Morre Flávio Back, dublador de ‘Chapolin’ e ‘Brooklyn Nine-Nine’, aos 52 anos
Dublador de grandes séries como 'Chapolin' e 'Brooklyn Nine-Nine', Flávio Back nos deixou nesta segunda-feira, 25. Saiba mais!

Nesta segunda-feira, 25, faleceu o dublador Flávio Back, voz por trás de seriados como “Chapolin”, “Game of Thrones”, “Brooklyn Nine-Nine” e “Apenas um Show”. O profissional tinha apenas 52 anos.
A informação foi divulgada pela Associação Brasileira de Dubladores a Quem, onde, segundo o comunicado, o ator teria morrido em decorrência a complicações da diabete.
De acordo com informações repercutidas pelo UOL, Luke Back, filha do dublador, revelou por meio da ferramenta stories do Instagram que Flávio batalhava contra um quadro de celulite bacteriana, e se encontrava internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital Casa de Portugal.
Em fevereiro deste ano, Back também já havia revelado ao Desfoque Podcast que havia perdido a visão do olho esquerdo devido à diabete. Na entrevista, o profissional declarou que “Minha falta de cuidado com saúde me trouxe problemas sérios”.
Por meio da nota oficial divulgada no Instagram, a Associação Brasileira de Dubladores prestou condolências à família, e escreveu: “Seu legado, sua carreira e sua história na dublagem permanecerão para sempre vivos! Sua voz está eternizada dentro de cada um de nós e de cada personagem que hoje, falará por ele”.
Ver essa foto no Instagram
Durante sua carreira, Flávio Back foi responsável por emprestar sua voz para grandes produções. No clássico “Chapolin”, por exemplo, deu voz aos personagens do ator Carlos Villagrán, como o bandido Quase Nada. Em “Brooklyn Nine-Nine”, dublou o detetive Charles Boyle, enquanto em “Game of Thrones” foi o Lorde Gendry Baratheon na primeira temporada, e ainda passou a dublar Emcee na série “Emily em Paris” no ano de 2020.
Mais do que isso, a voz de Back também pode ser ouvida em algumas grandes séries de animação, como Ben 10 (XLR8), Os Jovens Titãs (Soldado H.I.V.E), Hora de Aventura (Neptr), Pica-Pau (Leôncio), “Deu a Louca na Chapeuzinho 2” (Stone), “Phineas e Ferb” (Johnny), além do curta-metragem “Toy Story: Um Pequeno Grande Erro” (2011), onde vive o MC Monge, e mais.