás da saída de Seunghan do RIIZE, assunto que tomou conta das rede sociais durante o último final de semana

Giovanna Csiszar Publicado em 14/10/2024, às 15h59

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Seunghan em concept photo para o single 'Memories' - Divulgação/SM Entertainment
Seunghan em concept photo para o single 'Memories' - Divulgação/SM Entertainment

Durante o último final de semana, entre os dias 11 e 13 de outubro, os fãs do RIIZE foram surpeendidos por uma enxurrada de notícias envolvendo o integrante Seunghan.

Inicialmente, tanto o idol quanto a SM Entertainment haviam comunicado através das redes sociais que ele finalmente retornaria de seu longo hiato de quase um ano, que começou em novembro de 2023 e que se deu após algumas fotos do pré-debut vazarem na mídia, mostrando Seunghan tragando um cigarro e junto de uma suposta ex-namorada.

A novidade causou grande comoção nas redes sociais, especialmente porque, desde o afastamento de Seunghan, o fandom internacional estava insatisfeito com os motivos que levaram a gravadora a tomar essa decisão. Contudo, a empolgação entre grande parte dos BRIIZEs foi crescente, com Seunghan prometendo se empenhar pelo futuro do boygroup nesta nova fase. Confira a publicação oficial junto da tradução:

Porém, após ambos os pronunciamentos, alguns fãs e internautas sul-coreanos se revoltaram com a postura da SM de trazer Seunghan de volta ao RIIZE, alegando que o idol não merecia retornar ao boygroup mesmo após o tempo que passou afastado.

Pouco tempo depois, cenas chocantes foram publicadas nas redes sociais, mostrando diversas coroas de flores em frente ao prédio da gravadora, muitas delas com mensagens exigindo a saída imediata e definitiva de Seunghan do RIIZE.

Obviamente, o impacto gerado por essas ações foi sentido pelo próprio Seunghan que, dois dias depois do anúncio de término do hiato, publicou uma carta escrita a mão no Weverse comunicando sua saída do RIIZE. Nela, o idol diz que deixar o boygroup é a 'melhor decisão', pois 'não quer causar mais confusão ou dor aos fãs, aos membros ou a empresa.'

Além disso, Seunghan foi supostamente visto em frente ao prédio da SM Entertainment no mesmo dia, observando as coroas de flores e as mensagens pedindo sua saída. No vídeo, é possível perceber que ele demonstra gestos de preocupação, assim como um semblante corporal que revela sua decepção.

Por outro lado, após o anúncio oficial do desligamento de Seunghan, os fãs internacionais do RIIZE se mobilizaram com hashtags como #JUSTICE_FOR_SEUNGHAN e #SMSupportingBullying. Eles argumentam que não existem motivos plausíveis para sua saída, exceto por comportamentos que consideram normais, afirmando que Seunghan estava apenas vivendo novas experiências, assim como qualquer pré-adolescente.

Alguns chegaram a comparar a situação com os casos de HyunA, Taeil, do NCT, e Seungri, do BIGBANG, que realmente estiveram envolvidos em crimes sexuais graves, mas não geraram a mesma comoção que o caso de Seunghan.

Por que os 'knetz' (internautas coreanos envolvidos em controvérsias) não estão dedicando a mesma energia a HyunA e seu casamento, ou em Seungri, Taeil e outros que realmente são criminosos e agressores sexuais? Porque atingir Seunghan? Porque vocês enviaram um monte de coroas de flores de funeral a um homem que não fez nada de errado e que só estava se divertindo como um adolescente normal?

Os motivos que levaram Seunghan a deixar o RIIZE também afetaram os fandoms de outros grupos, mostrando que a situação atingiu níveis alarmantes de seriedade. Os BRIIZEs destacam que a postura da SM e de alguns fãs podem influenciar casos futuros, uma realidade a ser considerada, já que muitos idols também têm ou já tiveram diversas experiências fora de seus respectivos grupos.