Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Round 6 e Parasita

Por que 'Round 6' e 'Parasita' fizeram sucesso? Diretor revela

Descubra qual é o detalhe que o diretor de 'Parasita', Hwang Dong-hyuk, listou como o responsável por conectar o público com o filme e 'Round 6'

por Izabela Queiroz

Publicado em 05/03/2025, às 19h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens de 'Parasita' e 'Round 6' - Reprodução/Barunson E&A Corp/Netflix
Personagens de 'Parasita' e 'Round 6' - Reprodução/Barunson E&A Corp/Netflix

Ultrapassando fronteiras, os conteúdos vindos da Coreia do Sul tem se popularizado cada vez mais ao redor do mundo! Esse verdadeiro fenômeno cultural tem até nome: Hallyu, que corresponde a onda coreana que começou a partir da década de 1990 com a exportação das novelas de TV conhecida como k-dramas, da música, chamada de k-pop e dos mais diversos filmes.

Grandes exemplos de tramas que se tornaram grandes sucessos no globo inteiro estão a série da Netflix "Round 6", cujos episódios exploram um jogo sanguinário em que competidores endividados arriscam suas vidas em troca de um prêmio milionário, e o longa-metragem "Parasita", um thriller com elementos de comédia que acompanha uma família pobre que encontra a chance de ascender socialmente se infiltrando na casa de um grupo familiar muito rico.

No caso do seriado, este se tornou o título sul-coreano de maior audiência da plataforma de streaming, além de ter feito história no Emmy 2022, quando o ator Lee Jung Jae, intérprete do protagonista Seong Gi Hun venceu o prêmio de Melhor Ator, e Hwang Dong-hyuk se tornou o dono da estatueta de Melhor Direção, ambos na categoria de série dramática, marcando as primeiras vitórias para uma série falada de forma predominante em uma língua não-inglesa no prêmio.

Já o filme, que arrecadou mais de US$ 260 milhões em todo o mundo, também entrou para a lista de feitos históricos de produções sul-coreanas ao ser o primeiro filme estrangeiro a levar o prêmio máximo do Oscar — o de Melhor Filme. A trama também venceu as categorias de Melhor Diretor, Melhor Filme Internacional e Melhor Roteiro Original, além de ter conquistado títulos no Festival de Cannes, Globo de Ouro, BAFTA e tantas outras premiações.

Mas, de onde vem toda essa aclamação? O diretor de 'Parasita', Bong Joon-ho, acabou analisando e chegando a uma conclusão durante uma entrevista para promover o seu novo filme, "Mickey 17".

O segredo do sucesso

Conversando com o The New York Times (via ScreenRant), o cineasta comentou que não tinha como foco o público americano enquanto fazia o filme de 2019, e que em uma conversa com o criador de "Round 6", Hwang Dong-hyuk, acabou percebendo como as duas narrativas se conectavam com pessoas de fora do país do leste asiático.

Isso porque, os enredos exploram a vida sob a "hierarquia da sociedade" e o "capitalismo", que é a realidade na maioria dos países. Dessa forma, a narrativa é compreendida ao nível global por retratar algo que todo mundo já compreende.

"[Enquanto fazia Parasita], nunca pensei "Isso vai se traduzir bem globalmente". Mas conversei com Hwang Dong-hyuk, o diretor que fez Round 6, e ele me disse que nunca teve essa intenção também. Ele simplesmente fez, e está na Netflix, então se espalhou pelo mundo todo. Mas não foi surpreendente, porque Parasita e Round 6 eram sobre a hierarquia da sociedade. Simplificando, eles são sobre capitalismo. E, exceto por um ou dois países, todos vivem sob o capitalismo — é uma linguagem universal".

Hoje, "Round 6" tem duas temporadas disponíveis na Netflix, com a terceira a caminho, a qual tem estreia marcada para o dia 27 de junho. Já "Parasita", pode ser encontrado no catálogo da Max.

Além disso, "Mickey 17" poderá ser vistos nos cinemas brasileiros a partir de amanhã, 6. O filme tem a seguinte sinopse: "Um colaborador é enviado em uma expedição humana para colonizar o mundo gelado de Niflheim. Após uma iteração morrer, um novo corpo é regenerado com a maioria de suas memórias intactas"; veja o trailer: