Divulgação do novo trailer para o próximo episódio da segunda temporada de The Last of Us confirma aos fãs a introdução dos Esporos; veja!
A segunda temporada de 'The Last of Us' está novamente atraindo atenção dos internautas apaixonados pela trama inspirada no game de mesmo nome. Seguindo os eventos da primeira parte do enredo, os novos episódios tiveram sua estreia no dia 13 de abril e agora segue para o desfecho já no quinto capítulo que teve sua prévia lançada nesta segunda-feira, 05.
Com o novo trailer, os fãs tiveram o vislumbre do que vem a seguir na jornada de Ellie (Bella Ramsey), agora buscando vingança pela morte de Joel (Pedro Pascal), com uma novidade aguardada por muitos que é a introdução dos Esporos, que não estiveram presentes nos episódios iniciais lançados em 2023.
Os esporos são estruturas microscópicas produzidas em abundância e desempenham papel essencial na reprodução de fungos, além de também estarem presentes em certas plantas e bactérias. Por serem extremamente leves, esses organismos conseguem se manter suspensos no ar ou viajar através de outros seres vivos por longas distâncias e períodos, até encontrarem um ambiente adequado para se desenvolverem.
No caso dos fungos, os esporos podem ser classificados como móveis ou imóveis. Quando apresentam mobilidade, contam com uma estrutura semelhante a um "rabo" chamada flagelo, recebendo o nome de zoósporos.
No universo da série 'The Last of Us', os esporos ganham um papel central ao que eles surgem em áreas contaminadas há muito tempo pelo fungo cordyceps, especialmente quando corpos infectados se fundem ao ambiente e formam raízes no local. Flutuando no ar, esses resíduos contaminados são capazes de infectar qualquer humano que os inale, com exceção de Ellie, única personagem conhecida com imunidade natural à infecção.
Vale lembrar que anteriormente, quando a série foi lançada, os produtores optaram por substituir essa forma de contágio pelas gavinhas, estruturas inspiradas nas raízes de plantas que se conectam entre infectados. Segundo Craig Mazin, a decisão surgiu da necessidade de evitar o uso constante de máscaras no enredo, algo que, na lógica do universo criado, seria inevitável caso os esporos estivessem no ar, tornando a ambientação menos realista para o público após a experiência global da pandemia de Covid-19.
Neil Druckmann, cocriador da série, explicou que essa escolha levou à criação de uma rede interligada entre os infectados, tornando o inimigo ainda mais ameaçador ao agir como um organismo coletivo. As gavinhas não apenas transmitem o fungo, mas também possibilitam que o contágio se espalhe silenciosamente e de forma coordenada.
O quinto episódio da segunda temporada de 'The Last of Us' estreia no dia 11 de maio na HBO e na Max.