Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / The Last of Us

Qual é o destino de Joel no jogo 'The Last of Us Parte II'?

Descubra como as ações tomadas por Joel no passado acabaram transformando o seu destino no jogo 'The Last of Us Parte II'

por Izabela Queiroz

Publicado em 07/04/2025, às 18h50 - Atualizado às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Joel, personagem de 'The Last of Us' - Reprodução/Max/Naughty Dog
Joel, personagem de 'The Last of Us' - Reprodução/Max/Naughty Dog

A segunda temporada de 'The Last of Us' já tem os dias contados para estrear! Prevista para ir ao ar no próximo domingo, 13, na HBO e Max, a trama adaptará o segundo jogo da franquia da Naughty Dog para PlayStation, prometendo trazer momentos épicos do game ao explorar as consequências do que o destino acabou reservando para Joel Miller após os eventos apresentados na primeira temporada.

Isso porque, assim como no primeiro game, na temporada inicial Joel acaba sofrendo perdas que o transformam em um homem frio — até conhecer Ellie, pois após ter o seu caminho cruzado com o da garota, acaba ganhando um novo proposito e vê os sombrios que ele vivia sendo cobertos por esperança, o levando a tomar uma decisão que impactará para sempre o futuro da humanidade.

Para entender como isso abala o destino de Joel no jogo 'The Last of Us Parte II' e pode resultar na forma que ele será retratado na nova temporada da série, é necessário relembrar o que aconteceu no passado do personagem:

Uma viagem ao passado

Tanto no jogo, quanto na série, Joel é um pai solteiro que acaba presenciando a morte brutal de sua única filha, Sarah Miller, em meio aos caos causado pela eclosão de uma pandemia que veio a tona pela mutação de um fungo chamado cordyceps, o qual transforma o corpo e a natureza dos humanos infectados ao usá-los como hospedeiros.

Após duas décadas dessa tragédia, o mundo é controlado pela FEDRA, que mantém os vivos em quarentena a fim de evitar novos infectados. Nessa realidade, Joel trabalha como um contrabandista e acaba aceitando a missão de levar uma garota para fora da zona de quarentena, visando fazê-la chegar até a sede dos Vaga-lumes, um grupo de rebeldes, que funciona como uma milícia revolucionária, no hospital em Salt Lake City. Lá, Ellie seria usada para criar uma cura contra o cordyceps, afinal, ela é a única humana que havia sido infectada pelo fungo e sobreviveu.

Em uma viagem mais longa do que Joel previu para levá-la ao local, ele e ela acabam enfrentando infectados e situações desesperadoras que os fazem criar uma conexão, que quanto mais forte fica, mais se assemelha a dinâmica de pai e filha. Assim, quando chegam ao hospital em Salt Lake City e ele descobre que Ellie seria morta na tentativa de salvar toda a humanidade, Joel acaba matando todos os membros dos Vaga-lumes que encontra pelo caminho e leva Ellie para bem longe do local a fim de poupar a vida da garota que havia se tornado tão importante para ele.

Quando eles deixaram o prédio, Ellie estava desacordada, pois já havia sido anestesiada para o procedimento. Ao recobrar a consciência, Ellie escuta de Joel que eles foram dispensados pelos Vaga-lumes, pois ela não tinha como ajudar com a cura. Ainda que ela desconfie da veracidade do que ele diz, a dupla acaba encerrando o assunto.

O que acontece com Joel em 'The Last of Us Parte II'?

Já em 'The Last of Us Parte II' cinco anos se passam desde esse evento. Joel e Ellie vivem com o irmão de Joel, Tommy, a sua esposa Maria, o filho do casal e outros sobreviventes em Jackson, Wyoming, nos Estados Unidos, onde têm dias tranquilos em comparação a todo o que já enfrentaram no passado.

Ainda assim, lá, a relação de Joel e Ellie acaba abalada, pois Ellie descobre a verdade sobre a escolha de Joel e se sente traída, além de achar que seu proposito foi tirado dela. Por mais que eles façam as pazes eventualmente, eles acabam vendo a relação chegar ao fim quando Joel acaba encontrando Abby durante uma missão de patrulha.

Joel e Tommy acabam salvando a garota de um horda de infectados, e como resultado, ela acaba os abrigando em uma mansão, afinal, eles estavam em meio a uma nevasca. Lá, a dupla se apresenta para Abby e seus amigos, e durante a descrição, Abby demonstra já os conhecer, já que Joel foi o responsável por matar seu pai, Jerry Anderson, um dos cirurgiões dos Vaga-lumes que iria fazer o procedimento com Ellie anos atrás e, como resultado, ela parte para o ataque da dupla. Enquanto Tommy é apagado pelos aliados da jovem, ela começa uma longa sessão de tortura com Joel que só termina quando Ellie chega ao local, visto que a garota acaba presenciando Joel ser morto com um taco de golfe.

No jogo, a morte de Joel acontece logo no início, sendo o pontapé para uma missão de vingança que guia toda a jornada do game, afinal, Ellie está disposta a fazer o que achar necessário para fazer com que Abby pague o que fez na mesma moeda.