Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

Nada de Disney: O primeiro estúdio de animação de Walt Disney

Descubra qual foi o primeiro estúdio de animação de Walt Disney e quais animações foram produzidas por ele antes da criação da The Walt Disney Company

por Izabela Queiroz

Publicado em 23/05/2024, às 16h09 - Atualizado em 28/08/2024, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Walt Disney e o logo do Walt Disney Studios - Divulgação/Disney
Walt Disney e o logo do Walt Disney Studios - Divulgação/Disney

Quando o nome Walt Disney é mencionado, é impossível não lembrar da empresa co-fundada por ele ao lado de seu irmão, Roy: a Disney, que existe há mais de 100 anos, visto que foi criada em 1923.

Ainda assim, o que alguns podem não saber é que, antes do estúdio que deu vida a histórias que se tornaram grandes clássicos, como ‘Branca de Neve e os Sete anões’, Walt teve outro empreendimento, onde suas primeiras adaptações de contos de fadas surgiram.

O primeiro estúdio de animação de Walt Disney

A história de Walt como empresário começou em 1921, quando ele ainda era artista comercial de uma empresa de publicidade chamada City Film Ad Company.

Na época, ele aprendeu sozinho a arte da animação em celuloide, ou seja, o primeiro tipo de animação 2D, onde os desenhos eram feitos a mão, e treinou transformá-los em filmes com uma câmera emprestada do trabalho, como explica o blog The Walt Disney Family Museum.

Após adquirir experiência, ele decidiu que era hora de transformar a nova habilidade em um negócio e, para isso, contou com a ajuda de artistas com quem trabalhou na City Film Ad Company e criou a Laugh-O-gram Films, estúdio cujo foco foi adaptar contos de fadas e transformá-los em animações modernizadas.

Vale lembrar que os anos 1920 ficaram conhecidos como 'Era do Jazz', dessa forma, esse estilo musical, que refletiu também na moda da década, acabou sendo implementado nas animações, retratando os personagens no contexto cultural da época. 

As animações, produzidas em preto e branco e repletas de piadas satíricas, eram curtas, e tinham em média sete minutos de duração. Elas foram criadas para o proeminente proprietário de teatro de Kansas City, Frank Newman, para serem exibidas antes dos filmes em seus cinemas e, por esse motivo, os títulos ficaram conhecidos como "Newman Laugh-O-grams".

Ao todo, foram sete animações: "The Four Musicians of Bremen", "Chapeuzinho Vermelho", "Gato de Botas", "João e o Pé de Feijão", "Cachinhos Dourados e os Três Ursos, Jack the Giant Killer", e "Cinderela".

O fim da Laugh-O-gram

Por mais que o início tenha parecido promissor, a empresa chegou ao fim em 1923 após um grande calote. Acontece que o primeiro — e único — grande contrato do Laugh-O-gram foi firmado com a Pictorial Clubs, ondeWalte seus colaboradores tiveram que produzir seis curtas-metragens.

O combinado era que a Pictorial Clubs pagasse US$ 11 mil pelas animações, mas a empresa faliu e o estúdio de Walt só recebeu US$ 100 por essas produções, pagos adiantadamente.

Dessa forma, Disney realizou diversos trabalhos na tentativa de salvar a Laugh-O-gram da falência após a dívida não paga pela Pictorial Clubs, como um título sobre higiene dental para o Dr. Thomas B. McCrum (Tommy Tucker's Tooth), e um filme inventivo com uma garota de ação real em um mundo de desenho animado (Alice's Wonderland), mas, sem sucesso, resultando no fechamento da empresa.

Ainda que a primeira tentativa de negócio de Walt tenha fracassado, isso abriu portas para a criação de um novo e promissor estúdio: Disney Brothers Cartoon Studio, tendo como primeira empreitada a série 'Alice Comedies', primeira animação da empresa que se tornaria a The Walt Disney Company, uma das maiores no ramo dos títulos animados.