Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / As Crônicas de Nárnia

O filme de 'As Crônicas de Nárnia' que nunca foi lançado

Além dos filmes de 'As Crônicas de Nárnia' da Disney, outro título foi planejado para chegar aos cinemas por um selo diferente, mas nunca foi lançado

por Izabela Queiroz

Publicado em 22/01/2025, às 17h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lúcia Penvensie, personagem da franquia "As Crônicas de Nárnia" - Reprodução/Disney
Lúcia Penvensie, personagem da franquia "As Crônicas de Nárnia" - Reprodução/Disney

Escrito por C.S. Lewis, "As Crônicas de Nárnia" surgiu nas prateleiras em meados dos anos 1950 apresentando a história de Lúcia, Edmundo, Susana e Pedro, crianças que acabam descobrindo um portal mágico em um guarda-roupa e são transportadas para um lugar habitado por animais falantes e criaturas mitologicas, o qual é conhecido como Nárnia.

Nesse local, o quarteto será guiado pelo Leão Aslam e viverão intensas aventuras enquanto tentam ajudar a proteger Nárnia da maldade da Feiticeira Branca, quem tomou as rédeas de Nárnia a força, ao mesmo tempo em que desejam encontrar um caminho de volta para casa.

Para desenvolver as reviravoltas dessa premissa, foram necessários sete livros — sendo três deles adaptados para os cinemas cerca de cinco décadas depois pela Disney: "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa" (2005), "Príncipe Caspian" (2008) e "A Viagem do Peregrino da Alvorada" (2010), onde os quatro personagens principais foram vividos pelos atores Georgie Henley, Skandar Keynes, Anna Popplewell e William Moseley. A franquia poderia ter sido maior caso as sequência da trama de 2005 não tivessem tido resultados tão baixos em bilheteria, afinal, com arrecadação abaixo do esperado, a Disney acabou abandonando o projeto. 

No entanto, os direitos de adaptação dos enredos não ficaram sob o domínio da Casa do Mickey por muito tempo. Em 2013 a C.S. Lewis Company fechou um acordo com a produtora The Mark Gordon Company para desenvolver uma nova adaptação, resultando no planejamento de um filme que nunca entrou em cartaz nos cinemas.

Qual é o filme de 'As Crônicas de Nárnia' que não foi lançado?

O título que poderia sair das páginas e ir para as telonas é "As Crônicas de Nárnia - A Cadeira de Prata", a quarta edição da saga. Na história, situada no fururo, os irmãos Pevensie não aparecem já que Eustáquio Mísero, o primo dos irmãos Pevensie, e sua amiga  Jill Pope, se tornam os protagonista ao serem convocados por Aslan para solucionar um mistério: o desaparecimento do Príncipe Rilian, o único filho e herdeiro do Rei Caspian X — que agora está bem velho.

Em 2015 foi revelado que o roteiro para o filme já havia sido escrito por David Magee (As Aventuras de Pi, Em Busca da Terra do Nunca). A revelação foi feita pelo próprio roteirista e cineasta no X (antigo Twitter), onde ele contou que havia trabalhado dno projeto por mais de um ano, conforme repercutido pelo portal ScreenRant.

Já em 2016, foi revelado que a TriStar Pictures, divisão da Sony Pictures, iria ser responsável pela produção e distribuição do título nas telonas. Na época, Mark Gordon, o qual foi definido como o produtor do longa-metragem, afirmou que a adaptação daria início a uma franquia nova.

"Tudo vai ser uma franquia totalmente nova. Tudo original. Todos os personagens originais, diretores diferentes e uma equipe totalmente nova da qual isso está vindo", disse ao Collider.

Em 2017, o diretor de filmes como "Jumanji"," Jurassic Park III", "O Lobisomem" e "Capitão América: O Primeiro Vingador", Joe Johnston, foi confirmado como o responsável por comandar "A Cadeira de Prata", mesmo ano em que rumores de que Millie Bobby Brown, de Stranger Things, pudesse estar no elenco também ganharam força.

Pouco depois, a Sony liberou um relatório sobre o próximo filme, onde havia a previsão de início das gravações: novembro de 2017, onde o filme rodaria por cinco meses na Nova Zelândia. No mesmo documento, surgiu também a sinopse do filme, conforme revelado pelo portal Cinema com Rapadura:

“Sessenta anos após os acontecimentos de ‘A Viagem do Peregrino da Alvorada’, o rei Caspian é agora um homem velho e com a saúde debilitada. Mais de dez anos antes, sua esposa foi morta por uma serpente e seu único filho, Rilian, desapareceu sem deixar vestígios, deixando seu reino sem um herdeiro. Muitos dos maiores heróis de Nárnia partiram em busca do príncipe, mas nunca retornaram. Aslan, então, pede ajuda dos alunos Jill e Eustace para encontrar o príncipe perdido. Eles irão contar também com a ajuda do brejeiro Puddleglum para guiá-los em sua jornada. Enfrentando perigos inimagináveis ​​em cavernas profundas e escuras, o grupo irá se deparar com um mal mais mortal do que poderiam imaginar”.

Ainda que muitos planos tenham sido feitos, nenhuma novidade foi revelada sobre o longa-metragem desde então, o que pode indicar que o projeto acabou sendo engavetado.

Uma nova oportunidade 

A ideia ganha força pois, em 2018, a Netflix adquiriu os direitos de adaptação da obra, e em 2023 começou a divulgar os planejamentos para que a franquia fosse retormada.

Isso porque, Greta Gerwig, diretora de "Barbie", foi escalada para comandar o projeto e Louis Partridge, ator que deu vida ao personagem Lorde Tewksbury na franquia de “Enola Holmes”, foi confirmado no elenco. Já neste mês, foi revelado que o filme estreará em 26 de novembro nos cinemas, e depois no catálogo da plataforma, em 25 de dezembro.