Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Duas-Caras

Quem é Duas-Caras, vilão confirmado em 'Coringa: Delírio a Dois'?

Antes de conhecer a versão em carne e osso nos cinemas, descubra quem assumiu a persona de Duas-Caras, como ele surgiu e diversas outras curiosidades!

por Izabela Queiroz

Publicado em 04/09/2024, às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duas Caras em "Batman: Um Dia Ruim: Duas-Caras #1 (2022)" - Reprodução/DC Comics
Duas Caras em "Batman: Um Dia Ruim: Duas-Caras #1 (2022)" - Reprodução/DC Comics

Um dos vilões mais marcantes dos quadrinhos da DC estará em 'Coringa: Delírio a Dois': Duas-Caras, um dos principais antagonistas das histórias do Batman! O personagem será vivido por Harry Lawtey, ator que ficou conhecido por interpretar Robert Spearing em "Industry", série da BBC Two e HBO.

No entanto, a forma como essa icônica figura das HQs irá conhecer o Coringa, interpretado por Joaquin Phoenix, nos filmes comandos por Todd Phillips, ainda é um mistério que só será solucionado com a estreia da sequência, que está marcada para acontecer em 3 de outubro deste ano nos cinemas brasileiros.

Enquanto isso, a RECREIO separou abaixo tudo o que é necessário saber sobre o novo vilão; confira!

A identidade real de Duas-Caras

Apresentado em "Detective Comics #66", lançada em 1942, sob a criação de Bill Finger e Bob Kanecomo, Duas-Caras tem como identidade real Harvey Dent, um promotor que trabalhou com Comissário James Gordon e a versão encapuzada de Bruce Wayne nos primeiros anos do herói ao combate ao crime de Gotham City.

Uma curiosidade é que o personagem originalmente se chamava Harvey Apollo Kent — sim o mesmo sobrenome do Superman —, mas foi alterado para o conhecido atualmente em "Batman #50", de 1948. 

Como surgiu a persona do mal de Harvey Dent?

De frágil sanidade, Dent acabou ganhando uma face repleta de vilania quando o lado esquerdo de seu rosto foi completamente desfigurado por um ataque com ácido durante o julgamento do mafioso Sal Maroni. A partir de então, ele criou uma persona dividida e começou a se envolver em crimes, os quais ele tinha uma marca registrada, já que todos envolviam o número dois — não só os delitos, mas também a sua primeira trama foi dividida em DUAS partes, já que "Detective Comics #66" finalizou com um gancho para uma próxima narrativa, apresentada DUAS edições depois, em "Detective Comics #68".

Mais que isso, para tomar qualquer decisão, o agora antagonista, usava uma "moeda da sorte" com uma das faces riscadas, a qual dizia ser uma lembrança de seu pai. Ao jogar a moeda para cima, a sorte estava lançada, visto que um dos lados refletia ações positivas e outro, negativas, podendo poupar eliminar vidas ao usar um cara ou coroa personalizado.

Outras identidades?

Além de Dent, Duas-Caras foi o alter-ego adotado de outros três personagens: o mordomo de Dent, Wilkins (Batman #50, de 1948), um ator chamado Paul Sloane (Batman #68, de 1951) e um gerente de exposição chamado George Blake (Detective Comics #187).

Um novo rosto?

Em "Detective Comics #80", de 1943, Dent ganhou um novo rosto, resultado do trabalho do cirurgião plástico Dr. Albert Ekhart, permanecendo com uma aparência restaurada até "Batman #81", de 1953, quando teve o lado de seu rosto atingindo por uma explosão.

Conexão com Coringa

Após a aparição em "Batman #81", Duas-Caras permaneceu distante das histórias em quadrinhos do vigilante de Gothan até "Batman #234", de 1971, ou seja, DOIS anos antes de completar DUAS décadas longe do Cavaleiro das Trevas. Com o retorno, não demorou muito para ele enfrentar pela primeira vez um supervilão, já que isso aconteceu quatro anos depois em "Batman #258", onde ele encontrou Coringa.

Ainda que o primeiro momento tenha sido de tensão, os dois acabaram se juntando em "The Brave and the Bold #129-130", marcando a primeira vez que Duas-Caras trabalhou ao lado de outro vilão.