Durante a última quinta-feira, 01, todas as músicas de Taylor Swift, Harry Styles e outros artistas foram retiradas do TikTok; entenda!
Fevereiro mal começou e alguns artistas como Taylor Swift, Harry Styles e Ariana Grande tiveram suas músicas removidas do catálogo do TikTok. A rede social tomou essa atitude após não entrar em acordo com a Universal Music Group, para renovar o contrato de licenciamento.
Essa remoção aconteceu ontem, 1 de fevereiro. Visto que, o acordo entre as empresas acabou em 31 de janeiro de 2024. Vale destacar que, recentemente, a Universal Music acusou o TikTok de intimidar a empresa, a fim de firmar um contrato com valor inferior ao anterior.
As táticas são óbvias: usar o poder da sua plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar intimidar-nos para aceitarmos um mau acordo que subvaloriza a música e engana artistas e compositores, bem como os seus fãs. Nunca faremos isso”, revelou a Universal Music Group em carta aberta.
No entanto, em comunicado oficial, o TikTok negou a acusação da Universal Music Group “A narrativa e retórica da Universal é falsa”. Ainda completou: “É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”.
Por não entrarem em acordo, todos os artistas que possuem contratos com a Universal Music Group foram retirados do catálogo do TikTok. Além disso, todos os vídeos da plataforma que contenham músicas licenciadas pela empresa serão silenciados.
Além de Taylor Swift, Harry Styles e Ariana Grande, os usuários do TikTok perceberam a ausência de músicas de outros artistas. Veja alguns deles a seguir: