Existe mais de um motivo para explicar o por quê Harry Potter ganhou outra cor de olhos nos longas-metragens; descubra quais são!
Surgindo com uma saga literária, os sete títulos de Harry Potter chegaram as livrarias a partir de 1997, quando “Harry Potter e a Pedra Filosofal” passou a preencher os espaços nas prateleiras. Se tornando um best-seller, a história do bruxinho que usa óculos e tem uma cicatriz de raio na testa, expandiu seu alcance ao se tornar também uma franquia de filmes lançada entre 2001 e 2011.
Com oito longas-metragens no total, a trama que foi produzida pela Warner Bros. Pictures conta com algumas mudanças em relação à obra original que surgiu nas páginas escritas por J. K. Rowling, sendo uma das alterações mais marcantes, a cor do olhar do Menino Que Sobreviveu, visto que originalmente ele foi descrito como um garoto de olhos verdes, ainda que nos filmes tenha ganhado outro tom: o azul.
A verdade, é que houve uma tentativa dos envolvidos na adaptação cinematográfica em manter a característica física do personagem descrita nos livros, mas ela acabou sendo descartada por dois grandes motivos: saúde e liberdade criativa — como assim?
Com o intuito de que o visual fosse mais fiel possível à obra escrita, Daniel Radcliffe, o intérprete de Harry nos cinemas, usaria lentes de contato verdes. No entanto, o plano acabou não dando certo já que o ator, que possui olhos naturalmente azuis, tinha alergia a lente que deveria usar durante as gravações.
A informação foi divulgada pelo produtor David Heyman em entrevista com a Empire (via Observatório do Cinema), onde ele relembrou que as gravações de “Harry Potter e a Pedra Filosofal” foram realizadas de trás para frente, assim, foi na última cena, quando Harry se despede de Hagrid na estação ferroviária, que eles perceberam o incidente.
Dan estava usando lentes de contato para que os seus olhos ficassem verdes, mas ele teve uma reação alérgica a elas”, disse. “Os seus olhos ficaram muito vermelhos e inchados. Nós tivemos que retirar as lentes de contato. Até pensamos que deixar os seus olhos verdes digitalmente, mas consideramos que não seria necessário.”
No entanto, não ter olhos verdes não se tornou um problema. Isso porque, havia uma certa liberdade criativa para esse assunto, já que, como explica o portal Mental Floss, J. K. Rowling não especificou de que cor o olhar de Harry deveriam ser, apenas pediu aos produtores que os olhos do personagem fossem da mesma tonalidade dos da sua mãe, Lílian Potter.